Publicidade
Anuncie

Congresso Internacional sobre Cor acontecerá no Brasil em 2024

15/12/2023 - 09:12

Depois de muito tempo, o Congresso da AIC (International Colour Association) voltará a se realizar no Brasil em 2024. Tendo como anfitriã a Associação Procor - representante exclusiva da AIC no país - e contando com a ESPM como parceira, o evento acontecerá de 16 a 19 de setembro do próximo ano, nas dependências dessa importante escola de negócios, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.

Mais importante fórum global de discussão sobre cores, o congresso terá como tema geral Color Design, Communication and Marketing (Cores: Design, Comunicação e Marketing). Ao longo dos quatro dias, a programação envolverá palestras, apresentações na forma de pôster, debates e workshops, além de uma exposição de produtos e serviços, com a participação de empresas de vários setores.

Como já é tradição desde que o evento começou a ser promovido, mais de 50 anos atrás, a edição de 2024 reunirá acadêmicos e profissionais ligados às mais diversas áreas ligadas à cor (tecnologias digitais, indústrias de pigmentos, tintas e variados produtos de consumo, arquitetura, todas as formas de design, arte, química, colorimetria, branding, marketing, entre outras). Além desse público altamente especializado, vindo de diversos países, o AIC 2024 estará aberto à visitação dos 2.700 alunos de graduação dos cursos oferecidos pela ESPM: Comunicação e Publicidade, Design, Administração, Cinema, Jornalismo, Ciências do Consumo, Direito e Relações Internacionais.

A coordenação das atividades estará a cargo das professoras Paula Csillag (ESPM e presidente da ProCor), Cristina Helena de Mello (ESPM), Carolina Raffainer (ESPM), Ricardo Zagallo Camargo (ESPM) e Vien Cheung (University of Leeds).

O evento já conta com o patrocínio de Sherwin-Williams, Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), Lukscolor, RAL Colours e Studio Immagine, estando aberto a novos interessados em contribuir para o sucesso dessa importante iniciativa.

“A realização do Congresso da AIC no Brasil amplia a visibilidade da importância das cores para as mais variadas áreas de estudo e de aplicação prática”, afirma Paula Csillag, uma das coordenadoras do congresso e presidente da Associação Procor.  Paula destaca que, de acordo com diversos estudos, entre 62% e 90% da avaliação de um produto por parte dos consumidores baseia-se na cor. “Vários autores afirmam que a cor é uma ferramenta de marketing, por atrair consumidores e moldar suas percepções. Uma recente pesquisa da WGSN (Worth Global Style Network), referência em tendências de consumo, teve 98% de respostas apontando que a decisão de compra é influenciada pela cor”, acrescenta, lembrando que a forma como os contrastes de cores é escolhida em produtos ou ambientes pode ser fator determinante para o sucesso ou fracasso desses projetos.

Call for papers aberto

Quem desenvolve algum trabalho ou pesquisas e estudos sobre cores já pode submeter um trabalho para a avaliação do Comitê Científico do Congresso, sendo aceitas as mais variadas formas de apresentação: projetos de design, de decoração, obras de arte, aplicativos, softwares, cases, relatos, ou seja, qualquer produto técnico-tecnológico, além de monografias. O call for papers (chamada de trabalhos) está aberto até 20 de fevereiro de 2024, prazo no qual devem ser enviados os abstracts (resumos) para avaliação.

Os trabalhos, em inglês, deverão estar relacionados ao tema geral do Congresso (Color Design, Communication and Marketing, ou Cores: Design, Comunicação e Marketing), podendo abordar tópicos como Cor em Branding e Marketing; Cor e Comportamento do Consumidor; Cor no Design e na Comunicação Visual; Cor e Produtos de Consumo; Aplicação Industrial da Cor; Cor no Design de Interiores e na Arquitetura; Semântica e Semiótica das Cores; Cor e Psicologia; Cor e Fisiologia; Cor e Física; Colorimetria, Controle da Cor e Sistemas de  Cor; Educação para a Cor; Cor na Arte, Cultura e História.

Os autores dos papers selecionados para o Congresso serão convidados a produzir versões mais amplas de seus trabalhos, para publicação nas edições especiais do Color Research and Application, Color Culture and Science Journal ou do Journal of the International Colour Association (JAIC).

Haverá também premiações para os melhores papers, as melhores apresentações no formato pôster e os melhores papers de estudantes.

  Mais notícias