Publicidade
Anuncie

Covestro e Purcom: Parceria para formulações com baixa pegada de carbono

15/08/2023 - 16:08

Para a Covestro, a transição rumo à economia circular somente será possível por meio de parcerias entre diferentes players, sejam eles da indústria, governo ou sociedade civil

Com sua visão empreendedora, a empresa vem promovendo a circularidade por meio de sua estratégia “Futuro Sustentável”.

De sua mais recente colaboração, com a Purcom, maior casa de sistema de poliuretano independente da América Latina, nasce uma solução que une o MDI ‘mass balance’ certificado1 da Covestro à resina de poliuretano de base de fontes renováveis Pugreen, da Purcom, entregando um sistema que atende aos mais exigentes requisitos de performance e eficiência com uma importante redução de recursos fósseis e, consequentemente, emissões de CO2.

“A substituição de matérias-primas de origem fóssil na fabricação dos poliuretanos é uma pedra fundamental para avançarmos rumo à neutralidade climática e a economia circular. Esta parceria com a Purcom é uma excelente forma de mostrar as infinitas oportunidades no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis que atendam nossos clientes em qualidade e performance, reduzindo os impactos ao meio ambiente”, comemora André Borba, gerente de marketing e vendas do segmento Performance Materials, Covestro Latam.

Covestro e Purcom trabalham juntas há mais de 20 anos, sempre com foco em soluções inovadoras e sustentáveis para os mercados em que atuam. O desenvolvimento mais recente resulta em uma formulação que traz um alto componente de sustentabilidade como diferencial, atendendo à crescente demanda por materiais que aliam alta performance com baixa pegada de carbono.

“A soma das expertises da Covestro e Purcom entrega à indústria da transformação uma resina promissora que garante desempenho e sustentabilidade, colaborando assim para o mercado de baixo carbono”, destaca Giuseppe Santanchè, CEO da Purcom Química.

Avançando em soluções de baixo carbono

Do lado da Covestro, o MDI ‘mass balance’ com conteúdo de fontes renováveis, neste caso ‘bio-based’, garante redução mínima de 40% na pegada de carbono. O produto, que faz parte do portfólio ‘CQ’ de soluções circulares da empresa, traz a importante certificação ISCC PLUS2, garantindo a sustentabilidade da origem da matéria-prima.

Do outro lado, a Purcom, com sua ampla gama de iniciativas sustentáveis; como o agente de expansão Ecomate, solução mais sustentável e homologada pela ONU, lançou o Pugreen, conceito inovador de resina de poliuretano com alto conteúdo de fonte renovável. Especificamente para o mercado de poliuretano, a Purcom já incorporou o poliol de fonte renovável às suas formulações tradicionais e vem trabalhando no processo de certificação do mesmo, que deve ocorrer ainda em 2023.

Voltado ao mercado de compósitos, o Pugreen necessita apenas de pequenas adaptações de baixo investimento aos atuais processos dos transformadores, como equipamentos ou readequação de máquinas, além de atender com segurança aos requisitos específicos de aplicação para produtos que utilizam materiais compósitos reforçados com fibra de vidro, carbono, aramida e naturais.

Além das características de sustentabilidade desta nova formulação, ela também oferece aos transformadores importantes marcadores de performance, contração zero, alto alongamento a ruptura, alto HDT, sistema de cura diferenciado. O produto dispensa o uso de solvente, é inodoro e possui alta resistência ao impacto e fadiga.

  Mais notícias