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Dürr constrói linha de pintura com uso eficiente de recursos para a ŠKODA

28/02/2018 - 17:02

O EcoInCure oferece a melhor qualidade possível do revestimento de acabamento e máxima confiabilidade do processo pelo aquecimento das carrocerias pelo interior, em combinação com o inovador modo de operação transversal. A ŠKODA utilizará os benefícios da nova estufa da Dürr na planta principal de Mladá Boleslav, na República Checa. A Dürr está fornecendo todo o sistema e a tecnologia de aplicação, incluindo a construção, para a nova linha de pintura. A produção está definida para começar em junho de 2019.

Sobre a estufa: O EcoInCure possui bicos de longas distâncias de alcance que lançam ar quente no interior da carroceria pela abertura do para-brisa. A velocidade de fluxo em torno da superfície externa da carroceria durante esse processo é mínima. Isso resulta em uma aparência de pintura sem interrupção com o máximo de qualidade. Ao mesmo tempo, a transferência ideal de calor dentro da carroceria permite um aquecimento extremamente homogêneo tanto da chapa de metal quanto da estrutura. Isso resulta em tempos de aquecimento até 30% menores, com componente de estresse térmico minimizado, o que é especialmente importante para secagem de veículos elétricos e carrocerias multissubstrato. O conceito de aquecimento do EcoInCure reduz o consumo de energia elétrica em 25% e regula a temperatura de secagem com precisão e velocidade anteriormente impossíveis. O ar de exaustão das estufas é purificado através do sistema integrado pós-queima Ecopure TAR com recuperação de calor, e então utilizado pelo sistema de aquecimento da estufa.

A planta inteira, incluindo aquisição, monitoramento e avaliação de dados, é controlada pela solução de software Dürr iTAC.MES.Suite. Os sistemas modulares MES fornecem informações detalhadas sobre os fluxos de trabalhos da produção e dos dados de consumo a todo momento. Pela primeira vez, por exemplo, a Dürr está utilizando o cartão de qualidade eletrônica para o processo de secagem, o qual torna possível controlar a qualidade da secagem de cada carroceria.

Antes do revestimento de acabamento das carrocerias na cabine de pintura, elas passam por um pré-tratamento (PT) e por eletrodeposição (EC). O processo de imersão RoDip E rotativo é utilizado para limpar e aplicar a proteção contra a corrosão. A rotação da carroceria inteira otimiza a imersão, a inundação e o processo de drenagem. Essa tecnologia comprovada da Dürr já é utilizada para revestir mais de 10 milhões de carrocerias mundialmente todos os anos.

O uso da versão RoDip E com acionamento elétrico em PT e EC significa que há uma unidade separada para a rotação em cada carregador, além da unidade de transporte. Os carregadores programáveis individualmente permitem curvas de mergulho otimizadas para as respectivas carrocerias, o que resulta em melhor qualidade do revestimento.

A última geração de robótica da Dürr é utilizada em todas as etapas do processo de pintura. Desde o primer até o revestimento de base e a linha de revestimento final, um total de 61 robôs de pintura EcoRP garantem aplicação eficiente da tinta. A pintura externa é feita pelo EcoRP E043i, o primeiro robô de pintura no qual o sétimo eixo é integrado à cinemática do robô. Dois ou quatro robôs estão instalados em cada uma das células da pintura externa. O processo de pintura stop-and-go significa que você não precisa de um trilho. Isso permite uma visão muito melhor da cabine, e a eliminação do eixo de posicionamento reduz significativamente o esforço de manutenção da célula do robô.

As estações de pintura interna são equipadas com robôs de seis eixos do tipo EcoRP L133i, os quais são montados em um trilho. O identicamente construído modelo EcoRP L033i sem trilho é utilizado para abrir o capô. Os robôs são auxiliados por abridores de portas Scara. A última geração de robôs da Dürr possui estrutura modular. A única diferença entre os modelos de seis e sete eixos é o eixo adicional de rotação no braço principal. Os outros componentes idênticos simplificam o gerenciamento das peças de reposição, economizam custos de armazenamento e facilitam a manutenção.

Os robôs são equipados com a mais recente tecnologia de aplicação da Dürr. A série de atomizador EcoBell3, juntamente com o EcoBell Cleaner D2 e o alterador de cor EcoLCC2, permitem baixo consumo de solvente de tinta, assim como alterações de cor mais rápidas dentro do tempo de ciclo.

A terceira geração de robôs da Dürr é controlada pelo também recém-desenvolvido controlador de processo e movimento EcoRCMP2. A plataforma de controle combina muitos sensores e atuadores no robô de pintura e o nível mais alto de sistemas de controle e manutenção. Uma interface integrada torna o robô “pronto para a nuvem” e fornece todos os dados relevantes para os requisitos atuais e futuros do panorama da Indústria 4.0.

Antes de as carrocerias obterem sua camada de tinta, a soldagens e colagens são seladas de forma totalmente automática. Isso garante que não haja infiltração de água posteriormente no interior do veículo. A Dürr está instalando um total de 19 robôs de selagem EcoRS com a mais recente tecnologia de aplicação na ŠKODA em Mladá Boleslav. Esses robôs têm a tarefa de selar as junções por baixo, por dentro da carroceria e também no teto. Como o EcoGun2 3D padronizado é adequado para todos os campos de aplicação na vedação de junções, somente poucas peças de reposição precisam ser mantidas em estoque.

Durante esse processo, as aberturas em portas, no capô e no porta-malas são seladas. A vedação totalmente automatizada das junções também requer alta precisão, já que a tecnologia de transporte está sujeita a certas tolerâncias. Bicos especiais são utilizados para a aplicação de flange de bainha em portas e capôs fechados. Todo o fornecimento de tinta e de materiais de alta viscosidade para as estações de pintura e selagem é também feito pela Dürr.

O EcoDryScrubber, um sistema de separação a seco com pó de calcário como aglutinante, irá assumir a separação do excesso de pulverização na cabine de pintura. Esse sistema não requer trabalho manual, pois é totalmente automatizado, robusto e de fácil manutenção, e além disso não precisa de adaptação aos diferentes sistemas de pintura. Isso o torna ideal para plantas de alto volume como a ŠKODA. Um importante ponto é a economia de energia de até 60% na cabine de pintura. Com a completa eliminação de água e produtos químicos, até 90% do ar recirculado pode ser utilizado na produção. Isso reduz o custo com condicionamento de ar fresco, e é um fator decisivo na excelente eficiência energética da cabine de pintura.

O desempenho do EcoDryScrubber é melhorado ainda mais por meio da utilização do sistema de software V5.X. Ele permite que o sistema seja autorregulado. Como resultado direto, é feito uso ótimo do pó de calcário que se aglutina ao excesso de pulverização, reduzindo assim o consumo.   

A utilização do EcoDryScrubber tem um efeito especial em Mladá Boleslav: a linha de pintura é só o primeiro uso do pó de calcário. O pó de calcário saturado com tinta pode ser utilizado como meio de aquecimento na estação de geração da própria fábrica, o que significa que não é produzido refugo, graças ao sistema de separação a seco.

O sistema de separação a seco resulta em ar de exaustão altamente concentrado filtrado com especial eficiência. Isso possibilita um sistema de purificação de ar muito compacto, formado por um sistema de concentração de adsorção de VOC altamente eficiente (Ecopure® KPR) com sistema de purificação de ar de exaustão térmico a jusante (Ecopure® TAR). A energia necessária para o ar de dessorção do sistema Ecopure® KPR é recuperada a partir do gás purificado do sistema térmico de purificação do ar de exaustão. Isso reduz os custos de investimento no sistema de ar de exaustão em 60%. A energia necessária para a purificação do ar de exaustão é reduzida em 80% nessa combinação.

A planta foi projetada para uma produção de 30 veículos por hora, e fará a pintura dos modelos intermediários da ŠKODA a partir de junho de 2019.

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