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Branco é a cor líder no mercado automotivo global de acordo com estudo da BASF

28/02/2018 - 17:02

A divisão de Tintas da BASF apresenta sua análise global sobre a distribuição de cores no mercado automotivo de 2017, por meio do Relatório de Cores para Tintas Automotivas OEM (BASF Color Report for Automotive OEM Coatings). O branco mantém a liderança global, em todos os segmentos, com uma participação de mercado de quase 40%. Juntamente com o preto, cinza e prata, as cores acromáticas continuam figurando como as mais importantes. Quando se trata de cores cromáticas, a participação do azul e vermelho é quase igual, seguida do marrom. A visão geral dos segmentos de automóveis mostra que: quanto menor o carro, mais viva é a cor.

Os SUVs (Sport Utility Vehicles), com um maior número de modelos e aumento de vendas, influenciam significativamente os indicadores de popularidade. O branco e o preto ainda são cores dominantes neste segmento, mas o vermelho, azul e principalmente o marrom estão se destacando cada vez mais, refletindo o crescimento esperado e a diversificação da gama de modelos destes veículos robustos.

Tons de cinza e azul intensificam a presença nas estradas europeias

Os números do Relatório Europeu de Cores 2017 (European Color Report 2017) revelam que as cores acromáticas ainda são as mais populares. Aproximadamente 78 por cento de todos os carros foram pintados nas cores branca, preta, cinza ou prata no ano passado, caracterizando uma tendência contínua. Dentre as cores acromáticas, a participação do cinza aumentou para 19%, atingindo a mesma popularidade que o preto. A crescente participação do cinza é resultado da crescente diversidade de tons cinzas. Com mais de 100 variações, o cinza fica atrás apenas do azul em termos de número de tons. "O cinza, com suas associações com o concreto e vidro, representa a cor mais urbana, aumentando sua presença nos últimos anos. Devido à sua pluralidade, com tons variando de cinza claro a antracite escuro, a cor conquistou uma sólida posição no mercado", comentou Mark Gutjahr, diretor de Design de Cores Automotivas da região EMEA da divisão de Tintas da BASF.

Com relação às cores cromáticas, o azul continua forte. A participação global dos 10% manteve-se estável, mas a participação do azul na paleta cromática aumentou consideravelmente: praticamente todos os segundos carros cromáticos produzidos na Europa, em 2017, eram azuis - uma tendência prevista pelos designers de cores da divisão de Tintas da BASF e refletida nos vários tons azuis das últimas coleções de tendências de cores. Com quase 130 variações diferentes, o azul também permaneceu na liderança no que diz respeito à diversidade de cores.

Cores acromáticas e efeitos especiais dominam a América do Norte

O Relatório Norte Americano de Cores 2017 (North American Color Report 2017) aponta que as novas tecnologias de pigmento aumentam a demanda por efeitos especiais que cintilem e brilhem, resultando em uma maior variedade dentro dos segmentos de cores - especialmente com as cores acromáticas como branco, preto e prata/cinza, que são as cores mais populares para veículos na América do Norte.

Mesmo no crescente segmento de veículos elétricos, as cores acromáticas ainda são as preferidas - embora o cinza/prata pareçam ser mais populares do que o branco ou o preto nesta fase inicial do desenvolvimento de veículos elétricos. A estética da cor está sendo cada vez mais considerada, junto com a funcionalidade, sendo que a capacidade de ser detectada pelos sensores tem uma relevância antes nunca vista e a BASF continuará monitorando tais evoluções.

"Nossa pesquisa de tendências mostra a importância contínua do espaço de cores acromáticas, dominado pelo branco, preto e cinza. É fundamental inovar nessas áreas, então buscamos maneiras exclusivas de encontrar cores que captem a essência da marca do cliente ajudando a definir a forma do carro", disse Paul Czornij, head de design do Color Design Excellence Group BASF América do Norte.

O azul e o vermelho são as principais cores cromáticas da América do Norte. O espaço da cor azul também é muito versátil, podendo alcançar uma grande diversidade de tons, variando em luminosidade, saturação e mudanças sutis de tonalidades. Outras cores, como o laranja, estão aparecendo na análise. Essas cores oferecem mais opções para que os consumidores conectem às suas preferências particulares.

Vermelhos brilhantes e cores requintadas continuam ganhando popularidade na Ásia-Pacífico

O mercado de tintas automotivas na região da Ásia-Pacífico está sendo direcionado pela crescente população de veículos e pela diversidade das diferentes condições regionais, que também se reflete no Relatório de Cores da Ásia-Pacífico 2017. Com uma distribuição global de 49%, o branco é a cor favorita na região. Devido ao contexto cultural na Ásia-Pacífico, as cores brancas estão associadas à imagem positiva de pureza e tecnologia de inteligência avançada. Assim, os carros brancos apresentaram um grande crescimento em volume na Ásia-Pacífico nos últimos dois anos. Além do branco, o marrom também está ganhando popularidade - principalmente em SUVs de médio porte. Tanto o branco - sobretudo o branco- pérola - e o marrom estão posicionados como cores elegantes, com um toque requintado, que é bem-vindo no mercado da Ásia-Pacífico.

O vermelho brilhante, como uma área de cor provocante, porém inteligente, é bastante popular na gama cromática de cores automotivas no mercado automotivo na Ásia-Pacífico.

Em geral, o vermelho para o automóvel atrai a atenção, o que é um fator importante nos mercados maduros da Ásia-Pacífico.

Competência em tendências e conceitos inovadores em cores

Com a análise da distribuição global de cores automotivas, o Relatório de Cores da BASF para tintas automotivas OEM complementa as Tendências de Cores Automotivas, publicadas anualmente pela divisão de tintas da BASF. A coleção de tendências apresenta os conceitos de cores que irão moldar o futuro automotivo, ao passo que o Relatório de Cores está focado na situação atual do mercado e, portanto, refere-se aos dados do ano anterior.

Nos últimos anos, a diversidade de cores aumentou e as possibilidades de conceitos inovadores em cores são infinitas. Portanto, a BASF trabalha em estreita colaboração com os OEMs para compor o aspecto desejado, realçando o espírito das marcas automotivas.

Atualmente, o mercado possui centenas de cores com uma ampla seleção de efeitos únicos. Além disso, o aspecto funcional das tintas tem um papel que vem ganhando destaque. Tintas com gerenciamento de temperatura integrado, por exemplo, fortalecem uma mobilidade futura sustentável, pois minimizam o aquecimento da superfície do carro e, portanto, o aquecimento do interior, possibilitando a economia de ar condicionado e consequente menor consumo de combustível ou uma ampla gama de carros elétricos.

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