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Dürr cria uma linha de pintura para veículos elétricos na China

02/02/2018 - 13:02

O futuro pertence aos carros elétricos, pois eles são livres de emissões e permitem mobilidade sustentável. Novos concorrentes no mercado estão cada vez mais se juntando aos fabricantes automotivos já estabelecidos, especialmente na China. A Dürr está atualmente construindo uma linha de pintura totalmente automatizada para um OEM - Fabricante Original de Equipamento local. A planta em Hefei foi projetada para lidar com 100.000 unidades por ano, e as operações terão início em junho de 2018. A integração de numerosas soluções digital@DÜRR transforma a linha de pintura em uma Fábrica Inteligente com extenso uso de dados.

A nova planta da JAC (Anhui Jianghuai Automobile) produzirá no futuro carros movidos a bateria em nome de um fabricante local de carros elétricos. Os veículos terão um moderno design de duas tonalidades na linha de pintura Dürr totalmente automatizada.

A planta em Hefei combina unidades avançadas de veículos com tecnologia inteligente de planta, além de modernos conceitos de pintura. A planta inteira, incluindo aquisição, monitoramento e avaliação de dados, é controlada pela solução de software Dürr iTAC.MES.Suite. Os sistemas modulares MES fornecem informações detalhadas sobre os fluxos de trabalhos da produção e dos dados de consumo a todo momento.

Os veículos elétricos estão apresentando cada vez mais plásticos e componentes leves, que são pintados separadamente e instalados na carroceria na linha de montagem final. Os fluxos de trabalho nas linhas de pintura estão se adaptando a essas mudanças.

Antes do revestimento de acabamento das carrocerias na cabine de pintura, elas passam por um pré-tratamento (PT) e por eletrodeposição (EC). O processo de imersão RoDip rotativo é utilizado para aplicar a camada de proteção contra a corrosão. O movimento de rotação das carrocerias elimina a necessidade de inclinações de entrada e de saída no tanque, economizando uma quantidade considerável de espaço. A menor capacidade do tanque significa que o RoDip utiliza menos energia, água e químicos, reduzindo assim o custo por unidade.

As emendas na parte inferior da carroceria são então seladas, é colocada uma proteção plana e são aplicadas mantas de amortecimento sonoro no interior da carroceria. Isso é feito utilizando o novo aplicador Eco Gun2 3D, que é adequado para todos os materiais e processos de vedação. O novo layout do canal no cabeçote do aplicador resulta em maior vida útil e menor nível de pressão durante a alimentação do material. Os aplicadores inovadores são montados em um total de oito robôs EcoRS 16 ou EcoRS 30L16, e dessa forma aplicam o material selante de forma totalmente automatizada nas carrocerias.

A própria linha de pintura consiste em uma estação de primer, além de uma estação de pintura interior e duas de pintura exterior para o revestimento de acabamento. Aqui, as carrocerias são removidas em alguns casos e voltam para linha de revestimento de acabamento para a pintura do teto em dois tons. A camada transparente final também é aplicada em estações totalmente automatizadas de pintura interior e exterior. A fim de reduzir tanto quanto possível as emissões de solventes, o fluxo de ar de exaustão é purificado, não apenas das cabines do revestimento de verniz, mas também dos locais de mistura da tinta.

Normalmente, o processo de pintura gera volumes particularmente grandes de ar de exaustão, que contêm baixas quantidades de contaminantes. Por isso, um sistema altamente eficiente de concentração de adsorção de VOC (Ecopure® KPR) com sistema térmico de controle de ar de exaustão a jusante (Ecopure® TAR) deve ser instalado. A energia necessária para o funcionamento do sistema Ecopure KPR é recuperada a partir do gás purificado do sistema térmico de purificação do ar de exaustão. Isso reduz o consumo de energia. O sistema altamente eficiente de purificação de ar de exaustão Dürr Ecopure reduz as emissões de solventes em mais de 95%, garantindo assim que os limites de emissão especialmente rigorosos não sejam excedidos. 

A aplicação de pintura totalmente automatizada é feita por um total de 26 robôs de pintura EcoRP E/L033 e EcoRP E/L133. Oito robôs EcoRP 130 de manipulação apoiam o processo de pintura abrindo as portas, e um EcoRP 133 abre o capô na frente. A tampa do porta-malas, assim como os para-lamas, são feitos de plástico nos veículos elétricos, e não são montadas na carroceria até o final do processo de produção. Portanto, não existe a necessidade de um abridor para o porta-malas na traseira.

Nessa linha de pintura é a primeira vez em que os atomizadores EcoBell3 Ci da Dürr são utilizados por um fabricante de automóveis local chinês. Eles são particularmente adequados para interiores que utilizam tintas à base de água e não requerem complexos sistemas de bloco de alta tensão. O design compacto permite que os atomizadores entrem em todos os possíveis ângulos dentro da carroceria. A tecnologia robusta de alta tensão produz um mínimo de sujidade inerente e fornece alta qualidade e eficiência na aplicação da tinta. Os curtos tempos de enxague e de mudança de cor, assim como os rápidos intervalos de limpeza, em combinação com o EcoBell Cleaner D2, aumentam a capacidade e a produtividade da linha de pintura.

“Indústria 4.0” é a palavra-chave para a evolução digital da tecnologia de produção clássica na fábrica inteligente. Com sua abordagem digital digital@DÜRR, a Dürr oferece uma grande variedade de soluções. Isso não inclui apenas o controle de produção iTAC.MES.Suite, mas também a integração de uma nova solução de software para um controle de ar fresco e de exaustão nas estufas da JAC em Hefei. O sistema para gerenciamento de ar inteligente EcoSmart VEC da Dürr opera de forma totalmente automatizada, fornecendo energia sob demanda. Essa tecnologia reduz significativamente o consumo de gás e eletricidade quando seca as carrocerias recém-pintadas. Com os sistemas convencionais de estufas aquecidas utilizando gás purificado, o sistema de suprimento de ar fresco e o sistema de extração do ar de exaustão são operados com uma taxa de fluxo volumétrico constante. O sistema para gerenciamento de ar inteligente EcoSmart VEC da Dürr, por outro lado, é um sistema de controle preditivo. Ele controla a taxa de fluxo volumétrico do ar fresco e do ar de exaustão, dependendo do número atual de veículos e suas posições na estufa.

Assim, o sistema garante o fornecimento de ar a todo o momento a cada zona específica da estufa de forma ótima e individual, e combina eficiência energética com alta e consistente qualidade de pintura. O ar de exaustão das estufas é purificado através do sistema integrado pós-queima Ecopure TAR com recuperação de calor, e então disponibilizado novamente para o sistema de aquecimento da estufa.

A nova versão do software operacional EcoScreen 3D-OnSite possui mais opções de programação inteligente e de simulação. O software é a ferramenta perfeitamente coordenada de parametrização, programação e simulação de robôs Ecopaint. O novo kernel 3D suporta todos os formatos de dados CAD comuns.

O controlador de robô EcoRPC fornece funções de teste inteligente, como de válvula, freio ou bomba, o que dá uma imagem detalhada do status da tecnologia da planta a qualquer momento. Os resultados dos testes são visualizados utilizando funções de semáforo. Isso permite que o operador de pintura saiba facilmente se, por exemplo, uma válvula precisa ser substituída imediatamente ou se tudo está funcionando de forma confiável na faixa verde.

Outra função de software inteligente do EcoRPC controla a interação da agulha principal do atomizador e da bomba medidora. O sistema de auto aprendizado permite pontos de comutação de alta precisão aos caminhos de pintura dos robôs, e ao mesmo tempo determina o desgaste da bomba e da agulha. O sistema de controle de pressão de tinta baseado em sensor também garante o mínimo de carga mecânica na bomba, bem como taxa de descarga constante, o que resulta em qualidade constante no processo.

Os controladores do robô podem ser facilmente incorporados a uma rede centralizada de dados para a fábrica inteligente do futuro, e possuem a capacidade de transmitir todas as informações relacionadas ao processo, desde sensores e atuadores, como fluxo de dados, a manutenção de nível mais alto e sistemas de controle no local do cliente ou à Dürr Service Cloud.

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 230 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem e vedação. Adicionalmente, a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O Grupo HOMAQ opera a fábrica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) e escritórios de vendas e assistência técnica, em São Paulo. A filial da Durr, AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo.

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