Publicidade
Anuncie

Grande número de profissionais prestigia o Fórum Paint & Pintura Fortaleza

08/03/2018 - 13:03

Com 186 inscritos, público lota o local do evento que trará palestras de gestão e técnicas mostrando as principais inovações do setor ao mercado nordestino

A exemplo das outras edições, o público compareceu em massa para prestigiar o 34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em tintas - Região Nordeste -, que está sendo realizado no Hotel Luzeiros, localizado na Av. Beira Mar, 2600, Meireles, em Fortaleza (CE).

Na abertura do evento, a palestra plenária “Retorno sobre Investimento e tintas no Brasil- Atratividade dos Segmentos e o futuro” levou ao público casos de sucesso atual de indústrias brasileiras e seu retomo  real  sobre investimentos  em vários segmentos. Baseado no atual cenário da indústria de tintas do Brasil e as projeções para 2022, foram discutidas as previsões de retorno sobre investimento com várias alternativas de direcionamento. O palestrante Francisco Racz, sócio da Racz, Yamaga & Associates, tem mais de 40 anos de experiência no segmento de tintas e correlatos na América Latina.

Atenta às necessidades do mercado e buscando sempre inovações, a Brenntag apresentou, em parceria com a Dow Microbial, produtos ideais para formulações resistentes a bactérias, fungos e algas, elevando suas formulações aos maiores níveis de excelência. O assunto esteve em pauta na palestra: “Aditivos preservantes de alta eficiência para indústrias de tintas no Brasil”, com os palestrantes Sérgio Santos, especialista técnico da Brenntag; e Ismael Lima, da Dow Microbial Control.

Em seguida, Flavia Zangrandi, gerente de produtos IMCD, e Regina Kaway, vendas técnicas Evonik, ministraram a palestra “Inovação em distribuição trazendo Evonik para apresentar: Soluções para o mundo de Tintas”, onde mostraram a importância de apresentar inovações sobre produtos e serviços e levar informação e aperfeiçoamento aos clientes está presente no DNA da IMCD. Conjuntamente com Evonik, foi apresentado um portfólio amplo de especialidades para atender a todos os requisitos técnicos das mais variadas formulações.

“Química, tecnologia e inovação em resinas alquídicas voltadas para o mercado Norte/Nordeste, foi o tema abordado por Luciano Izidoro, gerente comercial da Oswaldo Cruz Química, na palestra patrocinada pela AVCO Polímeros do Brasil.

Em seguida, a quantiQ apresentou a palestra “Novas tecnologias para acabamento e proteção em superfícies de alvenaria, madeira e pisos de alto desempenho”, ministrada por Sérgio Rubio, coordenador técnico quantiQ. Na palestra foi mostrada uma nova tecnologia da representada Wacker: Primis SAF 9000. Trata-se de uma resina em dispersão aquosa em escala nanométrica, capaz de ser aplicada sobre as mais diversas superfícies, quais sejam, alvenaria, concreto e madeira. Completando este trabalho, foram apresentados os agentes de cura Ancamine 2803, Ancamine 2739 e Ancamine 2800 para epóxi, da representada Evonik. O primeiro foi especialmente desenvolvido para aplicações para as quais as propriedades flexibilidade, alta elongação e dureza superficial são requisitadas. Produtos aplicados em juntas, lábios poliméricos, trincas e pisos tipo membrana são os grandes alvos para utilização dessa nova tecnologia. Já os dois últimos são especialmente indicados para pisos com resistência a vapor, aplicados em situações em que existe grande fluxo de umidade advinda do solo e que em revestimentos normais causaria o surgimento de bolhas. Esses três produtos trazem um novo padrão de desempenho para as aplicações a que se destinam.

Palestras da tarde

Após o almoço, o Grupo MAST abrirá os trabalhos com a apresentação “Controle de Qualidade - Hoje e o Futuro, com Vlamir Braggion, executivo responsável pela MAST Serviços.

Em seguida, Marcos Basso, gerente de desenvolvimento de mercado da Eastman, fará a palestra  “Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais, onde a empresa apresentará, além de seus coalescentes de alto desempenho, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

A palestra “Biocidas e fungicidas para tintas: ingredientes ativos atuais e nova geração”, a ser apresentada por Assis Lima, gerente de contas da Morais de Castro, abordará assuntos, como sinergia de moléculas de Isotiasolinonas; pH e Redox, que podem interferir nas conservações de tintas; ingrediente ativo encapsulado; e sanitização de planta.

"Sistema de Preservação Lonza" será o tema da palestra de Daniel Andrade, técnico da empresa. Nesta apresentação serão abordados os desafios no controle microbiológico para um formulador de tintas para exteriores, o desenvolvimento e testes de eficácia, além de ofertas de biocidas Lonza para proteção de filme seco.

Encerrando o primeiro dia de palestras, Gerônimo Junior, coordenador técnico de produção e qualidade da Oxinor vai falar sobre o “Novo Óxido de Ferro Sintético Amarelo Oxinor: alta concentração, maior rendimento e economia”, apresentando o novo pigmento amarelo desenvolvido pela Oxinor para as industrias de tinta, suas características, propriedades físicas e químicas, vantagens desse produto e dados técnicos. Um produto com uma alta concentração de pigmento, que proporciona um maior rendimento e economia na fabricação da tinta.

Dia 09 de março

Na plenária de abertura do dia 09, Sérgio José Gomes Filho, sócio da Praxis Consulting e professor do Ibmec para altos executivos em programas de liderança vai proferir a palestra “A importância da Inovação para os Negócios”. Atualmente, muitos líderes se perguntam como devem se preparar para um futuro cada vez mais competitivo. Assim, serão explorados caminhos para estimular as inovações dentro das organizações através da liderança.  Desde 2004, Gomes Filho atua em projetos de liderança para grandes empresas, conduzindo programas de Team Building no México, Argentina e Alemanha. Formado em Administração pela ESPM, MBA em Administração pela FGV, com certi?cação internacional em Coaching pelo College of Executive Coaching California/EUA e pelo ICI, possui certi?cado em “Leading Organizational Change” pela Wharton School e em Transformação Cultural pelo Barrett Values Centre - Inglaterra.

Na sequência, a coordenadora de desenvolvimento de produtos da MCassab, Ana Horta, e o técnico de desenvolvimento de produtos da Olin, Thiago Faria, vão apresentar a palestra “Soluções em epóxi para revestimentos”. A Olin, em parceria com a sua distribuidora MCassab, apresentará sua linha de soluções para o mercado de epóxi, mostrando suas principais resinas, agentes de cura e diluentes reativos. A Olin é maior produtora global de epóxi e possui um amplo portfólio com soluções inovadoras e diferenciadas para os seus clientes.

A Elementis Specialties apresentará a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Dessa forma, na palestra: “Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em tintas decorativas”, a ser ministrada por Carlos Ramiro, gerente de Aplicações América do Sul, por meio da vasta experiência acumulada, serão apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a empresa possui.

A constante evolução das tintas decorativas tem requerido atenção especial dos fabricantes, que precisam incorporar novas tecnologias às formulações e manter custos equilibrados. Ao utilizar as mais recentes alternativas desenvolvidas em dispersantes, modificadores reológicos, coalescentes, neutralizantes, emulsões, extensores, cargas e aditivos, cria-se condições para melhoria de desempenho, economia no processo e no custo total da tinta, garantindo competitividade no mercado a longo prazo. Esse assunto será discutido por Anselmo França, responsável comercial pela Divisão de Negócios CASE na Univar Brasil, na palestra: “Aprimorando as formulações de tintas decorativas”.

Encerramento

Uma visão mercadológica, baseada em estudos da RY Consultoria, aponta o crescimento acelerado de materiais com funcionalidade avançada, desencadeando o crescimento do mercado das chamadas tintas inteligentes. É a melhor oportunidade de negócios para agregar valor na indústria de tintas e revestimentos, mas não necessariamente a mais fácil de ser executada. Na palestra “Tintas Inteligentes: Oportunidades Emergentes para o Mercado Brasileiro”, RY & Associates vai apresentar os mercados emergentes e como estes podem impactar os negócios de tintas e materiais no Brasil de maneira inovadora. As tintas Inteligentes e seus materiais multifuncionais modificarão os processos de formulação e fabricação de tintas.

No final do evento, haverá o sorteio de 4 convites para o 1º Prêmio Paint & Pintura Regional - Norte e Nordeste.

Premiação

Esta edição do Fórum Paint & Pintura Fortaleza vai ser marcada também pela entrega da primeira versão do Prêmio Paint & Pintura Regional - Norte e Nordeste. Ao término do Fórum, no dia 09, o evento, que acontecerá no Alices Buffet, localizado na Rua Lourival Correia Pinheiro, 149, Parque Manibura, Fortaleza, vai agraciar os vencedores com prêmios em 21 categorias, além do prêmio especial de Contribuição para o Setor. O encontro reunirá representantes das mais importantes empresas da cadeia produtiva de tintas da região.

  Mais notícias