Wana Química

Londrina recebe Fórum Paint & Pintura

14/06/2018 - 14:06

Evento chega ao Estado do Paraná com as mais recentes inovações do setor em gestão e tecnologia

O 36º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e gestão em Tintas - Região Sul - teve início hoje (14) pela manhã, no Blue Tree Premium Londrina, na Av. Juscelino Kubitscheck, 1.356, Centro, em Londrina (PR), e conta com o patrocínio de importantes empresas, como Adexim-Comexim, Brenntag, Eastman, Elementis Specialties, Grupo MAST, IMCD, Wacker e Rudnik.

Na abertura do evento, a palestra plenária “Retorno sobre Investimento e tintas no Brasil - Atratividade dos Segmentos e o futuro” levou ao público casos de sucesso atual de indústrias brasileiras e seu retomo  real  sobre investimentos  em vários segmentos. Baseado no atual cenário da indústria de tintas do Brasil e as projeções para 2022, foram discutidas as previsões de retorno sobre investimento com várias alternativas de direcionamento. O palestrante Francisco Racz, sócio da Racz, Yamaga & Associates, tem mais de 40 anos de experiência no segmento de tintas e correlatos na América Latina.

Em seguida, a Elementis Specialties apresentou a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Dessa forma, na palestra: “Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em tintas decorativas”, ministrada por Carlos Ramiro, gerente de Aplicações América do Sul, por meio da vasta experiência acumulada, foram apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a empresa possui.

A Eastman apresentou a palestra "Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais", com Marcos Basso, gerente de Desenvolvimento de Mercado. Nesta palestra a empresa mostrou, além de seus coalescentes de alto desempenho, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC, aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

Na sequência, Flavia Zangrandi, gerente de produtos da IMCD, e Ana Paula Alonso Cardoso, assistente técnica para tintas e revestimentos da Covestro,fizeram a apresentação “IMCD, inovando o mercado de tintas, traz Covestro com a palestra: Poliuretanos e Poliaspárticos - Eficiência e vantagens dos sistemas de baixo VOC”. Que tal oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação? E lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho? Ou mesmo um sistema de alto sólidos com secagem em menos de 2 horas? As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são alternativas de alta eficiência para cada substrato e seus requerimentos. A apresentação visou esclarecer mais sobre acrílicas base água hidroxiladas e auto reticuláveis, dispersões poliuretânicas e sistema poliaspártico de altíssimos sólidos.

"A tecnologia do silicone: resinas resistentes a altas temperaturas e novos aditivos para sistemas aquosos" foi o tema da palestra de Sergio Santos, especialista técnico ACES da Brenntag. Atenta às necessidades do mercado e buscando sempre inovações, a Brenntag apresentou a nova tecnologia de resinas de silicone base água, oferecendo ao mercado uma nova opção de aplicação para sistemas resistentes a altas temperaturas, além do consagrado sistema base solvente. Apresentou também novos aditivos com efeito e desempenho diferenciado, oferecendo aos formuladores opções de produtos de performance em sistema aquoso.

Palestras da tarde

A Rudnik abrirá os trabalhos do período da tarde, falando sobre “Soluções Arkema para revestimentos de alto desempenho”, com Ricardo Leonardi, vendedor técnico. Dentre as diversas linhas de produtos da Arkema, serão destacados os aditivos funcionais Crayvallac, especialmente projetados para conferir à cada formulação uma vantagem competitiva. Leonardi mostrará que os requisitos de desempenho em revestimentos técnicos têm evoluído de acordo com as exigências do mercado, cada vez mais buscando alta performance e soluções diferenciadas para atender a diferentes segmentos, como manutenção industrial, pintura automotiva, revestimentos protetivos, marítimos e acabamentos para madeira.

A palestra da Wacker química abordará "Dispersões Vinnapas e Primis para tintas e revestimentos de alto desempenho". Superfícies resistentes à sujeira, fáceis de limpar e cuidar. Revestimentos de baixo odor e baixo VOC. Um destaque deste ano da Wacker são as novas soluções para tratar as superfícies de forma a aumentar sua resistência à sujeira. Por causa da sua composição especial, a dispersão Primis SAF 9000 é, ao mesmo tempo, oleofóbica e hidrofóbica, protegendo a película de tinta das mais diversas manchas - de café a lápis de cor, passando por vinho tinto. A adição de 10% a 20% da dispersão em relação ao ligante principal possibilita que a sujeira possa ser removida da parede com uma esponja comum. Outro destaque é a linha de dispersões Vinnapas VAE, indicada para tintas e revestimentos com baixo odor e baixo VOC. O formulador tem a opção de reduzir o teor de coalescente da formulação sem que isso prejudique a formação de filme e resistência à lavabilidade.

Washington Yamaga, Sócio fundador da Rácz, Yamaga & Consultores Associados, fará na sequência a palestra "A Digitalização na industria de tintas: complexa mas essencial". A digitalização tem impactado diversos processos em muitas áreas de negócios e em tintas não estaria diferente. A RY discute uma visão global da digitalização na indústria de tintas apontando possíveis decisões prioritárias na implementação em mercados como o Brasil.

Conselheiro em diversas empresas do setor Químico, Yamaga é especialista em Marketing, Vendas & Tecnologia para mercado de Tintas, Químicos, Automotivo e Efluentes Industriais, com extensa experiência como executivo principal em multinacionais, incluindo DuPont, Akzo Nobel, PPG e outras empresas na América do Sul

A Adexim-Comexim vai participar do evento com a palestra “Sistemas anticorrosivos”, onde Lilian Furlan, gerente técnica-comercial, apresentará as novas tecnologias da SNCZ / França - líder mundial em desenvolvimento de anticorrosivos, com abordagem a partir dos cromatos altamente tóxicos, mas muito eficientes, até as linhas de fosfatos de zinco modificados, polifosfatos, terras alcalinas, as opções à base de sílica para aplicação coil coating, e os anticorrosivos ecológicos. Abordará os flocos de vidro da GlassFlake / Inglaterra, na função de barreira anticorrosiva, barreira à umidade e gases, principalmente em aplicações de revestimento interno e com alta durabilidade, de tanques de armazenamento de petróleo cru, de alta acidez. Avanços na exclusiva tecnologia da GlassFlake permitem a produção de flocos de vidro mais finos, consistentes e uniformes. Outras aplicações do GlassFlake também serão destaque. Também será apresentada a linha de inibidores de corrosão líquidos, aditivos anti ferrugem da representada Labema / França, com as linhas com nitrito, sem nitrito e as alternativas ecológicas. A empresa está introduzindo com exclusividade uma emulsão alquídica média em óleo e modificada com poliuretano da representada Worlée / Alemanha, que possui alta resistência, brilho, dureza e estabilidade na estocagem para aplicação interior e exterior. Da linha de materiais produtivos e equipamentos, serão abordadas as esferas de moagem Silibeads / Alemanha, bem como os equipamentos para controle de qualidade de fabricação da Adexim-Comexim, de acordo com normas internacionais.

Encerrando os trabalhos, Sérgio José Gomes Filho, sócio da Praxis Consulting e professor do Ibmec para altos executivos em programas de liderança vai proferir a palestra “A importância da Inovação para os Negócios”. Atualmente, muitos líderes se perguntam como devem se preparar para um futuro cada vez mais competitivo. Assim, serão explorados caminhos para estimular as inovações dentro das organizações através da liderança.  Desde 2004, Gomes Filho atua em projetos de liderança para grandes empresas, conduzindo programas de Team Building no México, Argentina e Alemanha. Formado em Administração pela ESPM, MBA em Administração pela FGV, com certi?cação internacional em Coaching pelo College of Executive Coaching California/EUA e pelo ICI, possui certi?cado em “Leading Organizational Change” pela Wharton School e em Transformação Cultural pelo Barrett Values Centre - Inglaterra.

Ao Final do evento, o Grupo MAST fará um sorteio de 3 kits de brindes da BYK e 4 kits da Q.Lab.

  Mais notícias