Wana Química

Dow exibe as principais tendências do mercado de tintas arquitetônicas e industriais na Abrafati 2017

28/09/2017 - 16:09

A Dow participa da Abrafati 2017, que acontece de 3 e 5 de outubro, Centro de Exposições São Paulo Expo, em São Paulo. Atendendo às principais tendências do mercado, a companhia apresentará suas mais recentes soluções para os segmentos arquitetônico (linhas econômica, standard e premium) e industrial (como demarcação viária, embalagens e metal) com foco em funcionalidade, produtividade, durabilidade e bem-estar. O objetivo é endereçar, por meio da ciência e da colaboração com os agentes da cadeia de valor, as principais necessidades dos consumidores e os mais importantes desafios da América Latina, acelerando a transição para um planeta e sociedade mais sustentáveis.

Por meio de pesquisas, a Dow acompanha a dinâmica do mercado para entender a conduta do público e se antecipa às suas preferências de consumo ao desenvolver novas soluções. “Com base nos comportamentos dos consumidores, identificamos que a cor é apenas um dos atributos para revestimentos e as nossas soluções vão além, promovendo os benefícios adicionais mais desejados por eles. Com nosso profundo conhecimento técnico, ajudamos a acelerar o processo de inovação na cadeia de valor, trazendo ganhos de produtividade, métodos construtivos mais eficientes e tecnologias mais duráveis, tornando as soluções sustentáveis e inovadoras mais acessíveis à população”, afirma Daniella Souza Miranda, diretora de Negócios de Coating Materials & Performance Monomers da Dow para a América Latina e presidente da região Andina da Dow para a América Latina.

Usando como tema “Toda inspiração é possível. Para toda aplicação, um portfólio completo”, a Dow reforça a versatilidade de sua linha de produtos, que vão desde tecnologias simples até as mais sofisticadas. “Disponibilizamos tecnologias para os mais diversos atributos, que podem ser usados separadamente ou combinados para agregar ainda mais valor aos produtos finais. Estamos preparados para melhorar a experiência do cliente com relação a produtos de menor impacto ao meio ambiente, melhor desempenho e mais funcionalidades”, reforça Daniella.

Para mostrar os benefícios e as facilidades da linha de soluções para tintas decorativas, Thalita Carvalho, criadora do Casa de Colorir e especialista em trabalhos manuais e de decoração, fará, no estante da Dow, demonstrações abertas ao público, no estilo "Faça você Mesmo", das principais aplicações e soluções para tintas.

Produtividade

O movimento “Faça Você Mesmo” tem revolucionado o mercado de consumo de tintas arquitetônicas no Brasil e no mundo e ganhado cada vez mais novos adeptos. Com isso, praticidade e versatilidade são as palavras da vez para esse público. Para atender essa demanda, a Dow destaca suas tecnologias para “tintas de única demão” - para quem quer renovar a pintura da casa com rapidez, economizando em mão de obra, tempo e manutenção. A emulsão 100% elastomérica PRIMALTM AC-261LF e os modificadores de reologia ACRYSOLTM RM-400 e RM-3030 garantem alto poder de cobertura e nivelamento em apenas uma única demão, reduzindo as manutenções.

Bem-estar

O consumidor está disposto a comprar tintas que contribuam para o conforto de sua família e não sejam prejudiciais ao meio ambiente. Dentre seus principais anseios está “paredes manchadas nunca mais”, com o desenvolvimento de tecnologias para tintas que repelem líquidos que mancham superfícies. As tecnologias que contribuem com essa função são Rhoplextm EZ-300, emulsão 100% acrílica com excelentes propriedades hidrofóbicas e hidrofílicas; e o coalescente de baixo odor e reduzido composto orgânico volátil (COV) UCAR™ Filmer LV, que permite a otimização de sua dosagem por meio de uma melhoria no desempenho de lavabilidade.

Além disso, o cliente deseja “mais proteção para a família e o meio ambiente”, com opções que garantem melhor qualidade do ar e saúde aos moradores, permitindo rápido retorno ao cômodo após a pintura. A Dow oferece tecnologias base água para formulações com baixo odor e livres de substâncias tóxicas, como APEO, formaldeído e compostos orgânicos voláteis (COV). Dentre os destaques está a emulsão acrílica Primaltm AC-3500, ideal para tintas para quartos de crianças, hospitais e espaços que requerem baixo odor, e o preservante Bioban 555, com um efeito superior contra bactérias agressivas, fungos e leveduras dentro das latas.

Com a Dow e seus parceiros, também é possível ter “sua casa fresca em até 5º C”. A companhia disponibiliza um portfólio completo de soluções para tintas e revestimentos elastoméricos impermeabilizantes para telhados e coberturas, destacando o novo polímero 100% acrílico Primaltm EC-1791QS, que garante maior eficiência energética e conforto térmico no interior dos edifícios.

Durabilidade

Para aplicações arquitetônicas e industriais, estão em alta os revestimentos que aumentam a durabilidade e que requerem menos manutenção. Aos consumidores finais, a Dow contribui para manter “a casa nova por mais tempo”. Tintas elastoméricas garantem resistência à formação de microfissuras e a pega de sujeira em paredes externas. A emulsão acrílica Rhoplextm 585 proporciona melhor balanço entre elasticidade e dureza; e a emulsão acrílica elastomérica Elastenetm 2472, com grande resistência à água e permeável ao vapor d’água, permite que a umidade no substrato de alvenaria escape sem causar bolhas. Já para localidades de alta concentração de umidade, a emulsão acrílica Primaltm AH-5000 forma uma película que impede a penetração de água, protegendo contra mofos e prolongando a vida útil das superfícies. Contribui com essa formulação o composto de silicone auto-dispersível Dow Corning 8590, que oferece boa compatibilidade associada à boa eficiência desespumante, mesmo à baixa temperatura, tem baixo COV e é livre de APEO.

Ainda para a área externa, as emulsões elastoméricas da Dow, como o Primaltm AS-8012, garantem “proteção superior contra umidade”. São ideais para a formulação de impermeabilizantes e argamassas de reparo e pisos de cimento autonivelantes, evitando infiltrações e gastos com manutenções. O agente antiespumante Dow Corning 108F Aditivo, fornece um equilíbrio otimizado de controle de espuma e compatibilidade em uma grande variedade de revestimentos e tintas de impressão.

Como os cuidados não se concentram apenas nas paredes, “impermeabilização de alto desempenho para telhados e tetos planos” também contribui para manter a casa bem cuidada por mais tempo. A Dow fornece emulsões acrílico-uretânicas para formulação de impermeabilizantes para telhados, como o Primaltm AU-1920, que proporcionam melhorias importantes nas propriedades mecânicas dos revestimentos para coberturas. Para tetos planos, a emulsão elastomérica Centuriontm é a solução ideal para formulação de membranas acrílicas impermeabilizantes que suportam o empoçamento de água para diversos substratos, como fibrocimento, metal, concreto ou cerâmica.

Já para o segmento industrial, a Companhia disponibilza soluções inteligentes e que geram menos impacto ambiental para todos os tipos de pintura. Suas tecnologias melhoram e facilitam a aplicação das tintas e também diminuem custos com manutenção. Para ruas e estradas, seu foco está em oferecer “mais segurança no trânsito e mais saúde para os trabalhadores” com demarcações mais resistentes e sustentáveis. A nova emulsão base água Fastracktm 5408 diminui o tempo de secagem da tinta nas vias, mesmo em condições adversas como baixa temperatura, alta umidade e baixa circulação de ar, combinado com o benefício de alta durabilidade. O surfactante Tritontm HW-1000 possui excelente desempenho de umectação e nivelamento, reduzindo a formação de defeitos e melhorando o brilho e a suavidade da película formada.

Para aplicações comerciais como estacionamentos, “alto desempenho” é essencial. A Dow tem tecnologias inovadoras para formulações base água que garantem proteção a intempéries, resistência a pneus quentes e à limpeza química. O Maincotetm AEH, tecnologia acrílica epóxi híbrida bi-componente, mantém as propriedades estéticas em ambientes, como brilho, quando expostos à radiação UV.

Outro destaque da Dow é para o segmento de metal. A emulsão acrílica base água Maincote 4950 garante excelente resistência à corrosão e o dispersante hidrofóbico Tamoltm 2002, livre de APEO, proporciona brilho, resistência à corrosão e compatibilidade com pigmentos reativos.

A Dow também oferece soluções para outros mercados industriais, como automóveis (a tecnologia Acousticryl confere propriedades de amortecimento de som e reduzem significativamente o peso do revestimento no carro); madeiras (a tecnologia uretânica bi-componente Paraloid Edge para tintas poliuretanas de performance superior para cura ambiente, com pot life estendido e secagem rápida, livres de isocianato e formaldeído); e embalagem de bebidas (Canvera 1110, dispersão poliolefínica base água desenhada para aplicações em spray capaz de substituir sistemas epóxi convencionais, minimizando o bisfenol A, com excelente adesão, proteção contra corrosão e flexibilidade sem impacto no sabor).

Demonstrações ao vivo com Thalita Carvalho

3 e 4 de outubro - das 15h30 às 16h15

- Sujou Limpou! - Fácil limpeza, durabilidade superior e excelente repelência a líquido

- Uma demão, porque não! - Alto poder de cobertura, menos manutenção, facilidade de aplicação e ganho de produtividade

- Resistência ao intemperismo - Resistência à umidade e proteção contra mofo, fácil aplicação.

- Sua Casa sempre nova - Fachadas sem fissuras, alto poder de cobertura, maior resistência e durabilidade

- Proteção para a família - Maior conforto e saúde, livre de odor para retorno rápido ao cômodo após pintura

- Alta resistência para cobertura - Sem fissuras, não amarelam e permanecem flexíveis

- Casa mais fresca - Maior conforto térmico, eficiência energética e repelência a sujeira

- Cuidados especiais para cobertura telhados - Alta durabilidade, resistência superior à água empoçada e intempéries

Agenda da Dow no Congresso

3 de Outubro

• 10h45 às 11h25 - Novos ligantes aquosos baseados em siloxano para conseguir isolamento térmico - Everton Luis Marion

• 13h às 13h40 - A importância da escolha de um sanitizante efetivo e um monitoramento microbiológico robusto em programas de higiene de fábricas - Fernando Mesquita

• 13h45 às 14h25 - Tintas decorativas que possibilitam economia de energia - Juliana Pissardini

• 14h30 às 15h10 - Resina hibrida acrílica - epóxi de cura com amina e agentes de cura ácidas para aplicações em superfícies de concreto e metálicas - Tammy Fukuoka

4 de Outubro

• 08h30 às 09h10 - Sessão plenária: Olhando para o horizonte. Tendências emergentes e implicações para as tecnologias de revestimento - Sarah Eckersley, diretora Global de Pesquisa & Desenvolvimento de Revestimentos e Monômeros

• 10 às 10h40 - Importante descoberta na tecnologia de tintas acrílicas base água para demarcação viária, permitindo secagem rápida, aumento de tempo da aplicação e maior durabilidade - Tammy Fukuoka

• 13h às 13h40 - Uma nova emulsão acrílica para impermeabilização de alto desempenho para telhados - Moisés Freitas

• 13h45 às 14h25 - Um novo preservante de alta performance e de acordo com regulações GHS (Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) para tintas premium e resinas - Fernando Mesquita

5 de outubro

• 13h às 13h40 - Emulsão 'HASE' resistente à água - Desenvolvimento de uma nova tecnologia - Ana Beatriz Araújo

• 13h45 às 14h25 - O efeito de coalescentes de alto ponto de ebulição no desempenho de tintas decorativas - Mayara Cristina Correa

• 14h30 às 15h10 - Novo modificadores de reologia HEUR: melhor desempenho, propriedades de aplicação superiores e melhor custo

  Mais notícias