Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura retorna à Joinville (SC) com sucesso

15/06/2023 - 15:06

100 profissionais da região se inscreveram para saber das novidades em produtos e serviços, e assistir aos painéis que vão debater problemas e soluções da atualidade do setor de tintas

O 64º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas volta a ser realizado em Joinville (SC) e está acontecendo hoje (15), no Bourbon Joinville Convention Hotel. O evento tem o patrocínio de importantes empresas do setor, como BASF, Caldic, Covestro, Dynatech, SQ QuímicaBomix, além do apoio da Rácz, Yamaga & Associates e da W2S Consultoria.

Muitos profissionais da região lotaram o espaço para assistir ao evento, que teve sua abertura pela manhã com os consultores Francisco Racz e Washington Yamaga, sócios-fundadores da Rácz, Yamaga & Associates. Muito se fala das incertezas nas projeções de crescimento do mundo ocidental, para os próximos anos. Os vários países inclusive da América do Sul enfrentarão cenários distintos, e até conflitantes. No Brasil, as perspectivas do mercado de tintas têm sido conservadoras. Quais deverão ser as prioridades para as empresas vencedoras? Criatividade e inovação farão parte deste ambiente? Sustentabilidade e produtividade deverão ser prioridades? Para saber das probabilidades dos novos cenários e entender como as empresas estão reforçando o planejamento e o gerenciamento da indústria de tintas, os participantes puderam assistir a palestra “2023 - 2027 em Tintas e a Arte de Planejar nos anos de incertezas e de oportunidades”, proferida pelos sócios-fundadores da Rácz, Yamaga & Associates) na abertura do encontro.

Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, apresentou várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira, em sua palestra “Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção”, ministrada por Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam.

Em sua palestra, Sergio Rubio, gerente técnico da Caldic no Brasil, apresentou a tecnologia de fibras sintéticas fibriladas como alternativa aos modificadores reológicos convencionais, destacando suas propriedades e principais vantagens em relação a esses produtos. Além do desempenho como modificadores reológicos, os aditivos de performance Short Stuff trazem melhorias nas propriedades mecânicas em algumas aplicações, apresentam reologia consistente e sua efetividade não depende do meio em que são utilizados.

Em seguida, a Dynatech apresentou as tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). Foram apresentados os produtos: Dynamix / Dynatrend - Colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda); DynaTint - Linha completa de Concentrados de Pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant); e Dynaspers - Dispersões Pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant). O palestrante foi Robert Girodo Zilinski, da área de Desenvolvimento de Pigmentos

Completando 12 anos de atuação no mercado de distribuição de especialidades químicas para o mercado de tintas, a SQ Química encerrou os trabalhos da manhã, apresentando sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas com Rafael de Moraes Santos, diretor técnico da empresa. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para o mercado de tintas gráficas e industriais. Durante o fórum, a apresentação foi voltada para trabalhos técnicos em aditivos para tintas para piso com foco em sistema epóxi; sílicas fosqueantes para sistema UV e UV-LED, podendo ser aplicado, também, a mesma metodologia, em sistemas aquosos e solvente; além de todas as novidades, soluções e tendências das aplicações UV-LED, como tintas de impressão, Impressão 3D e esmaltação em gel para unhas. O UV-LED é uma tendência mundial e combina diferentes benefícios, como a economia de energia e a possibilidade de trabalhos mais personalizados. Concluindo com a nova tendência no mercado de tintas industriais com foco em alta performance em sistemas repelentes à água.

Palestras da tarde

Abrindo os trabalhos da tarde, lideranças das indústrias de tintas industriais vão participar de um debate onde, entre os assuntos, serão abordados o que mudou no setor de tintas nestes dois anos de crise mundial - e particularmente no Brasil -, e os direcionamentos para manter os negócios saudáveis no pós-pandemia. O painel “Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas industriais” terá a participação de Edmilson Zanatta, CEO da Tintas Farben; Francielle Fritzen, diretora comercial da Realfix; Rafael Guerreiro Torezan, diretor-superintendente da WEG Tintas; e Ricardo Olleriano, CEO do Grupo ALV Tintas.

Dispersões poliméricas base água têm sido amplamente utilizadas no mercado de tintas industriais, como alternativa a sistemas base solvente, por apresentarem vantagens relacionadas à sustentabilidade (baixa/zero emissão de VOC), segurança e saúde na manipulação, facilidade de aplicação e limpeza, sendo possível a formulação de primers, vernizes e esmaltes de alto desempenho. Dessa forma, a BASF apresentará suas dispersões poliméricas base água hidroxiladas para sistema 2K acrílico-melamina de alto brilho para cura em estufa e sistema 1K base água para aplicação em revestimentos anticorrosivos DTM (direto no metal). Dayane Freitas, consultora técnica para resinas da BASF, fará a apresentação.

A implementação de tecnologia tem estreita relação com a cadeia de suprimentos. Os custos elevados dos ingredientes na cadeia produtiva devem permanecer? Como as novas tecnologias poderão beneficiar o consumidor com mais economia, qualidade e produtividade de maneira sustentável? Novas parcerias de fornecimento fazem parte da solução? Estes e outros assuntos farão parte do painel “Unindo a tecnologia e a cadeia de suprimentos”, que terá a participação de líderes técnicos e de suprimentos das indústrias de tintas da região Sul. O painel terá a participação de Ana Cristina Staszak, gerente de laboratório da ALV Tintas; Daniela Chissini Sartori, gerente de suprimentos e logística da WEG Tintas; Everaldo Viana, coordenador de compras da Tintas Farben; e William Alves, coordenador de P&D da Realfix.

Ao final do encontro, Wiliam Saraiva, diretor da W2S Consultoria, fará a palestra “Últimas tendências em inovação e tecnologia no setor de tintas no Brasil”. É do conhecimento de todos que o setor de tintas tem experimentado um grande avanço tecnológico, com novos produtos e soluções surgindo a cada dia. A inovação está impactando o mercado e as empresas estão se adaptando às mudanças. Entre as tecnologias mais recentes, estão tintas inteligentes - Já ouviu falar em tintas que respiram e reduzem os poluentes do ar? E aquelas que são capazes de espantar insetos? Tudo isso já é uma realidade possível. Além disso, o uso de novas matérias-primas, como o grafeno e de fontes renováveis, proporciona para o mercado um novo cenário repleto de muitos desafios, que demandará uma nova postura e modo de pensar dos pesquisadores e dos compradores. Estes precisarão estar atentos a temas globais, como a economia circular, para garantir o uso de recursos e maximizar a sua eficiência, e por fim, o ESG, que trará importantes indicadores para avaliar o nível de comprometimento das empresas comesse tema.

Serviço:

64º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
Data: 15 de Junho de 2023
Local: Bourbon Joinville Convention Hotel
Endereço: Rua Visc. de Taunay, 275 - Centro, 89201-420 • Joinville • SC

  Mais notícias