Publicidade
Anuncie

Associquim/Sincoquim realiza Workshop em São Paulo

28/02/2018 - 17:02

No dia 05 de fevereiro, na sede da Fecomercio, em São Paulo, expressivo número de distribuidores de produtos químicos e petroquímicos, participou do Workshop promovido pela Associquim/Sincoquim, com o objetivo de analisar as mudanças implementadas pela Resolução ANTT 5232/16  e suas Atualizações (substitui a Resolução ANTT 420/2004), em vigor desde 16/12/2017.

O evento foi coordenado pela engenheira Glória Benazzi, assessora das entidades e coordenadora do Prodir - Processo Distribuição Responsável , que abordou detalhadamente todas as exigências da Resolução relativas às embalagens, expedição e transporte de produtos químicos e petroquímicos. Aspectos relacionados a licenças e outras documentações foram esclarecidos pelo assessor de meio ambiente das entidades, advogado Marco Antonio Gallão, especialista na área ambiental. Exemplos e exercícios práticos tornaram o treinamento ainda mais interessante e os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.

De forma proativa, a Associquim/Sincoquim mantém relacionamento com a ANTT, esclarecendo quanto à interpretação da Resolução e apresentando, quando necessário, pleitos do setor de Distribuição. Recentemente, por exemplo, conseguiu que fosse alterada a Resolução ANTT 5581/17, no que diz respeito à exigência de marcação terrestre em todas as embalagens. Com isso, produtos perigosos embalados e identificados em embalagens homologadas pelos modais aéreo ou marítimo, que foram envasados até o dia 15 de dezembro de 2017, sem a marcação de homologação terrestre, serão aceitos para transporte até o seu prazo de validade, desde que comprovado que foram embalados entre 16 de dezembro de 2016 e 15 de dezembro de 2017. (Resolução ANTT nº 5.623, de 15 de dezembro de 2017).

  Mais notícias