Wana Química

Evonik e equipe do Borussia Dortmund realizam mais um BVB Evonik Soccer School no Brasil

02/02/2018 - 14:02

Depois do grande sucesso do primeiro BVB Evonik Soccer School realizado no Brasil em 2016, membros da comissão técnica do clube alemão Borussia Dortmund (BVB) - patrocinado pela Evonik - estão de volta a São Paulo para mais uma ação dirigida às crianças apaixonadas por futebol.

O projeto BVB Evonik Soccer School, que tem como foco a formação de jovens atletas, já acontece em diversos países e, no Brasil, terá mais uma vez uma programação diferenciada e repleta de novidades. Entre elas, encontro especial na escola de futebol Rivellino Sport Center e a clínica de futebol que será realizada nas instalações do colégio Visconde de Porto Seguro.

A agenda teve início no dia 1º de fevereiro, com a chegada de técnicos do departamento de base do BVB e de três jogadores brasileiros que tiveram a honra de vestir a camisa da torcida aurinegra: Dedê, ex-lateral esquerdo do Borussia e que jogou com a camisa do clube alemão por 13 anos; Ewerthon, que atuou no clube por quatro temporadas, com 59 gols, além de ser convocado para a seleção; e Paulo César Tinga, ex-volante que jogou pelo BVB entre 2006 e 2010, fez 154 partidas, com 31 gols, e conquistou a Supercopa da Alemanha em 2008.

No dia 02 de fevereiro será realizado um encontro especial entre os técnicos do BVB e crianças atendidas pelo programa social da Rivellino Sport Center (SP), escola de futebol idealizada e dirigida pelo ídolo da seleção Roberto Rivellino. Os alunos participarão de dois treinamentos com a equipe de técnicos e os ex-jogadores brasileiros, nos quais terão a oportunidade de conhecer técnicas de futebol, os valores e a filosofia de trabalho do clube alemão, que é uma referência no futebol internacional e admirado em todo o mundo.

Legado e responsabilidade social

Mais uma vez o Borussia Dortmund e sua patrocinadora oficial, a Evonik, priorizaram os projetos sociais buscando valorizar e estimular o desenvolvimento, a autoestima e a integração de crianças por meio do esporte.

“Sabemos o quão importante é o incentivo da prática esportiva para o desenvolvimento das crianças sob diversos aspectos. Mais do que futuros craques, muitos dos projetos sociais na área de futebol contribuem para a inclusão social. Por isso apostamos sempre em ações que possa deixar um legado, por meio do conhecimento, e o excelente trabalho de base feito no Borussia Dortmund pode inspirar professores e alunos brasileiros”, destaca o diretor presidente da região Central e América do Sul da Evonik, Weber Porto.

Clínica de futebol e palestra

Com princípios e valores alinhados entre BVB e Evonik, outra ação de cunho educativo será realizada no dia 05 de fevereiro, nas instalações do Colégio Visconde de Porto Seguro, no bairro do Morumbi (SP).

“Nossa expectativa com o evento é possibilitar que os alunos e professores tenham uma visão enriquecedora sobre as culturas alemã e brasileira, inclusive esportiva. Para isso, além do Porto Seguro oferecer uma educação alinhada ao ensino e à cultura alemãs, também possibilita que seus alunos vivenciem experiências esportivas como a do clube de futebol internacional”, reforça Mauritius von Dubnitz, Diretor do Colégio.

A equipe técnica do BVB realizará uma clínica de futebol com aproximadamente 30 alunos, entre eles, os que usufruem das bolsas de estudo concedidas por meio da Escola da Comunidade, projeto do Colégio Visconde de Porto Seguro que desenvolve atividades educacionais, sociais e culturais voltadas para grupos de baixa renda. As crianças, com faixa etária entre 9 e 12 anos, terão a oportunidade de aprender habilidades técnicas como dribles, passes, finalização, entre outros exercícios, além de comportamento esportivo.

No mesmo dia, das 19h00 às 20h30, a equipe do BVB fará uma apresentação para os professores da escola onde compartilharão experiências, curiosidade e valores do clube; a importância do esporte para o desenvolvimento dos alunos; bem como o relacionamento de 10 anos com a marca Evonik por meio do marketing esportivo.

“Prezamos por ações que possam deixar um legado de conhecimento e apostamos na educação como uma sólida forma de crescimento pessoal e profissional. Estamos certos que o aprendizado compartilhado pelos técnicos do Borussia com professores e alunos do colégio será muito positivo e poderá ser difundido no ambiente escolar”, destaca Weber Porto.

Oficialização do fã-clube aurinegro

A presença dos técnicos da escola de futebol do Borussia em São Paulo terá outro momento especial: no dia 2 de fevereiro, eles oficializarão o fã-clube brasileiro Borussia Dortmund Brasil.

Para comemorar o feito, se reunirão com torcedores representantes do fã-clube em São Paulo para assistirem à partida entre Borussia Dortmund e Colônia, que se enfrentam no RheinEnergieStadion, em partida válida pela 21ª rodada do campeonato alemão, a Bundesliga.

Será um momento marcante para o fã-clube, que foi criado em 2011, se formalizou em 2013 e foi reconhecido pelo BVB em dezembro de 2017. Hoje conta com mais de 500 integrantes registrados e a fan page Borussia Dortmund Brasil (www.facebook.com/BVBBR09/) possui mais de 27 mil fãs no Facebook. 

Vale destacar que a página oficial do BVB no Facebook possui cerca de um milhão de seguidores brasileiros, tornando o país o segundo mais popular da página, atrás apenas da Alemanha.

A torcida do Borussia Dortmund é conhecida mundialmente por sua enorme paixão pela equipe e pela presença massiva nos estádios em que o time joga - e que reflete bem o slogan utilizado pelo clube “Echte Liebe”, ou “Amor Verdadeiro”.

O comprometimento do clube alemão com seus torcedores é mais um dos valores alinhados com os da Evonik, que busca manter uma relação muito próxima com seus clientes. O patrocínio e a parceria de sucesso, que se estabeleceram há 10 anos, são fundamentais para apoiar o crescimento global da empresa.

Enquanto BVB ajuda a Evonik a tornar sua marca corporativa mais forte e emocional, Evonik contribui para o BVB apresentar a experiência do futebol de forma intensa e criativa, mesmo fora dos estádios.

  Mais notícias