Publicidade
Anuncie

Braskem anuncia parceria com a Universidade de Northwestern para o desenvolvimento de tecnologia de conversão de CO2

01/11/2023 - 14:11

O projeto é liderado pelo professor Ted Sargent e o Dr. Ke Xie, que estão entre os mais renomados cientistas da área de eletrocatálise no mundo, e contribui com a estratégia da Braskem de combate às mudanças climáticas

A Braskem e a Universidade de Northwestern (EUA) anunciaram uma parceria para desenvolver uma plataforma tecnológica para conversão do CO2 emitido por operações industriais. Ela é baseada na coeletrólise, tecnologia que aproveita ao máximo a energia elétrica aplicada para conversão de CO2 em produtos de interesse.

Em dispositivos eletroquímicos típicos, além da conversão do CO2, há a conversão da água em oxigênio, que não tem um alto valor comercial. Porém, com essa nova estratégia, duas reações de interesse ocorrem ao mesmo tempo, resultando em uma maior produtividade do sistema na geração de químicos intermediários e/ou produtos finais para aplicações de interesse comercial.

O projeto é liderado pelo professor Ted Sargent e pelo Dr. Ke Xie da Universidade de Northwestern, especialistas na área de eletrocatálise para conversão de CO2. O projeto, atualmente em fase de desenvolvimento, pretende criar um sistema versátil, modular e com alta eficiência energética. Além dos ganhos de eficiência, essa abordagem permite a transformação de um volume maior de CO2, contribuindo de forma expressiva com a redução dos gases de efeito estufa. A expectativa é de que a etapa de desenvolvimento em escala de laboratório, iniciada há um ano, avance significativamente nos três anos previstos no acordo de cooperação, com potencial para escalonamento e aplicações industriais após a validação da tecnologia.

Para a Braskem, o investimento na parceria deve contribuir para o atingimento de suas metas de desenvolvimento sustentável, especialmente em relação à neutralidade de carbono e ao combate às mudanças climáticas.  A companhia projeta reduzir em 15% suas emissões gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

"Nos últimos anos, a Braskem tem firmado diversas parcerias para estudar as possibilidades e alternativas de uso do CO2 emitido em suas operações.  Através da parceria com a Universidade de Northwestern, utilizando a infraestrutura moderna de seus laboratórios e a expertise do professor Sargent e do professor Xie, sem dúvida implantaremos uma tecnologia inovadora - a conversão de CO2 através da coeletrólise. Com isso reduziremos as emissões de gases de efeito estufa com eficiência e abriremos novas possibilidades de conversão por meio dessa iniciativa inédita e disruptiva”, explicou Gus Hutras, diretor global de Tecnologia de Processos da Braskem.

“Essa parceria com a Braskem é muito motivadora, pois permite que a equipe explore conceitos novos e que aceleram a eletrificação da produção de químicos”, afirma o Dr. Ke Xie, professor assistente de pesquisa na Universidade de Northwestern que está liderando a iniciativa.

“Como resultado, brilhantes pesquisadores de pós-doutorado e alunos de doutorado vindos de outras universidades de prestígio no mundo estão preparados para fazer contribuições relevantes para a descarbonização de químicos e materiais, graças ao investimento feito pela Braskem na parceria”, acrescenta Sargent, que é professor Lynn Hopton Davis and Greg Davis do Departamento de Química e do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade de Northwestern.

  Mais notícias