Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura Londrina apresenta novidades e promove debates sobre o setor

10/08/2023 - 13:08

Entre os destaques apresentados, líderes das indústrias de tintas vão discutir o cenário de tintas e os desafios para a cadeia de suprimentos

Com “casa cheia”, o 65º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas foi aberto hoje (10/8), pela manhã, no Blue Tree Premium Londrina, na cidade de Londrina (PR). Na sua programação, muitas novidades em matérias-primas e insumos, além de dois debates sobre a atualidade e o futuro do cenário de tintas e os desafios da cadeia de suprimentos.

Muito se fala das incertezas nas projeções de crescimento do mundo ocidental, para os próximos anos. Os vários países, inclusive da América do Sul, enfrentarão cenários distintos, e até conflitantes. No Brasil, as perspectivas do mercado de tintas têm sido conservadoras. Quais deverão ser as prioridades para as empresas vencedoras? Criatividade e inovação farão parte deste ambiente? Sustentabilidade e produtividade deverão ser prioridades? As probabilidades dos novos cenários e como as empresas estão reforçando o planejamento e o gerenciamento da indústria de tintas foram abordados na palestra plenária: “2023 - 2027 em Tintas e a Arte de Planejar nos anos de incertezas e de oportunidades”, proferida por Francisco Racz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates.

Em seguida, a Dynatech apresentou suas tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). Foram apresentados os produtos: Dynamix / Dynatrend - colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda); DynaTint - linha completa de concentrados de pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant); e Dynaspers - dispersões pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant). O palestrante foi Robert Girodo Zilinski, da área de Desenvolvimento de Pigmentos.

Completando 12 anos de atuação no mercado de distribuição de especialidades químicas para o mercado de tintas, a SQ Química apresentou sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para o mercado de tintas imobiliárias. Durante o fórum, Laís Oliveira, executiva de contas, apresentou trabalhos técnicos com aditivos especiais que proporcionam a melhora do teste de lavabilidade, assim como sua linha de sílicas fosqueantes, aditivos repelentes de água e, por fim, apresentou as novas tendências na tecnologia UV.

A Química Anastacio abordou o tema “Dióxido de Titânio: tendências para o mercado brasileiro e internacional”. A matéria-prima é conhecida como o coração das tintas e é um dos principais insumos para a indústria. Suas tendências e movimentações influenciam profundamente nos resultados técnicos e comerciais da indústria. O foco esteve em como se posicionar em um momento de incertezas. Ivan Porccino, especialista em Dióxido de Titânio da Química Anastacio, fez a apresentação.

Na sequência, Ana Paula Cardoso e Suelen Garpeli, ambas sales & market development Latam da Covestro, abordaram o “Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção”. Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, apresentou várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira.

Palestras da tarde

Os trabalhos deverão continuar após o almoço e o painel com lideranças das indústrias de tintas terá como tema os principais desafios para a cadeia produtiva e o futuro dos negócios para os próximos anos. Como aumentar o consumo de tintas de maneira sustentável? O papel da indústria 4.0 e a implementação das práticas ESG para uma empresa socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. O painel “O Cenário de Tintas” terá a participação de Alex Mineto, gestor e químico responsável do Grupo Grafftex - Lidertex; Cleverson Salazar, diretor industrial da Tintas Ciacollor; e Matheus Stadler Góis, CEO da Hydronorth.

Após o painel, Eliane Gama Lucchesi, gerente de Laboratório de Microbiologia e Aplicação Técnica da Lanxess, vai falar sobre Boas Práticas de Fabricação (BPFs), utilizadas para garantir que os produtos comercializados sejam produzidos e controlados de forma consistente e sempre com a mesma qualidade. Na sua apresentação ela mostrará que as BPF’s representam uma importante ferramenta da qualidade para o alcance de níveis adequados de segurança de produtos a serem industrializados, através de ações predefinidas assegurando as condições sanitárias básicas da área física, equipamentos, utensílios de apoio, matéria-prima, colaboradores, produção, estoque e distribuição. No Brasil, as BPFs, nos segmentos onde são obrigatórias, são submetidas, verificadas e estabelecidas por legislações federal, estaduais e municipais.  “As BPF’s são práticas que devem ser adotadas em todos os segmentos industriais, pois visam garantir que o produto desenvolvido seja controlado seguindo um padrão de qualidade. Elas devem ser implantadas e aplicadas desde a recepção da matéria-prima, processamento, armazenamento, até a expedição do produto, pois fazem parte do programa de garantia da qualidade do produto final de uma empresa. Além de que, um programa de BPF possibilita um ambiente de trabalho mais eficiente e garante que o produto final atenda a especificação de qualidade.  Vale ressaltar que não existe um procedimento único que possa ser seguido para elaborar as BPFs, existem orientações e diretrizes, e pontos a serem abordados, porém cada empresa pode ajustá-lo da forma que melhor a atenda”, afirma Eliane.

Em seguida, temas como ESG, uso de novas matérias-primas, como o Grafenoe de fontes renováveis estarão em discussão na palestra de William Saraiva, diretor da W2S Consultoria. É do conhecimento de todos que o setor de tintas tem experimentado um grande avanço tecnológico, com novos produtos e soluções surgindo a cada dia. A inovação está impactando o mercado e as empresas estão se adaptando às mudanças. Esses assuntos serão abordados na palestra “Últimas tendências em inovação e tecnologia no setor de tintas no Brasil”. Entre as tecnologias mais recentes, estão tintas inteligentes - Já ouviu falar em tintas que respiram e reduzem os poluentes do ar? E aquelas que são capazes de espantar insetos? Tudo isso já é uma realidade possível. Além disso, o uso de novas matérias-primas, como o Grafeno e de fontes renováveis, proporciona para o mercado um novo cenário repleto de muitos desafios, que demandará um nova postura e modo de pensar dos pesquisadores e dos compradores. Estes precisarão estar atentos a temas globais, como a economia circular, para garantir o uso de recursos e maximizar a sua eficiência, e por fim, o ESG, que trará importantes indicadores para avaliar o nível de comprometimento das empresas com esse tema.

Encerrando os trabalhos, o painel com líderes técnicos/suprimentos trará uma discussão sobre problemas e soluções para o abastecimento das indústrias de tintas. A implementação de tecnologia tem estreita relação com a cadeia de suprimentos. Os custos elevados dos ingredientes na cadeia produtiva devem permanecer? Como as novas tecnologias poderão beneficiar o consumidor com mais economia, qualidade e produtividade de maneira sustentável. Novas parcerias de fornecimento fazem parte da solução? Esses assuntos serão discutidos por Alexandre Zotelli, gestor de suprimentos do Grupo Grafftex - Lidertex; João Leandro Miles, gerente de compras da Ciacollor; e Marcelo Leal, head suprimentos da Hydronorth.

O evento conta com o patrocínio de importantes indústrias, como Química Anastacio, Covestro, Dynatech, LANXESS e SQ Química (patrocínio Platina), Bomix, Miracema-Nuodex e Serra Branca (patrocínio Ouro), além do apoio da Rácz Yamaga & Associates e da W2S Consultoria.

  Mais notícias