Publicidade
Anuncie

Começa uma nova era para as texturas: foi publicada a norma técnica que estabelece requisitos de desempenho

01/11/2023 - 14:11

A categoria de produtos, que ganhou crescente importância nos últimos anos, passa a ser avaliada regularmente pelo PSQ

Poucos dias depois do 21º aniversário da criação do PSQ (Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias), o setor recebeu uma ótima notícia, que aumenta o alcance e a relevância desse importante programa: a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 19 de setembro, a norma de especificação de texturas, que estabelece os requisitos de desempenho desse produto para uso externo.

A publicação da norma, cujo nome oficial é ABNT NBR 17134:2023, foi resultado de um trabalho intenso desenvolvido ao longo dos últimos anos no CB-164, Comitê de Tintas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a participação de inúmeros players ligados ao setor.

Com essa norma de especificação - que se soma às já existentes para tintas látex, massas niveladoras, esmaltes e vernizes -, o escopo do programa aumenta, o que era uma demanda do setor, já que as texturas representam hoje pouco mais de 5% do total do volume de tintas imobiliárias produzidas no Brasil.

As avaliações das texturas permitem agora diferenciar os produtos com qualidade reconhecida daqueles que não cumprem os requisitos técnicos mínimos especificados na norma técnica, que podem ser classificados como não conformes. Deve ser destacado que a publicação da norma torna obrigatório o atendimento às suas especificações, o que é fundamental para assegurar a isonomia competitiva e proteger o consumidor.

As primeiras texturas qualificadas já serão divulgadas no Relatório Setorial de fevereiro de 2024, passando a constar no site Tinta de Qualidade e nos atestados.

  Mais notícias