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Dürr apresenta novo processo de secagem de carroceria

15/09/2017 - 17:09

O EcoInCure, o novo processo de secagem de carroceria desenvolvido pela Dürr, aquece e resfria as carrocerias pelo interior. A tecnologia atende a todos os requisitos para as futuras tarefas de secagem conectadas à eletro mobilidade e aos novos materiais. O modo de operação transversal é o primeiro do tipo, e é o principal fator para um desenho de sistema compacto. O novo conceito de aquecimento também reduz o consumo de energia em 25%.

A condução do fluxo com o EcoInCure é chave para a melhor aparência possível do revestimento e um máximo de confiabilidade do processo. Bicos de longas distâncias de alcance miram o interior da carroceria através da abertura do para-brisa e a aquecem de dentro para fora, garantindo, assim, condições de aquecimento e resfriamento extremamente uniformes para toda a carroceria. As tensões dos componentes térmicos são reduzidas e os tempos de aquecimento da carroceria são reduzidos em até 30%.

Esse novo método de secagem oferece uma vantagem especial para o crescente número de veículos elétricos. Entre outras coisas, o reforço das caixas laterais inferiores, para proteger as baterias em caso de impacto lateral. O princípio EcoInCure, no qual as carrocerias são aquecidas por dentro, funciona especialmente bem para secar essas caixas laterais inferiores com sua maior espessura de material. O mesmo vale para futuras gerações de veículos com novos materiais e novas combinações de materiais em associação com novos métodos de junção. Aqui, especificamente, as tensões térmicas reduzidas nos componentes proporcionadas por esse novo método de secagem garantem maior confiabilidade do processo.

Na superfície externa, o EcoInCure proporciona mínimas velocidades de fluxo, o que melhora muito a aparência e a distribuição da camada de acabamento. O  EcoInCure permite secagem eficiente de diferentes tipos de carrocerias, já que a temperatura e os fluxos volumétricos podem ser adaptados individualmente. Processos de aquecimento e resfriamento customizados podem ser definidos para cada carroceria. Isso se torna possível pelo modo cíclico da operação do EcoInCure e da opção de atribuir uma unidade separada para cada módulo.

Um novo recurso do EcoInCure é o conceito de aquecimento baseado em um trocador de calor centralizado, ao invés de unidades de aquecimento separadas por zonas nas caixas de recirculação de ar. Esse tipo de circulação é altamente controlável e mais preciso, reduz as perdas de pressão e, consequentemente, diminui a demanda de energia elétrica em 25%.

O novo projeto do sistema, com as carrocerias passando transversalmente, permite um layout de extrema economia do espaço: diminui pela metade o comprimento do secador EcoInCure em comparação com os secadores convencionais. Além disso, a integração das unidades de ar recirculante no mesmo nível significa que há a necessidade de menos estruturas de suportação para essas unidades. Como resultado, a secagem da carroceria em linhas de pintura novas, assim como modificações em linhas existentes, usa o espaço de forma muito mais eficiente, sendo, portanto, mais flexível em relação às reservas de capacidade.

Cada carroceria obtém um certificado de qualidade suportado por software para todo o processo de secagem. As condições de secagem são rastreadas com precisão durante a secagem da tinta e durante o aquecimento do aço e do alumínio para fins de segurança em caso de colisão. Os dados são adquiridos e avaliados usando a solução de software iTAC.IoT.Suite (anteriormente EcoEMOS).  iTAC.IoT.Suite, a nova geração de sistemas de controles de produção da Dürr, permite rastreamento digital contínuo das condições de secagem para cada carroceria.

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