Publicidade
Anuncie

Daniela Manique é nomeada presidente de unidade global de negócios da Solvay

02/02/2018 - 14:02

Pela primeira vez, uma unidade global de negócios da Solvay baseada no Brasil terá uma mulher no comando. A executiva Daniela Manique assumiu em 1º de janeiro de 2018 a posição de presidente da Unidade Global de Negócios Coatis, do Grupo Solvay.

A Unidade Global de Negócios Coatis é líder na produção de fenol e derivados, solventes sustentáveis à base de fontes renováveis e solventes oxigenados, bem como de intermediários de poliamida, servindo indústrias dos setores de construção civil, automotivo, adesivos, tintas e outros mercados industriais. As principais plantas industriais e os laboratórios de desenvolvimento de aplicações de produtos da Coatis estão instalados no complexo industrial da Solvay em Paulínia, no Brasil.

Formada em Engenharia Química pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), Daniela Manique possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV, tem MBA em Negócios na Faculdade de Economia e Administração da USP (SP) e fez o curso de Estratégia do Insead, da França. Também é diplomada na área de Indústria do Petróleo pela Faculdade de Estudos em Petróleo e Energia de Oxford, na Inglaterra.

Daniela entrou na Rhodia, empresa do grupo Solvay, em dezembro de 2004, na posição de gerente de matérias-primas estratégicas na região da América Latina, sendo responsável pela gestão e negociação de contratos, além de administrar a sistematização e qualidade dos processos dessa área e liderar o planejamento estratégico de compras para diferentes atividades da companhia.  No período entre maio de 2009 a julho de 2010 trabalhou na Rhodia, na França, como gerente de matérias-primas para a Europa, liderando uma equipe de diferentes países onde foi a responsável pelo processo de adaptação dos fornecedores europeus ao REACH, legislação sobre produtos químicos.

De volta ao Brasil, assumiu em agosto de 2010 a direção de Compras da empresa, função em que permaneceu até abril de 2014. Nesse período, além das responsabilidades com o suprimento de matérias-primas da empresa, foi diretora de dois projetos da Solvay Coatis: a implantação de uma fábrica de solventes da Sipchem na Arábia Saudita e o lançamento de nova linha de solventes derivados de fonte renovável. No período de abril a dezembro de 2014 acumulou a função de Compras com a direção da área de negócios Fenol e Derivados. E em janeiro de 2015 assumiu a direção Global de Solventes do Grupo Solvay.

Entre as principais missões de Daniela Manique na posição de presidente da Solvay Coatis estão o aperfeiçoamento do relacionamento com os clientes nacionais e internacionais, a ampliação do processo de internacionalização dos produtos e marcas e do programa de investimentos dessa unidade de negócios, em sintonia com a química sustentável. Entre os projetos sob sua responsabilidade um dos destaques é a duplicação da capacidade de produção da linha de solventes sustentáveis Augeo, que está sendo realizada na planta industrial da Solvay Coatis instalada no Complexo Industrial São Francisco, nova denominação do conjunto químico de Paulínia (SP).

  Mais notícias