Publicidade
Anuncie

Indorama Ventures se prepara para aumento na demanda de energias renováveis

01/11/2023 - 14:11

Na busca por oferecer soluções cada vez mais sustentáveis, empresa foca no desenvolvimento de soluções para biocombustíveis e para à extração do lítio, minério utilizado na fabricação de baterias de carros elétricos

A demanda brasileira por energias renováveis deve atingir um crescimento de 175% até 2040, de acordo com projeção do BP Energy Outlook. Do ponto de vista global, espera-se atingir uma elevação de 3% até 2025, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA). Diante deste cenário, a divisão de Integrated Oxides and Derivatives (IOD) da Indorama Ventures, produtora de intermediários químicos e surfactantes com produtos em vários mercados em expansão, tem investido no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e inovadoras para aplicações em biofuels e mining.

“Queremos ocupar um papel de protagonistas para o mercado com relação à transição energética. Em biofuels, por exemplo, temos direcionado recursos no desenvolvimento de soluções para os biocombustíveis do futuro, como o SAF [Sustainable Aviation Fuel] e o Etanol de Segunda Geração. Em breve, lançaremos o primeiro produto de nossa linha de soluções voltadas para a produção de bioetanol”, adianta Vinicius Sampaio Vasques, gerente de Field Marketing do segmento de Energy & Resources da Indorama Ventures.

Com relação ao mercado de mining, o executivo explica que a companhia está atenta ao aumento do consumo do lítio, utilizado na fabricação de baterias de carros elétricos. Um estudo recente, conduzido pela Li-bridge, apontou que a procura mundial pelo mineral deverá crescer cinco vezes até 2030.

“Sabemos que o segmento de mining está classificado como uma das megatendências globais, já que o crescimento da população mundial e da expectativa de vida resultarão em uma utilização maior de matérias-primas para produção de bens de consumo e para a construção de infraestruturas para habitação e transporte. Dessa maneira, nossa meta é atender não só esta nova demanda, mas disponibilizar nos próximos meses produtos que contribuam para um mundo cada vez mais sustentável”, explica Vinicius. A Indorama Ventures já disponibiliza soluções de mining para as fases de explosão, moagem, extração e tratamento de água dos processos de mineração.

Compromisso com a sustentabilidade

Reforçando seu propósito de ‘Reimaginar a Química Juntos para Criar um Mundo Melhor’, a companhia lançou em junho o Innovability 2022: IOD Pathway to the Future, seu relatório de progresso de sustentabilidade. O documento demonstra quanto a divisão IOD da Indorama Ventures intensificou seus esforços para atender à Estratégia de Sustentabilidade e cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nele, é possível conferir quais metas estipuladas para 2030 já foram alcançadas pela empresa.

  Mais notícias