Publicidade
Anuncie

Imerys fortalece sua presença em Carbonato de Cálcio Natural no Brasil

02/02/2018 - 14:02

Os clientes no Brasil se beneficiarão de um conjunto de novas soluções dinâmicas oferecidas pela Imerys após a aquisição da Micron-Ita, um dos principais produtores de carbonato de cálcio natural micronizado (GCC) para aplicações em polímeros.

A Micron-Ita é o principal player do país em GCC fino. Está focado em aplicações de alta tecnologia e é líder nos segmentos de plásticos e polímeros, tendo duplicado sua receita desde 2010, destaca Christophe Cleeren, General Manager do Brasil. "Com essa aquisição, a Imerys aumentará significativamente sua presença no mercado de plásticos no Brasil. Estamos aumentando nossa exposição em indústrias crescentes, como adesivos, tintas e plásticos, e abrindo nosso portfólio para aplicações de um mercado dinâmico, incluindo compostos de PVC, revestimentos e forros, tubos e conexões".

O movimento também significa que a Imerys pode adicionar material cretáceo e produtos ultrafinos e revestidos ao seu portfólio, além de diminuir sua dependência de mercados com tendência de crescimento mais baixa, como papel.

A atividade de GCC no Brasil está concentrada em três regiões principais - sendo a mais relevante em Cachoeiro do Itapemirim no sudeste do Brasil, onde a Micron-Ita está localizada, informa Cleeren. “Agora, com uma participação mais significativa, a Imerys se tornará líder neste mercado. Enquanto plásticos não é um mercado novo para a Imerys, o Grupo tinha pouca participação no Brasil.”

Com a aquisição, serão adicionadas à Imerys três plantas de produção e uma jazida na principal região produtora de GCC do Brasil e será totalmente integrado na divisão de Carbonatos. O trabalho árduo para integrar o negócio já começou, com um gerente de integração extremamente dedicado ao processo. Alguns funcionários do administrativo e comercial já foram transferidos para o escritório de Campinas, enquanto as estruturas administrativa e industrial locais permanecem em Cachoeiro. As equipes de vários departamentos têm visitado os novos sites para trocar conhecimento com a equipe Micron-Ita.

"Será preciso muito esforço da equipe de carbonatos para implementar os padrões e os procedimentos da Imerys, identificar sinergias e introduzir a segurança como uma prioridade fundamental no processo de integração", diz Cleeren. "O verdadeiro desafio será preservar e impulsionar o know-how da Micron-Ita, aumentar o serviço ao mercado e manter nossos clientes comprometidos com a Imerys".

A aquisição tornará a Imerys mais forte e preparada para o futuro, conclui Márcio Lario, General Manager de carbonatos da América do Sul. "O objetivo é consolidar a Imerys como líder do mercado de GCC fino e ultrafino para plásticos - não só em volume, mas em serviço e tecnologia. Queremos ser reconhecidos pelos nossos clientes como o fornecedor de soluções no setor. Com a Micron-Ita, expandiremos nossas vendas em novos mercados, aproveitando os recursos globais da Imerys para alavancar as oportunidades de exportação e entregar as sinergias identificadas no plano de negócios".

  Mais notícias