Publicidade
Anuncie

BASF assina Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica durante o 8º Fórum Mundial da Água

23/03/2018 - 16:03

A BASF, recentemente eleita a empresa química mais sustentável, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao assinar o ‘Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica’ durante evento realizado pelo CEBDS no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. O acordo busca o comprometimento das empresas brasileiras com a implementação de uma gestão circular de água em seus processos industriais por meio de estratégias que considerem a prevenção às situações de riscos ligados ao recurso.

A água é o recurso natural mais importante para a humanidade e indispensável para a vida humana. A BASF busca alternativas de enfrentamento à escassez hídrica e a necessidade de garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A companhia trabalha fortemente para reduzir o consumo de água em suas unidades produtivas a partir de técnicas como o reuso, identificação e eliminação de desperdícios, tratamentos de efluentes industriais, entre outros, além de ser um fornecedor líder em soluções para purificar a água potável, no tratamento de fluxos de águas residuais e de processos industriais, para proteger torres de arrefecimento, caldeiras e instalações de dessalinização. Uma das metas globais da companhia é reduzir 20% de metros cúbicos de água por tonelada produzida até 2025, em comparação com 2013.

“Temos um compromisso global com a proteção do clima e do meio ambiente e a água é um elemento essencial na nossa estratégia. A assinatura deste compromisso reforça a atuação da BASF na segurança e eficiência hídrica e no combate ao desperdício” afirma Emiliano Graziano, Gerente de Sustentabilidade da BASF América do Sul. “Em todas as regiões que atua, a BASF mede e divulga dados de uso da água com transparência e incentiva projetos colaborativos em toda cadeia de valor”, finaliza. 

O documento assinado durante o 8º Fórum Mundial da Água é composto por oito compromissos:

1.         Mitigar os riscos da água do negócio: Inclusão nos procedimentos globais de avaliação de risco da empresa, uma análise dos riscos sociais, ambientais e, financeiros do negócio, relacionados direta ou indiretamente a água.

2.         Ter a água na estratégia de negócios: Identificar oportunidades relacionadas à gestão da água nos negócios (redução, reúso, eficiência, etc.) e definição de estratégias para realizá-las. Reduzir os impactos na disponibilidade e qualidade da água em operações diretas e ao longo da cadeia de valor.

3.         Medir e Comunicar a gestão da água na empresa: Medição e divulgação de dados de uso da água (através do questionário de água do CDP, relatórios anuais de sustentabilidade, comunicação sobre participação em iniciativas nacionais e globais de água, website público, etc.) validados publicamente.

4.         Zelar pela transparência e reputação: Ao adotar esse compromisso a empresa transparece a importância do tema água para seus negócios, demonstrando aos seus stakeholders que a empresa entende os riscos e está tomando medidas efetivas para uma gestão responsável da água no seu negócio, sendo a confiabilidade das ações e informações reportadas vital para a legitimidade do Compromisso.

5.         Incentivar projetos de colaboração: Promover programas de aproximação e parcerias com a Academia, ONGs, setor público, engajamento e mobilização da comunidade local e sociedade civil, em projetos diretamente relacionados a água, envolvendo o maior número de atores possível para uma sensibilização efetiva ao tema da gestão responsável da água.

6.         Promover o engajamento da cadeia: Acompanhar as operações da cadeia de valor do negócio e seus impactos nos processos relacionados direta e indiretamente a água, com critérios estritamente definidos, incluindo o consumo de água por unidade de produção produzida.

7.         Reportar anualmente ações, metas e compromissos assumidos na Plataforma do Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica: Atualizar anualmente os dados e informações referentes aos projetos, ações e metas da empresa, definidos no momento inicial da adesão ao Compromisso, comprovando o comprometimento da empresa na busca por soluções para a segurança hídrica no Brasil.

8.         Impulsionar uma ação corporativa para construir uma comunidade de melhores práticas de ferramentas e recursos nos temas de gestão de bacias hidrográficas, reúso, agricultura.

  Mais notícias