Publicidade
Anuncie

Lanxess recebe certificação ambiental por planta sustentável

08/05/2018 - 15:05

O governo chinês entregou o selo de “National Green Plant” para a planta de Ningbo por seu alto grau de padrões ambientais

A empresa de especialidades químicas Lanxess recebeu recentemente do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da República Popular da China o certificado “National Green Plant” para sua unidade de produção em Ningbo. A planta de Ningbo está localizada na zona de desenvolvimento econômico e tecnológico de Ningbo (NPETD), um parque químico de nível nacional que ocupa o terceiro lugar na China.

O certificado “National Green Plant” é um elemento fundamental do “Sistema de Produção Sustentável” da China, que visa acelerar o desenvolvimento industrial, mantendo altos padrões ambientais. Este selo de qualidade será concedido a apenas mil empresas que demonstrarem um claro compromisso com a sustentabilidade em seus respectivos setores, implementando tecnologia de ponta e práticas ecologicamente corretas em suas instalações de produção. “Nossa planta em Ningbo estabelece uma referência para todo o setor e alcançou resultados excepcionais, especialmente em função da baixas emissões e de seu consumo de energia reduzido por tonelada de produto”, diz Holger Hüppeler, líder da unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos da Lanxess.

Em sua moderna unidade de produção certificada na China, a Lanxess instalou o recém-desenvolvido processo produtivo “Ningbo Process”. Esse processo de produção é baseado em tecnologia patenteada e garante a produção mais ecológica de óxidos de ferro sintéticos vermelho-amarelados na Ásia. Em comparação com os métodos de produção tradicionais, esse processo produz significativamente menos óxido de nitrogênio, incluindo óxido nitroso, um gás extremamente prejudicial. Além disso, as emissões remanescentes de gases de efeito estufa são totalmente purificadas por equipamentos de pós-tratamento altamente eficientes. “Assim, a Lanxess faz uma contribuição mensurável para o meio ambiente. O óxido nitroso não filtrado é gerado pelo processo de produção Penniman para pigmentos de óxido de ferro vermelhos na China, representando o equivalente a 7,6 milhões de toneladas de CO2 por ano. Se todas as instalações de produção utilizassem nosso Ningbo Process, a redução desse gás de efeito estufa equivaleria ao total de emissões anuais de 300.000 domicílios chineses de CO2", explica Hüppeler.

De acordo com o plano

Em seu décimo terceiro plano (2016-2020), a China promove as energias renováveis e a melhor utilização dos recursos para reduzir a poluição ambiental. O objetivo do governo é impulsionar o “Sistema de Produção Sustentável” na direção do programa de modernização industrial “Made in China 2025” para alcançar as principais nações industriais nos próximos anos. Por exemplo, condições ambientais mais rigorosas devem levar a uma redução de 22% nas emissões de CO2, uma redução de 18% no consumo de energia e uma redução de 23% no consumo de água doce. As principais emissões de poluentes industriais (SO2, NOX, CSB) devem diminuir em 20% até 2020.

Para atingir esses objetivos, o MIIT lançou o programa de certificação “National Green Plant” em abril de 2017. Como pré-condição, as empresas que se inscrevem para a certificação devem cumprir os regulamentos de proteção ambiental, segurança e economia de energia e devem estar livres de acidentes por um período de tempo definido. A comissão de Economia e Informação verifica as inscrições e recomenda aquelas que se destacam para o MIIT, que conduz a uma avaliação final. No processo de qualificação de 2018, apenas 460 empresas passaram pelos testes preliminares realizados pela comissão local de Economia e Informação e tiveram suas inscrições encaminhadas ao Ministério para avaliação final.

A Lanxess se destaca no setor

Na próxima etapa, as empresas inscritas precisam comprovar seu papel de liderança na definição dos mais altos padrões ambientais em seus setores. Até o momento, apenas 200 empresas receberam o certificado em 2018. "A planta da Lanxess em Ningbo qualificou-se para a certificação, cumprindo os altos padrões na íntegra. Ou seja, mais que apresentar total conformidade com o conjunto de leis e regulamentos da China, nosso consumo de energia e emissões de poluentes e CO2 são muito inferiores à média da indústria. Além disso, o consumo de recursos por tonelada de produto também é o mais baixo da indústria chinesa de óxido de ferro”, enfatiza Hüppeler.

Além do reconhecimento fortalecido, os benefícios para as empresas certificadas com o “National Green Plant” incluem empréstimos facilitados e aprovação para novos projetos, bem como menos inspeções oficiais. "Até hoje, mundialmente, também somos o primeiro e único produtor de óxido de ferro a receber a certificação National Green Plant", acrescenta Hüppeler. "Isso nos coloca à frente de nossos concorrentes, já que outras empresas precisarão desenvolver um projeto mais adequado para suas instalações ou processos, com relação à sustentabilidade e melhorar as medidas de proteção ambiental se quiserem ter sucesso na China a longo prazo", disse o gerente da unidade de negócios.

A Lanxess Pigmentos Inorgânicos é o maior produtor de óxido de ferro do mundo e um dos principais produtoras de pigmentos inorgânicos à base de óxido de cromo. A empresa conta com plantas em Krefeld-Uerdingen (Alemanha), Porto Feliz (Brasil), Starpointe Burgettstown (EUA), Branston (Reino Unido), Vilassar de Mar (Espanha), Sydney (Austrália) e Xangai e Ningbo (China). A unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos faz parte do segmento Performance Chemicals da Lanxess, que atingiu um faturamento de € 1,44 bilhões em 2017.

  Mais notícias