Wana Química

Implementação bem-sucedida de linhas de pintura de rodas de alumínio para o Grupo Suíço Ronal

14/11/2017 - 15:11

Como um dos fornecedores líderes para pintura, muitos pensam que a Dürr é focada apenas na pintura de carrocerias de veículos, como carros de passeio, cabines de caminhões ou ônibus. No entanto, a Dürr oferece uma ampla gama de aplicações de pintura para bens não automotivos, trens e também para plásticos e pintura de rodas. A Dürr implementou, recentemente, modernas linhas de pintura no México e na República Checa para o multinacional Grupo Ronal, um dos principais produtores globais de rodas de alumínio.

Dentro do Grupo Dürr, as subsidiárias italianas Olpidürr e Verind atuam como um centro de excelência para pintura de rodas de alumínio, fornecendo integração de sistemas e equipamentos sofisticados de aplicação. Recentemente, elas executaram dois projetos para produção da fabricante de rodas diamantadas da Ronal. As rodas de liga com acabamento diamantado e frente polida de alto brilho são muito populares e requerem um processo especial: primeiro a liga é selada, e então passa pelo processo de diamantação, no qual a lâmina de diamante cria efeitos visuais excepcionais. Finalmente, a roda passa por um segundo tratamento e uma camada de verniz é adicionada para finalizar a superfície. Pelo processo convencional, a roda circula pela mesma linha duas vezes, o que acaba diminuindo a capacidade do processo produtivo. Então, é muito mais eficiente adicionar uma segunda linha.

A Dürr forneceu essa linha de pintura para o acabamento de rodas diamantadas nas instalações da Ronal em Querétaro, México. A Dürr México, também instalada na mesma cidade, desempenhou um importante papel no projeto, especialmente em termos de fornecimento e instalação local, e estará no local para serviços de assistência técnica futuros. Com o suporte da rede mundial do Grupo Dürr - cuja experiência inclui planejamento dedicado e personalizado de todas especialidades e interfaces de processo, bem como de gestão eficiente do projeto - a filial italiana Olpidürr supervisionou a implementação bem-sucedida: a linha de pintura no México foi implantada em 2016, com uma capacidade de 250 aros de liga por hora, e levou a um outro importante trabalho na Europa.

Ao longo desse projeto, a Ronal fez uma parceria com a Dürr para instalar uma nova linha de pintura na sua unidade em Ji?ín, República Checa, onde a Dürr está fornecendo duas linhas de pintura com uma capacidade de 500 e 300 rodas por hora. A Dürr empregou o design de linha dividida, já que essa configuração otimiza o processo produtivo evitando passar duas vezes na mesma linha. Ambas as linhas de pintura estão localizadas de forma a evitar gargalos do processo produtivo. Esse design foi também utilizado no projeto no México. Olpidürr atuou como um integrador de sistemas. Verind, o especialista em aplicação de tintas, contribuindo com os sistemas de aplicação automático de tinta úmida, incluindo o local de mistura de tintas, assim como os equipamentos de circulação e pulverização. Os itens de fornecimento incluíram o atomizador EcoBell 2 SL de descarga direta, o trocador de cor EcoMCC3, equipamento de dosagem e bombas dosadoras, e os reguladores de fluxo de tinta e contrapressão. As linhas de pintura são capazes de processar tanto tintas à base de solvente quanto base de água, satisfazendo assim os requisitos de tecnologia de ponta solicitados pelo cliente.

Além dessa tecnologia de ponta e dos dispositivos para as linhas de pintura de rodas, o conceito da Dürr para as linhas de pintura da Ronal em Querétaro e Ji?ín conteve várias soluções exclusivas com foco em economia de energia em toda a planta. Uma dessas tecnologias é um trocador de calor de CO2, o que reduz o consumo de energia térmica e elétrica durante a operação. E a transferência sincronizada das rodas entre os transportadores, sendo que o processo seguinte é realizado por manipuladores: robôs ou guindastes equipados com pinças superleves foram especialmente concebidos para a transferência das rodas entre transportadores sincronizados. Outros desenvolvimentos incluíram fusos auto ajustáveis e gabaritos com auto alinhamento, bem como um sistema de remoção de pó sem escovas para o cubo da roda e a face de montagem.

As emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC) foram minimizadas por um oxidante térmico regenerativo, o Dürr RTO 3035, personalizado para ar de exaustão de pintura de roda, evitou a condensação de solventes vaporizados no ar de exaustão da estufa (o que é típico em pintura úmida de rodas de alumínio).

Para manter o processo produtivo em execução sem problemas, uma equipe interna de especialistas de TI da Dürr desenvolveu um software de supervisão para a Ronal. O uso do software tornou o processo produtivo extremamente seguro e gerenciável, e permite detecção e resolução externa de problemas durante todo o ciclo de vida da linha de pintura.

O início da instalação em Ji?ín foi em janeiro de 2017, enquanto o procedimento de operação padrão (SOP) está programado para outubro de 2017.

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