Publicidade
Anuncie

Rhodia investe para reforçar posição em solventes oxigenados no Brasil

31/10/2017 - 15:10

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, anunciou durante a Abrafati 2017 a implantação de uma nova linha de produção de solventes sustentáveis Augeo, em sua unidade de produção dentro do Complexo Industrial de Paulínia (SP), para atender à demanda do setor de tintas e vernizes, cleaners e aromatizadores.

A empresa está investindo em torno de R$ 30 milhões nessa nova linha de produção. A família Augeo é uma linha de solventes sustentáveis produzida a partir da glicerina (fonte renovável) e tem sido destinada, com sucesso, a diferentes segmentos de mercados, incluindo Tintas e Vernizes, destacando-se por ser não tóxica à saúde humana e ao meio ambiente. É uma alternativa mais segura e com desempenho compatível aos solventes convencionais, permitindo a substituição de éteres de glicóis, dentre outros de fonte petroquímica, os quais são utilizados como retardadores.

Novos Solsys

A Rhodia também está fazendo o lançamento de quatro novos produtos da linha Solsys para aplicação em diferentes segmentos de formulação de resinas e tintas. São eles: o Solsys SB, Solsys XR e os Solsys TI 250 e Solsys TI 720, estes destinados especificamente para tintas de impressão de embalagens.

Os investimentos em nova produção e em desenvolvimento de novos solventes integram uma série de iniciativas da empresa para reforçar sua posição de liderança no mercado regional de solventes oxigenados, com um amplo portfólio de produtos, dotada de tecnologia e de um conhecimento profundo em sistemas solventes, capaz de entregar sempre a mais adequada solução para cada necessidade do cliente.

O portfólio de solventes oxigenados da Rhodia abrange seis famílias químicas (Acetatos, Cetonas, Álcoois, Glicóis, Ceto-Álcoois e Cetais), cobrindo todos os ranges de evaporação (da mais rápida à mais lenta). Esses produtos apresentam características e propriedades totalmente alinhadas às atuais e futuras tendências ambientais.

Entre os solventes mais conhecidos da Rhodia estão o acetato de etila, o isopropanol, a diacetona álcool, além dos solventes sustentáveis da linha Augeo. Os principais segmentos de tintas que usam os solventes oxigenados da empresa são principalmente o automotivo, o industrial e tintas de impressão de embalagens, atendendo aos requisitos técnicos, de desempenho de produto e comerciais.

“Mais do que produzir e comercializar solventes, nós somos especialistas em soluções de solubilidade de sistemas solventes e oferecemos um atendimento customizado ao mercado”, diz Daniela Manique, vice-presidente da área de Solventes da unidade global de negócios Coatis do Grupo Solvay.

Para tanto, acrescenta, a empresa conta uma equipe altamente qualificada de especialistas técnicos e comerciais, laboratório avançado de Pesquisa & Desenvolvimento, além da exclusiva e reconhecida plataforma Solsys, que permite identificar com agilidade e precisão os melhores sistemas solventes para cada necessidade do cliente.

Ao mesmo tempo, a empresa tem aplicado recursos para avançar na digitalização de suas operações produtivas e comerciais, com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento com os clientes e ganhar mais agilidade para atender às necessidades de desenvolvimento de soluções de solubilização de solventes. Esse programa já teve início com a modernização da sala de controle da planta industrial de solventes, em Paulínia (SP). Durante a Abrafati, os visitantes do estande da empresa poderão fazer uma visita virtual em 3D à unidade de Solventes da Rhodia e conhecer um pouco mais a plataforma Solsys.

Aromáticos Free

Entre os destaques da empresa apresentados na Abrafati 2017 está o programa Aromáticos Free, que envolve os acetatos de etila, de n-butila e n-propila para assegurar ao mercado, em especial o de tintas de impressão de embalagens, uma verdadeira cadeia de valor, englobando todo o ciclo do produto, isto é, desde o recebimento de matérias-primas, processo produtivo e armazenagem, até o transporte para o cliente. Com esse programa, a empresa quer assegurar ao segmento de tintas de impressão de embalagens flexíveis uma cadeia produtiva de acetatos livre de aromáticos, tais como tolueno, xileno e benzeno.

“Além de contribuir para o desenvolvimento desse segmento de mercado, nós promovemos um pilar fundamental da estratégia de atuação do Grupo Solvay, que é a preocupação com a sustentabilidade, saúde e bem-estar das pessoas”, afirma a vice-presidente da área de Solventes da unidade global de negócios Coatis do Grupo Solvay.

  Mais notícias