Publicidade
Anuncie

Grandes expectativas para o American Coatings Show 2018

03/04/2018 - 15:04

Evento reunirá mais de 580 expositores de forte atuação em diversos países

O American Coatings Show 2018 (ACS), maior feira da América do Norte para a indústria de adesivos, selantes e revestimentos, reunirá diversos profissionais que desejam expandir seus conhecimentos sobre as últimas tendências tecnológicas para a indústria de revestimentos e construção como um todo. O evento será realizado entre os dias 10 e 12 de abril, no Indiana Convention Center, em Indianápolis (EUA). São esperados mais de 580 expositores, e 1.100 participantes.

Assim como nos anos anteriores, em paralelo ao evento haverá uma conferência técnica que contará com mais de cem artigos técnicos e apresentações de fornecedores de matérias-primas, acadêmicos e órgãos governamentais.

Grandes empresas, com forte atuação no Brasil, estarão presentes divulgando produtos de extrema importância para a indústria mundial de revestimentos, como AkzoNobel, Arkema, Lubrizol, Grupo MAST, Imerys, Solvay, Cabot, Momentive, Univar, Chromaflo, Netzsch, entre outras.

Uma das principais atrações do ACS é o espaço Product Presentation, onde os participantes têm a oportunidade de conhecer, com antecedência, as inovações na indústria de revestimentos. As apresentações e as demonstrações acontecem todos os dias. Amanda Beyer, diretora de eventos da Vincentz Network, acredita que o evento deste ano terá recorde de público. “Estamos muito satisfeitos em comemorarmos o sexto evento, pois a cada ano aumentamos o número de participantes. Desde que foi realizado pela primeira vez, em 2008, o evento não falhou em romper seus recordes de público. É sinal de que estamos no caminho certo.”

Confira algumas das novidades que os expositores vão apresentar no ACS 2018:

AkzoNobel Specialty Chemicals

A AkzoNobel Specialty Chemicals apresentará os produtos sílica coloidal Levasil, que melhora importantes funcionalidades em uma ampla gama de revestimentos à base de água, como resistência à sujeira e propriedades mecânicas, bem como as microsferas Expancel, usadas para superior elasticidade e refletância solar em revestimentos elastoméricos para lajes e telhados, que não armazenam calor, informa Isabela Santos Martinatti, engenheira de vendas. “No nosso estande estará presente Peter Greenwood, especialista em desenvolvimento de negócios, e Olof Sandin, engenheiro de aplicação, que irão falar sobre esses tópicos na conferência.”

Arkema / Coatex

A Arkema apresentará suas novas tecnologias e iniciativas de pesquisa das suas múltiplas unidades de negócios para o mercado de tintas, mantendo o seu compromisso contínuo com as necessidades e inovações dos seus clientes em todo o globo, destaca Eric Kaiser, presidente da Arkema Coating Resins para as Américas. “A Arkema Coating Resins produz uma gama em emulsões e resinas acrílicas, opacificantes, polímeros alquídicos, resinas poliéster oil free, hidroxiladas e para tintas em pó, além de aditivos para sistemas base solvente. A Coatex, produtora de soluções reológicas para formulações e processos à base de água, com as unidades Polímeros Técnicos, Sartomer Photocure Resins e Luperox Peróxidos Orgânicos, também estará no evento.”

A Arkema também estará presente nas sessões técnicas, com quatro trabalhos de pesquisa e de treinamento técnico. “O ACS 2018 permite à Arkema não só mostrar que está à frente com os resultados de suas iniciativas com seus clientes, mas também fortalecer e construir novos relacionamentos comerciais e técnicos”, afirma o presidente.

Birla Carbon

A Birla Carbon apresentará três áreas distintas de melhora de negro de fumo em sistemas de tintas, informa Leonardo Fernandes Luiz de Souza, coordenador de vendas SBB. “O primeiro terá relação com a próxima geração de negros de fumo com alta coloração, predominantemente mirando o mercado de tintas automotivas, mas com algumas outras aplicações mais amplas. A segunda área será nosso trabalho em tintas em pó, em como melhorar a performance do negro de fumo nesse segmento específico. Finalmente, a terceira área será focada em métodos para facilitar a dispersão dos negros de fumos para diversas áreas. Dividiremos testes feitos em nossos laboratórios, nos quais são facilitadas as condições para uma melhor dispersão.”

BYK-Chemie

A BYK-Chemie apresentará toda a nova tecnologia e tendência de aditivos 100% ecológicos, os chamados aditivos verdes, divulga Aurélio Rocha, gerente para América Latina. “Nosso portfólio de novidades brindará os clientes e formuladores com algumas novidades e surpresas, como, por exemplo, aditivos antiespumantes base óleo vegetal para tintas base água. Também vamos apresentar uma nova linha de espessantes uretânicos totalmente livre de COV, fato que poderá deixar as futuras formulações de látex acrílico 100% ‘verdes’. Além dessas novidades para sistemas base água vamos divulgar os aditivos totalmente sem solventes, para serem usados em tintas base solventes ou sem solventes e, portanto, proporcionando às tintas um teor de voláteis muito baixo.”

Cabot

A Cabot Corporation é um fornecedor confiável para a indústria de tintas, com produtos que permitem funcionalidades-chave para uma série de aplicações, garante Léa Sgai, gerente de marketing e serviços técnicos - Performance Chemicals. “Nossos aditivos especiais, incluindo negros de fumo, sílicas pirogênicas (Cab-O-Sil), aluminas pirogênicas (SpectrAl), dispersões aquosas de sílica e alumina pirogênicas (Cab-O-Sperse) e Aerogel, proporcionam um excelente desempenho numa ampla variedade de aplicações de tintas, incluindo tintas automotivas, industriais, arquitetônicas, marítimas e em pó.”

Cardolite

A Cardolite apresentará seu novo agente de cura (tipo emulsão) para revestimentos e tintas epóxi base água, revela Fernanda Tavares, vice-presidente de marketing. “O NX-8401 é completamente isento de solventes, tem baixa viscosidade e é facilmente reduzível em água, permitindo formulações de muito baixo e até 0% de COV. A excelente compatibilidade dele com várias dispersões de resina epóxi e sua grande habilidade de dispersar cargas e pigmentos com facilidade fazem com que os formuladores de pesquisa e desenvolvimento tenham uma maior latitude de trabalho para fazerem formulações epóxi base aquosa de alto desempenho.”

Fernanda também destaca que o NX-8401 foi desenvolvido para recobrimentos e tintas anticorrosivas com a propriedade de longo tempo de proteção do substrato. “Tintas e recobrimentos que utilizam o NX-8401 oferecem proteção superior à corrosão, mesmo com filmes de baixa espessura, oferecendo ótima adesão em vários tipos de substrato. Como benefícios adicionais do NX-8401 estão incluídos a maior retenção da cor e maior flexibilidade.”

Chromaflo

A Chromaflo Technologies demonstrará por que é especialista em colorantes e dispersões de pigmentos no American Coatings Show deste ano. “Os visitantes da Chromaflo poderão conferir os colorantes e softwares que destacam a abordagem integrada da empresa. Vamos apresentar as linhas Chroma-Chem 641 e Chroma-Chem 754. Vale ressaltar que podemos desenvolver uma solução personalizada para os desafios de cor e aparência dos nossos clientes”, destaca Gisele Ferreira, gerente de vendas - Brasil.

Croda

A Croda quebrará o paradigma ao abordar as demandas do futuro por meio de soluções sustentáveis e biodegradáveis, sem comprometer a performance dos materiais, conta Lygia Bruni, coordenadora de marketing para América Latina. “Acreditamos que a inovação deve ser impulsionada por esforços sustentáveis e responsáveis, e que juntos, podemos diferenciar o mercado de produtos finais com soluções de alto desempenho e com responsabilidade ambiental.”

A Croda lançará o desafio de como fazer formulações base água e emulsionar suas resinas, com sua linha de surfactantes alta performance, revela Lygia. “Nossos experts da área técnica irão apresentar no ‘Spotlight Talk’ surfactantes 100% de fontes renováveis e o impacto deles na indústria de tintas, e também como é possível melhorar revestimentos industriais com soluções 100% de origem biodegradável.”

Datacolor

A Datacolor mostrará um dispositivo ultraportátil de seleção de cores conectado ao bluetooth, o ColorReaderPRO, que fornece os fan decks das cores líderes do setor com um desempenho surpreendente, afirma Thiago Fatarelli, executivo de vendas Brasil. “Fácil de usar com um smartphone ou independente de outros dispositivos, ele armazena 10 mil cores e possui uma tela OLED para uso independente O aplicativo para celular ColorReader fornece tudo o que os pintores precisam para combinar cores, trabalhar com fan decks e criar paletas de cores nos smartphones iPhone ou Android. Integre o próprio aplicativo usando nosso kit de desenvolvimento de software (SDK).”

Fuji Silysia Chemical

Multinacional japonesa com mais de 85 anos de experiência na fabricação de sílicas especiais para tintas, a Fuji Silysia Chemical apresenta sua linha de sílicas para controle de brilho em sistemas UV 100% sólidos e a linha de sílicas hidrofóbicas para conferir características especiais em filmes curados, destaca Rene Minharro Alves, gerente de operações para América de Sul.

Grupo MAST

O Grupo MAST lançará o Spectro 2 Guide, da BYK Gardner, anuncia Marco Storel, CEO. “O novo espectrofotômetro Spectro 2 Guide representa a próxima etapa na evolução da medição das cores. Assim como seu antecessor, mede simultaneamente cor e brilho 60º. Completamente novo na detecção e quantificação de fluorescência, medindo como um fluorímetro com iluminantes monocromáticos. Os gráficos coloridos mostram os resultados fluorescentes na tela e os novos índices fluorescentes são calculados para fácil análise.”

Huntsman

A Huntsman Advanced Materials lançará o Ara Cool de cura rápida; endurecedor para aplicações em baixas temperaturas indicado para revestimentos de proteção em indústrias pesadas, anuncia Marcos Jaime, analista de marketing. “Foi desenvolvido em resposta para os desafios-chave da indústria de tintas; incluindo a necessidade de cura rápida em baixas temperaturas (entre 0°C e 10°C) e baixo índice de COV. Ara Cool de cura rápida apresenta excelente acabamento de superfície e propriedades de adesão, além de ótimas propriedades anticorrosão. Com essas características, permite aos formuladores processos mais rápidos em clima frio ou instável, aumentando a produtividade ao ampliar períodos de aplicação para estações de baixa temperatura, evitando quebras na programação.”

Imerys

A Imerys, líder global em soluções minerais, oferece desempenho comprovado, flexibilidade de formulação e valor agregado para as indústrias de tintas e revestimentos, afirma Alice Grimes, gerente de comunicação de mercado e regulamentação. “Durante o evento, estarão presentes nossas equipes multiminerais, Imerys Carbonatos, Filtração, Caulim e Aditivos de Performance. Nossos produtos em destaque incluem: Duramite, Hydrite SB 100, NeoGen 2000, NYAD M 400, Socal UP, Suzorite 325-G e XCS-Carb. Cada um de nossos produtos oferece propriedades específicas e benefícios da aplicação para as formulações de tintas e revestimentos.”

Italtinto

A próxima geração de dispensadores, agitadores e misturadores da Italtinto é inspirada por suas raízes italianas. “Nossos produtos oferecem recirculação e uma melhor homogeneização para os mais diversos corantes base água ou solventes complexos. O resultado é um excelente tempo de vida útil da máquina. Projetado para lidar com os mais difíceis corantes, os nossos produtos são desenvolvidos exclusivamente com dispensação direta, sem a necessidade de os corantes passarem por mangueiras, que podem sofrer ressecamento”, informa Terry Newton, vice-presidente executivo.

Conhecida na indústria há muitos anos por sua liderança, a Italtinto é uma das líderes mundiais na fabricação de dispensadores e máquinas tintométricas, ressalta Newton. “Temos uma abordagem inovadora para ajudar nossos clientes a ‘imaginar e inventar’ o seu futuro, e fazer o negócio decolar.”

Lanxess

A empresa especializada em produtos químicos Lanxess apresentará uma ampla gama de produtos e serviços para a indústria de tintas na edição de 2018 da ACS. “A unidade de Pigmentos Inorgânicos (IPG) apresentará a nova linha de pigmentos de óxido de ferro na cor vermelha. As novas grades, Bayferrox 510, Bayferrox TP 5278 e Bayferrox TP 5279, satisfazem a demanda por tonalidades mais amarelas dos pigmentos vermelhos. Eles são produzidos pelo processo de Ningbo, um método de fabricação excepcionalmente sustentável baseado em tecnologia patenteada, que atende aos padrões ambientais mais rigorosos. Em termos de desempenho, as novas tonalidades de vermelho atendem aos altos padrões da conhecida marca Bayferrox e oferecem benefícios únicos para produtores de tintas e revestimentos”, destaca Hans-Peter Baldus, vice-presidente - Head of IPG Americas Inorganic Pigments Group. 

Lonza

A Lonza continua a inovar, proporcionando aos seus clientes sistemas de preservação de alto desempenho que atendem ao ambiente regulatório em evolução, informa Hemsley Murray, marketing global para paint & coatings. “Os preservativos Proxel BZ Plus e Proxel LS da Lonza são formulações sem MIT e oferecem proteção robusta em longo prazo, para preservar os produtos e a reputação de nossos clientes.”

Lubrizol

A Lubrizol apresentará suas últimas inovações tecnológicas utilizando realidade aumentada e interativa. “Algumas inovações são: Aptalon - tecnologia de poliuretano poliamida; Solsperse - hiperdispersante base água; Carboset - resina acrílica; PowderAdd - cera micronizada de efeitos acetinado e texturizado; Lanco - cera micronizada que entrega eficiência na redução do brilho ao mesmo tempo em que fornece resistência ao risco”, destaca Sergio Renato Yai, gerente de marketing para América Latina - Performance Coatings.

Os especialistas da Lubrizol farão duas apresentações: “Design of Pigment Dispersants for High Performance Applications” e “Aesthetic Value in Polyamide-Based Polyurethane Coatings”. “Haverá também outras quatro apresentações de produtos inovadores, como o Aptalon M8100 (dispersão poliuretânica base água e autorreticulante); Solsperse W100 (dispersante multipropósito); Carboset CR-3100 (resina acrílica de baixo COV); PowerAdd 9566 e 9533 (tecnologia diferenciada de pós-adição para tinta em pó)”, ressalta Yai.

Momentive

A Momentive apresentará uma série de produtos, incluindo o silicone à base de água CoatOSil DRI e o silano CoatOSil MP 200, anuncia André Danc, gerente de marketing de Silanos na América Latina. “O primeiro é uma emulsão de silicone, que ajuda a reduzir a absorção de água e a melhorar a resistência UV em tintas e revestimentos de tecnologia com base aquosa. Sua estrutura química inovadora permite ao produto superar as dificuldades de combinação de silicone com emulsões orgânicas e melhorar as propriedades de hidrofobicidade e alongamento quando usado como co-binder com látex acrílicos. Já o silano CoatOSil MP 200 ajuda a reduzir significativamente as emissões de metanol, na comparação com os silanos epóxi monoméricos, podendo ser utilizado em sistemas solvente e à base de água. O produto promove a adesão por meio da sua capacidade de reagir com várias funcionalidades orgânicas e substratos inorgânicos.”

Netzsch

A Netzsch terá três grandes lançamentos em equipamentos. “O Epsilon é um dispersor em linha que trabalha concomitantemente com a dosagem de pós e líquidos num sistema a vácuo. É um equipamento compacto que produz dispersões homogêneas de qualidade por meio de um processo contínuo. O segundo equipamento é o Discus Vantage, que se destaca por seu excelente custo benefício para a indústria de tintas decorativas e industriais”, informa Giuliano Albiero, diretor geral.

O terceiro equipamento, o moinho NEOS, é a evolução do sistema Zeta, com maior introdução de energia, permitindo o uso de esferas de menor diâmetro e com maior capacidade, proporcionando melhor qualidade do produto final em menos tempo, destaca Albiero. “O novo desenho deste equipamento possibilita maior introdução de energia, podendo introduzir até 100% da energia nominal do motor instalado no equipamento ao sistema de moagem, bem como a utilização de esferas de diâmetros entre 0,1 e 0,8mm, isso combinado a um eficiente sistema de refrigeração”, ressalta Albiero.

Nitro Química

A Nitro Química levará suas inovadoras soluções. “O portfólio, integrado recentemente com a Alchemix Corporation, subsidiária da companhia brasileira, busca auxiliar os clientes em demandas específicas. Além da linha NQ Cotton, amplo portfólio de nitrocelulose industrial no formato algodão, serão destaque: linhas NQ Solve, que consiste em soluções personalizadas para que clientes formulem imediatamente vernizes e bases; NQ System, que visa otimizar a produtividade do cliente na produção de tintas, vernizes, adesivos e diversos processos de fabricação de soluções químicas incorporando plastificantes ou aditivos em soluções; NQ System+, que engloba sistemas intermediário de resinas para a formulação de tintas de alto desempenho; e NQ Prisma, que oferece o máximo desempenho técnico para produtos que precisam de ingredientes mais nobres e certificações especiais”, revela Felipe Subtil, gerente de marketing.

Olin

A Olin apresentará uma nova geração de resinas epóxi sólidas que cumprem com as mais rigorosas legislações de conteúdo de orgânicos voláteis (COV), minimizando a flamabilidade e riscos à saúde, porém mantendo o mesmo desempenho das resinas epóxi tradicionais de alto COV.

A Olin também fará uma apresentação sobre um novo sistema epóxi com 100% sólidos para pinturas de tubulações industriais de cura ambiente, com melhor desempenho em ambientes industriais agressivos. Ainda nesta área, haverá outra apresentação mostrando novas resinas epóxi de baixa viscosidade (LVE), que promovem alta flexibilidade de formulação e alto desempenho, além de cumprir com todas as regulamentações ambientais. Esses trabalhos demonstram o comprometimento da empresa com a geração de soluções de sistemas epóxi que atendam às necessidades atuais e futuras de seus clientes.

Percolore

A Percolore levará ao evento tecnologias e equipamentos para revolucionar o mercado de cores dos EUA, conta Leandro Tomaz, diretor comercial. “Os sistemas da Percolore permitem que o matiz de cores seja otimizado para alcançar a máxima precisão e consistência, além da reduzir os custos de produção. ONE - 8 (Eco) é concebida para substituição dos dispensadores manuais. Possui tamanho compacto para economizar espaço e produção de alta velocidade (até 1500 ml/ min.). É a dosadora automática mais econômica do mercado, permitindo aos varejistas de baixo volume agilizarem suas operações de tintometria com rápido retorno do investimento.”

Já a Kubo Lab é uma dosadora para dispensas mínimas com alta precisão, e economia de até 100% em purgas, informa Tomaz. “Temos também a Kubo/ Max/ Maker - uma solução unificada para pontos de venda com alto volume de produção. Com a dispensa de cinco colorantes simultaneamente, com capacidade de até 3000ml / minuto, de porte pequeno, podendo ser expandido para acomodar até 32 latas.”

Provedell

A Provedell estará presente no ACS 2018, por meio de seu diretor, Ricardo Provedel, com o principal foco em M&A. “Nosso principal objetivo no evento é o desenvolvimento de novas oportunidades para investidores no mercado de tintas, tintas de impressão; e de fabricantes e distribuidores de matérias-primas para aquelas indústrias”, informa Provedell.

A Provedell entende que há ainda muitas oportunidades de fusões e aquisições de empresas brasileiras e, por outro lado, há muito interesse de empresas estrangeiras de participar do mercado no Brasil, divulga Provedell. “Nossa experiência em desenvolver esse tipo de atividade proporciona ao acionista da empresa brasileira um suporte completo num processo de M&A e também ao investidor multinacional, o que nos credencia a concretizar novos negócios no nosso país. Entendemos que a credibilidade, confidencialidade e experiência como gestor de empresas multinacionais é que tem feito dessa nossa atividade um sucesso nas conquistas de novos negócios às empresas brasileiras e às multinacionais.”

Silberline

A Silberline é líder mundial no design e desenvolvimento de pigmentos de efeito metálico, segundo Ubirajara Kormanski, gerente comercial. “Do automóvel aos plásticos e às tintas de impressão, temos os produtos certos para trazer esse apelo visual especial para sua aplicação. Introduzimos recentemente nossa série Sparkle Silver Elite, juntamente com novas adições à linha de revestimentos em pó Silbercote, e em resposta aos pedidos de nossos clientes para efeitos cada vez mais finos e brilhantes.”

Solvay

As novas soluções desenvolvidas para o mercado de tintas e revestimentos são os destaques da Solvay Novecare. “Nossos lançamentos são: Sipomer PAM 600, um novo promotor de adesão; Rhodoline WA 265N, um novo agente de dispersão de pigmentos; Rhodoline OTE 600, um novo aditivo de tempo aberto; e Rhodoline CL 3101, um novo agente de coagulação, livre de COV (compostos orgânicos voláteis) para pinturas arquitetônicas à base de água”, revela Kátia Braga, diretora de Coatings e Industrial Markets para a América Latina.

A empresa também promove sua ampla gama de monômeros especiais, emulsionantes e aditivos de desempenho para revestimentos arquitetônicos e industriais, adesivos e mercados de tintas, conta Katia. “Na área de discussões técnicas, a Solvay Novecare apresentará papers específicos para o segmento, incluindo ‘Soluções de alto desempenho para binders, tintas e colorantes’.”

Thor

A Thor é líder mundial na tecnologia de biocidas, e sua marca Acticide já está amplamente estabelecida na indústria de tintas e revestimentos, declara Rodney Rees, gerente técnico - Biocidas Industriais. “Vamos apresentar conceitos inovadores, como conservantes com ação sinérgica e novas soluções de preservação para atender às últimas limitações regulatórias na Europa, bem como as já bem estabelecidas e comercializadas composições biocidas de filme seco encapsuladas da linha Acticide AMME.”

Por meio de múltiplas fábricas de síntese, a Thor disponibiliza inovações técnicas únicas que oferecem oportunidades não disponíveis aos formuladores, destaca Rees. “A Thor é a única fabricante de isotiazolinonas nas Américas, dando-lhe uma posição única e estratégica na região. Nossa ampla gama de serviços técnicos e o suporte regulatório complementam o nosso portfólio de produtos para o mercado de tintas e revestimentos.”

Univar

A Univar conta com um time de especialistas dedicados, serviços e amplo portfólio de produtos, e apresentará na feira soluções inovadoras que irão acelerar o sucesso de seus clientes do mercado de tintas e adesivos, por meio do aprimoramento de performance e otimização do custo total das fórmulas, afirma Luis Machado Oliveira, gerente de marketing CASE - Brasil. “Alguns dos destaques são: AMP-95 da Angus, aditivo neutralizante multifuncional com atuação também como codispersante de pigmentos, proporcionando ótima estabilidade e com boa compatibilidade com outros componentes da fórmula, como biocidas; e o Dowsil 700 P, um aditivo livre de tolueno que atua na dispersão de TiO2, apresentando ótima resistência à temperatura e ao amarelamento.”

Vencorex

A Vencorex participará pela quarta vez do ACS 2018. “Vamos promover os produtos da linha Tolonate e Easaqua - um amplo range de isocianatos para coatings de PU, incluindo formulações sustentáveis para o meio ambiente. A Vencorex também apresentará a sua última inovação: o Easaqua X D 870, uma combinação única da tecnologia Easaqua, com derivados de HDI e IPDI”, revela Sandrine Nabet, gerente de comunicação e marketing da Vencorex França.

  Mais notícias