Wana Química

Novo Hamburgo sedia Fórum Paint & Pintura

05/04/2018 - 13:04

Cumprindo sua missão de fomentar o conhecimento nas várias regiões do País, evento chega ao Sul com casa lotada para apresentação das mais recentes inovações do setor

Sempre prestigiado com a presença maciça de profissionais do setor (119 inscritos), o 35º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e gestão em Tintas - Região Sul - teve início hoje (05) pela manhã no Locanda Hotel, localizado na rua Wendelino Henrique Klaser, 35, Novo Hamburgo (RS), e tem o patrocínio de importantes empresas, como Eastman, Elementis Specialties, Grupo MAST, IMCD, MCassab, Rudnik, Stahl, UnivarCarbono.

Na abertura do evento, a palestra plenária “Retorno sobre Investimento e tintas no Brasil - Atratividade dos Segmentos e o futuro” levou ao público casos de sucesso atual de indústrias brasileiras e seu retomo  real  sobre investimentos  em vários segmentos. Baseado no atual cenário da indústria de tintas do Brasil e as projeções para 2022, foram discutidas as previsões de retorno sobre investimento com várias alternativas de direcionamento. O palestrante Francisco Racz, sócio da Racz, Yamaga & Associates, tem mais de 40 anos de experiência no segmento de tintas e correlatos na América Latina.

Em seguida, a Univar mostrou muitas novidades durante a palestra "Resinas de última geração: aprimorando revestimentos industriais protetivos e de alta temperatura", com os palestrantes Viviane Stivaletti, gerente Field marketing da Univar, Fernando Silva, business manager América do Sul da Sandland, e Everton Marion, specialty chemicals TS&D da Dow. Os revestimentos industriais seguem em evolução e é necessária atenção dos fabricantes para a incorporação de novas tecnologias às formulações, obtendo a melhor relação possível entre desempenho e custos. O uso das mais recentes tecnologias desenvolvidas em resinas abre novas possibilidades para a adição de diferenciais competitivos e economia em processos e custo total dos revestimentos, aumentando a competitividade no mercado a longo prazo. Foram apresentados lançamentos globais, como as novas resinas de silicone base água da Dowsil, emulsões de silano-siloxano elastomérico que formam filme de alta flexibilidade e estabilidade ao calor para revestimentos de alta temperatura, além da nova resina acrílica hidroxilada da Synres com aplicação DTM e com ótimas propriedades anti-corrosivas, bem como as resinas acrílicas e híbridas da DSM com altíssima resistência ao intemperismo, incluindo tecnologias que permitem a redução significativa de custos com energia no processo de aplicação do revestimento.

A Eastman apresentou a palestra "Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais", com Marcos Basso, gerente de Desenvolvimento de Mercado. Nesta palestra a empresa mostrou, além de seus coalescentes de alto desempenho, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC, aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

Com o tema “Oxitive, exclusiva tecnologia umectante amigável ao meio ambiente”, Jaqueline Barnê, TS&D Paints & Coatings da Oxiteno, e Ana Amélia Horta, coordenadora de desenvolvimento de produtos da MCassab, apresentaram ao mercado a linha Oxitive, composta por umectantes isentos de nonilfenol etoxilado, ideais para o mercado de tintas base água e concentrados de pigmentos. Reduzindo a tensão superficial do meio, Oxitive otimiza sua penetração em agregados e aglomerados de pigmentos, reduzindo a viscosidade da formulação em baixas dosagens.

Na última palestra da manhã, a Elementis Specialties apresentou a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Dessa forma, na palestra: “Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em tintas decorativas”, ministrada por Carlos Ramiro, gerente de Aplicações América do Sul, por meio da vasta experiência acumulada, foram apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a empresa possui.

Palestras da tarde

A Rudnik abrirá os trabalhos do período da tarde, falando sobre “Soluções Arkema para revestimentos de alto desempenho”, com Ricardo Leonardi, vendedor técnico. Dentre as diversas linhas de produtos da Arkema, serão destacados os aditivos funcionais Crayvallac, especialmente projetados para conferir à cada formulação uma vantagem competitiva. Leonardi mostrará que os requisitos de desempenho em revestimentos técnicos têm evoluído de acordo com as exigências do mercado, cada vez mais buscando alta performance e soluções diferenciadas para atender a diferentes segmentos, como manutenção industrial, pintura automotiva, revestimentos protetivos, marítimos e acabamentos para madeira.

Na sequência, a Stahl vai abordar "Polimeros de alta performance e suas aplicações no mercado de tintas gráficas e industriais", com Fernando Guirau Parra, Latam business manager. Na oportunidade, serão mostrados os principais polímeros transformadores para o mercado gráfico, abordando o desempenho melhorado nas formulações. Serão abordados os polímeros acrílicos, formadores de filme, que proporcionam adesão excelente sobre superfícies metálicas, tornando-as perfeitas como revestimento anticorrosivo; uma resina fosca livre de compostos orgânicos voláteis (VOC) que providencia um brilho muito reduzido e excelente resistência química; além de inovações no mercado de dispersões poliuretânicas para o mercado de pisos e revestimentos especiais.

Em seguida, o Grupo MAST dará continuidade aos trabalhos com a apresentação “Controle de Qualidade - Hoje e o Futuro, com Marco Storel, CEO do Grupo MAST.

Após uma parada para o café e networking, Flavia Zangrandi, gerente de produtos da IMCD, e Ana Paula Alonso Cardoso, assistente técnica para tintas e revestimentos da Covestro,farão a apresentação “IMCD, inovando o mercado de tintas, traz Covestro com a palestra: Poliuretanos e Poliaspárticos - Eficiência e vantagens dos sistemas de baixo VOC”. Que tal oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação? E lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho? Ou mesmo um sistema de alto sólidos com secagem em menos de 2 horas? As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são alternativas de alta eficiência para cada substrato e seus requerimentos. A apresentação visa esclarecer mais sobre acrílicas base água hidroxiladas e auto reticuláveis, dispersões poliuretânicas e sistema poliaspártico de altíssimos sólidos.

Encerrando os trabalhos, Sérgio José Gomes Filho, sócio da Praxis Consulting e professor do Ibmec para altos executivos em programas de liderança vai proferir a palestra “A importância da Inovação para os Negócios”. Atualmente, muitos líderes se perguntam como devem se preparar para um futuro cada vez mais competitivo. Assim, serão explorados caminhos para estimular as inovações dentro das organizações através da liderança.  Desde 2004, Gomes Filho atua em projetos de liderança para grandes empresas, conduzindo programas de Team Building no México, Argentina e Alemanha. Formado em Administração pela ESPM, MBA em Administração pela FGV, com certificação internacional em Coaching pelo College of Executive Coaching California/EUA e pelo ICI, possui certificado em “Leading Organizational Change” pela Wharton School e em Transformação Cultural pelo Barrett Values Centre - Inglaterra.

  Mais notícias