Publicidade
Anuncie

BASF reúne inovações para a indústria automotiva no Congresso SAE Brasil

14/11/2017 - 15:11

A BASF apresentou seu amplo portfólio para a indústria automotiva no Congresso SAE Brasil, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, de 7 a 9 de novembro, no espaço ProMagno, São Paulo. São soluções sustentáveis e materiais funcionais desenvolvidos pela companhia para atender as principais tendências do setor, como redução de emissões e peso, maior segurança, conforto e design dos veículos. O segmento automotivo está entre os mais importantes para a BASF, com vendas globais de €10 bilhões em 2016.

“Trabalhamos de forma colaborativa, cooperando com toda a cadeia automotiva para desenvolver soluções customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. Essa sinergia permite que os veículos sejam desenvolvidos e operem de forma mais eficiente, com maior tecnologia, inovação, segurança, além de qualidade, afirma Gisela Pinheiro, vice-presidente de Materiais e Soluções Funcionais para a América do Sul.

O portfólio de produtos da BASF inclui plásticos de engenharia, espumas de poliuretano e de especialidade, revestimentos, tintas automotivas, catalisadores, lubrificantes, fluidos de arrefecimento e de freio, entre tantas outras soluções.

A BASF apresentou novidades em poliamidas especiais destinadas ao interior do carro, oferecendo novas perspectivas de design para superfícies de alto brilho, estruturas para os faróis e elementos funcionais, por exemplo. Os plásticos estão ganhando popularidade entre os materiais usados para produzir peças automotivas por permitir a fabricação de veículos mais leves, mais seguros e com maior eficiência energética. Podem ser usados na produção de peças do compartimento do motor, powertrain, interior, sistemas elétricos e eletrônicos de baixo peso, garantindo versatilidade no design do projeto e custos mais baixos.

Os sistemas de poliuretano também têm sido amplamente utilizados em peças e partes de veículos para conforto térmico e acústico. São volantes, forros de teto, bancos, painel de instrumentos, apoios de braços, encostos de cabeça, isolantes acústicos de cabine, isolamento termoacústico em ônibus e caminhões, entre tantas outras possibilidades.

Já, o Cellasto, elastômero de poliuretano microcelular, utilizado nos sistemas de suspensão veiculares, atende uma das megatendências automotivas de redução dos níveis de ruídos e vibração (NVH - sigla em inglês, Noise, Vibration and Harshness) nos veículos. Os componentes do Cellasto são aplicados na indústria automotiva como batentes de suspensão, isoladores de mola, entre outros, sendo uma solução de absorção de energia. A BASF também vem introduzindo na região, a tecnologia para top mounts, garantindo melhor dirigibilidade, conforto, além do potencial de redução de espaço dos componentes.

Por sua vez, os catalisadores produzidos pela BASF garantem que os fabricantes de automóveis consigam cumprir com os rigorosos regulamentos de emissões e, ao mesmo tempo, reduzir a complexidade e os custos. Considerado o dispositivo mais importante já inventado no combate à poluição, o catalisador é um componente fundamental nos veículos e é capaz de reduzir mais de 90% dos poluentes produzidos pelos motores a combustão.

A BASF também tem forte atuação no segmento de tintas automotivas, oferecendo uma gama completa de soluções para as montadoras e fornecedores de autopeças, desde o tratamento de superfície, com a recente aquisição da Chemetall, até o clearcoat (verniz) para proteção da pintura. Proporcionam ao acabamento dos veículos uma série de benefícios, como alto poder de cobertura, durabilidade, resistência aos raios UV, à riscos, ao impacto e à intempérie, alto brilho, pureza de cor, efeitos especiais e otimização de processos.

A companhia desenvolve mais de 400 cores automotivas ao ano e divulga globalmente o estudo de tendências elaborado por seus designers. A grande novidade é a apresentação pioneira de uma cor especial para a América do Sul: a Visual Arete. Este é um tom de verde metálico intenso com tons azulados, que demonstra sofisticação aliada ao equilíbrio, além de transmitir força e resiliência. O tom faz parte da coleção de 66 cores do estudo global de Tendência de Cores Automotivas da BASF, intitulado Translucid.

  Mais notícias