Publicidade
Anuncie

Suzano e Colormix Especialidades firmam parceria para desenvolver produto renovável para o mercado de especialidades químicas

24/11/2023 - 14:11

Acordo potencializa a Ecolig da Suzano como alternativa inovadora em pigmentos sustentáveis para tintas e plásticos

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Colormix Especialidades, fornecedor de soluções químicas com equipe dedicada a atender as demandas de geração de riquezas de clientes nos mercados de Ciências da Vida e Industrial, firmam parceria para desenvolver uma opção de produto renovável para o mercado de especialidades químicas. Batizada de ‘’Colorindo com Inovabilidade’’, a iniciativa tem como objetivo a aplicação da Ecolig, lignina desenvolvida pela Suzano a partir de árvore plantada, como uma alternativa inovadora no desenvolvimento de pigmentos e dispersões para linha industrial de tintas, vernizes e plásticos comercializados pela Colormix Especialidades.

A lignina kraft da Suzano que dá origem à Ecolig é oriunda de florestas plantadas de eucalipto sob manejo florestal responsável e possui múltiplas funcionalidades químicas e versatilidade para diferentes aplicações. Além disso, possui certificação USDA 100% biobased e de compostabilidade (TUV), o que comprova a sustentabilidade do produto. Nas aplicações alvo, a Ecolig tem o potencial de ser explorada como ativo sustentável para conferir cor, bem como atuar como dispersante.

A parceria foi anunciada na Abrafati Show, um dos principais eventos de tintas e pigmentos do mundo e o maior da América Latina, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro. No estande da Colormix Especialidades, os visitantes da feira puderam ver amostras de diferentes produtos com Ecolig em sua composição, demonstrando o potencial do produto para essa aplicação.

‘’A Colormix Especialidades considera a parceria com a Suzano, como uma sincronicidade com o nosso propósito em buscar soluções inovadoras para a química da prosperidade dos clientes dos mercados de tintas e plásticos. O alinhamento de propósitos entre as empresas atende as demandas de inovação e sustentabilidade na busca de soluções renováveis para a área de pigmentos’’, afirma Carlos Fernando de Abreu, CEO da Colormix Especialidades.

“O nome da parceria reflete o objetivo da Suzano com a Inovabilidade, conectando inovação e sustentabilidade para promover uma economia global que utilize produtos mais sustentáveis”, afirma Marta Deucher, gerente de novos negócios da Suzano. ‘’Além disso, a iniciativa está alinhada ao compromisso da Suzano de disponibilizar, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável para substituir produtos derivados do petróleo’’, completa a executiva.

  Mais notícias