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Abrafati Show teve em 2023 a sua edição mais sustentável

15/12/2023 - 09:12

Neutralização de carbono foi uma entre muitas ações para reduzir o impacto ambiental do evento

A edição 2023 do Abrafati Show teve foco em negócios e inovação, como convém a um evento de negócios que congrega um congresso técnico e uma exposição de produtos e serviços. Neste ano, um tema que já vinha ocupando espaço privilegiado na programação de palestras e nos estandes ganhou um peso ainda maior e ampliou esse foco: a sustentabilidade.

Um exemplo da importância atribuída ao tema foi o da Sessão Plenária do segundo dia do evento (22/11), quando Daniel Geiger Campos – vice-presidente do Conselho Diretivo e chairman do Comitê de Sustentabilidade da ABRAFATI, membro do Comitê Executivo Global e presidente da AkzoNobel para a América Latina –, fez uma apresentação sobre a evolução do setor de tintas brasileiro no que se refere a esse aspecto fundamental, destacando os resultados do Programa Setorial de Sustentabilidade e as possibilidades que ele abre para a indústria.

Porém, a principal novidade da edição 2023 foi o desenvolvimento de um conjunto integrado de ações para tornar o evento mais sustentável, compensando o seu impacto ambiental e mostrando sua preocupação com o lado social.

Entre essas ações, destaca-se a transformação do Abrafati Show em um evento carbono neutro, com a medição das emissões geradas com a sua realização (da montagem à desmontagem), para posterior plantio de árvores para compensá-las. Para os visitantes, foram disponibilizados dois totens de autoatendimento, que informavam dados como a forma de transporte utilizada e a distância percorrida, para que fossem calculadas as emissões de cada um.

Além disso, foi aprofundado o trabalho de coleta seletiva e gestão dos resíduos gerados pelo evento, incluindo suas etapas de montagem e desmontagem, com uma redução expressiva de mais de 30% no número de caçambas necessárias. Entre outras medidas, esse trabalho envolveu o reaproveitamento de madeira certificada, a produção de credenciais em material reciclável e o estímulo à sua devolução ao final do evento, a redução do uso de material impresso e a possibilidade oferecida aos expositores de usar estandes 100% sustentáveis, feitos de materiais que podem ser reaproveitados em outras feiras.

A inclusão também esteve em pauta, com o estabelecimento de uma parceria com a Apae Brasil, a maior rede de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla, que resultou na contratação de profissionais de atendimento com diferentes tipos de deficiência.

“A sustentabilidade é um tema prioritário para o setor de tintas e para a Abrafati, que foi reafirmada recentemente com a criação do PSS - Programa Setorial de Sustentabilidade. E o Abrafati Show é um forte indutor da busca das indústrias e de seus fornecedores por avanços nessa agenda, em aspectos como a seleção e utilização de matérias-primas, a otimização de processos produtivos e logísticos, a aplicação mais eficiente dos produtos, a disposição e o reaproveitamento de resíduos. As inovações, as tendências e os caminhos para o futuro são mostrados no Congresso e na Exposição, por isso fazia muito sentido ampliarmos a nossa ação para tornar o evento cada vez mais sustentável”, afirma Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati.

Programa de logística reversa de sobra de tintas

A sustentabilidade também esteve no centro do Abrafati Show 2023. Além da exposição ser carbono neutro e dos resíduos estarem sendo devidamente reciclados, ela sediou o anúncio do mais novo programa de logística reversa da Abrafati, a Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas.

A sessão plenária ministrada por Daniel Geiger Campos, presidente Latam da AkzoNobel e Chairman de Sustentabilidade da Abrafati, abriu o segundo dia de feira. E foi ali que o executivo apresentou o programa Retorna Tinta, que tem o intuito de destinar corretamente sobras de tintas imobiliárias pós-consumo. O projeto terá início em 2024, com uma etapa piloto em Recife e Fortaleza, onde serão distribuídos pontos de entrega voluntária em lojas de varejo. “Nosso objetivo é oferecer uma alternativa para o retorno das sobras de tintas mantendo o nosso compromisso sustentável com os clientes do segmento”, comentou.

Além da novidade, Campos também destacou o PSS, Programa Setorial de Sustentabilidade, da Abrafati, desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu. O sistema mensura as práticas sustentáveis das empresas do segmento avaliando o seu desempenho em quatro categorias: governança e liderança, meio ambiente, capital humano e capital social. Elas são formadas seguindo critérios como ética e integridade, modelo de negócio e inovação, saúde e segurança do consumidor, transparência e informações para o consumidor, saúde e qualidade de vida do trabalhador, qualidade do ar e emissões e gestão de resíduos.

Com início em 2022, o programa envia um questionário para as empresas associadas, que têm suas respostas avaliadas para a classificação. Este ano, a participação foi 15% maior do que no ano passado, e os resultados foram mais promissores: apenas uma empresa não evoluiu em questões sustentáveis.

Renata Barbosa de Oliveira, Consultora de Novos Negócios da Suzano, assistiu à palestra e comentou que ficou impressionada com a importância da sustentabilidade para o setor. “Um dos motivos da minha participação no evento é para ver se o mercado está envolvido nessas práticas. Esse é o meu primeiro ano trabalhando na área de tintas e fico feliz em saber que o segmento está olhando para isso.”

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