Publicidade
Anuncie

Boas perspectivas marcam confraternização do Sintirj

16/03/2018 - 15:03

O otimismo marcou os bastidores da festa de premiação das empresas que mais se destacaram no ano no Estado do Rio de Janeiro

Mais de 150 profissionais do setor de tintas estiveram presentes ontem (15) na festa anual de confraternização do Sintirj (Sindicato das Indústrias de Tintas do Rio de Jjaneiro) e solenidade de entrega do Prêmio de Melhores Fornecedores do Ano. O encontro aconteceu no Clube da Aeronáutica, na capital carioca, e contou com representantes de fabricantes de matérias-primas e insumos, além das principais indústrias de tintas da região.

O presidente do Sintirj, Alexandre Bastos, destacou o trabalho da entidade e alguns dos fatores que vêm colaborando para o desenvolvimento do setor, entre eles o Laboratório de Tintas do Rio de Janeiro. “O Sintirj foi o primeiro sindicato a tomar essa iniciativa e nós estamos melhorando a qualidade das empresas como um todo. Hoje, nós já temos cinco empresas dentro do projeto de melhoria da qualidade com a certificação do Inmetro.” Inaugurado há dois anos com o apoio da Firjan - e acreditado pelo Inmetro no ano passado - o Laboratório de Tintas está atendendo a todas as indústrias de tintas locais e, também, do Estado do Espírito Santo, que estão encaminhando seus produtos para as análises e ensaios na capital carioca.

No entanto, o presidente ressaltou que é preciso trabalhar mais junto às empresas do Rio de Janeiro, no sentido de mostrar aos fabricantes que a qualidade é o único caminho a seguir. “O Laboratório está proporcionando uma maior participação também dos fornecedores. Antes, tínhamos que encaminhar nossos produtos para as análises, ensaios e desenvolvimento para São Paulo. Hoje, todas as indústrias e fornecedores podem acompanhar esse processo pelo nosso laboratório de tintas aqui do Rio. Isso está se tornando a maior bandeira para conseguir novos associados. Todo esse trabalho fortaleceu não só o nosso mercado, como também o do Estado do Espírito Santo, que tem um acordo para utilizar os serviços aqui no nosso laboratório.”

A entidade vem também trabalhando junto a outros órgãos para melhorar um problema grave que está assolando a região há algum tempo. “Estamos apoiando a Firjan nos seus movimentos, principalmente a questão da segurança, que hoje é fundamental para que tenhamos um mercado mais forte. Precisamos ter a segurança de poder entregar nossas mercadorias sem nenhum contratempo e o roubo de cargas é um problema muito sério.”

Integração

Bastos também afirmou que encontros como a festa do Sintij são de extrema importância para o desenvovimento do setor. “É fundamental para nós o apoio dos fornecedores, porque os fabricantes do Rio precisam ter mais acesso às inovações e aos seus serviços. E quando fazemos um evento como esse, eles conseguem fazer contato com profissionais que eles nem conheciam. É uma oportunidade de aproximação e de integração.”

Outra questão importante para o Rio de janeiro, de acordo com o presidente do Sintirj, é a recuperação da Petrobras, o que vem ocorrendo, tanto que já teve início a manutenção do Comperj, que vai gerar uma demanda muito grande para o mercado de tintas local. “Por enquanto está só na manutenção do que estava pronto, mas aos porucos a companhia está retomando suas atividades e o mercado de extração de petróleo também está sendo retomado, graças à mudança da lei que obrigava a Petrobras a ter, no mínimo, 30% de todo projeto relacionado a petróleo. Isso acabou e está fazendo com que as empresas multinacionais retomem seus projetos sem essa tutela.”

Premiação

Após o jantar de confraternização, representantes da entidade e da indústria de tintas anunciaram as empresas ganhadoras do Prêmio Melhores Fornecedores do ano. São elas:

Resinas
Allnex Quimica

Emulsões
Liarte Metalquimica

Pigmentos
Transcor Industria de Pigmentos e Corantes

Dióxido de Titanio
Univar Brasil

Cargas e Extensores
Carbomix Minerais

Espessantes e Modificadores Reológicos
Wana Industria e Comercio de Produtos Quimicos

Aditivos
Disamtex Industria e Comércio de Produtos Químicos

Biocidas
Miracema Nuodex Industria Quimica

Embalagens Metálicas
Modulo Embalagens

Embalagens não Metálicas
Bella Artefatos de Papel

Distribuição de Produtos Químicos
Brenntag Quimica.

A quantiQ Distribuidora ganhou em duas categorias: Empresa do ano e Solventes.

A entidade também elegeu como Personalidade do Ano, Carlos Augusto Alves, da Liarte Metalquimica.

  Mais notícias