Publicidade
Anuncie

Profissionais prestigiam Fórum Paint & Pintura Rio de Janeiro

14/03/2024 - 08:03

Evento aconteceu no Windsor Flórida Hotel, nesta quarta (13) e levou as mais recentes novidades para o setor de tintas da região

O 68º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sudeste - chegou, mais uma vez, à cidade maravilhosa com as mais importantes novidades do setor de tintas. O encontro foi realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta (13), das 13h30 às 18h00, no Windsor Florida Hotel.

O evento teve início com a palestra “2024 - 2028 em Tintas e a Arte de Planejar nos anos de incertezas e de oportunidades”, proferida por Francisco Racz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates. Muito se fala das incertezas nas projeções de crescimento do mundo ocidental, para os próximos anos. Os vários países inclusive da América do Sul enfrentarão cenários distintos, e até conflitantes. No Brasil, as perspectivas do mercado de tintas têm sido conservadoras. Quais deverão ser as prioridades para as empresas vencedoras? Criatividade e inovação farão parte deste ambiente? Sustentabilidade e produtividade deverão ser prioridades? A palestra abordou as probabilidades dos novos cenários para mostrar como as empresas estão reforçando o planejamento e o gerenciamento da indústria de tintas.

Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, apresentou várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira, em sua palestra “Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção”, ministrada por Ana Paula Cardoso, Sales & Market Development Latam, e Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam.

Em seguida, a Dynatech apresentou as tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). Foram apresentados os produtos: Dynamix / Dynatrend - Colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda); DynaTint - Linha completa de Concentrados de Pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant); Dynaspers - Dispersões Pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant). O palestrante foi Robert Girodo Zilinski, da área de Desenvolvimento de Pigmentos.

Na sequência, líderes da indústria debateram os principais temas e prioridades para o setor de tintas nestes anos de crise global e, particularmente, os impactos no mercado brasileiro de tintas. A discussão aconteceu no painel “Os desafios de manter os negócios lucrativos e saudáveis em anos de crescimento moderado” e teve a participação de Alexandre Souza Brito, diretor industrial da Afe Tintas; Lucas Boaretto, diretor geral da BRS Consultoria (mediador); Luis Claudio Delorme, diretor da MEPCO do Brasil; e Marcus Noya, diretor da Tintas Kolimar.

Depois foi a vez da palestra “Miracema-Nuodex: 70 anos - histórias, desafios e conquistas com mercado de tintas”, onde Karina Zanetti, representante comercial e Maria Damasio, gerente de vendas, explanaram a trajetória da empresa no mercado brasileiro e sua forte atuação no mercado de tintas, com um amplo e consolidado portfólio.

A indústria de tintas está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela inovação e tecnologia. E esse tema tão atual foi discutido por Júnior Machado, diretor executivo da GMP industriais, na palestra “Fábricas do Futuro”, onde foram apresentadas as soluções mais modernas de controle e processos das fábricas de tintas. O público pode conhecer exemplos de como a automação e controle de processos estão sendo usados para aumentar a eficiência e a qualidade na fabricação de tintas, bem como as empresas de tintas estão se tornando mais sustentáveis, além de como as fábricas do futuro estão sendo moldadas pela inovação e tecnologia.

Encerrando os trabalhos, a palestra: “Inovação e Sustentabilidade: Novidades e Tendências no Universo das Tintas”, proferida pelo diretor da W2S Consultoria, William Saraíva, explorou as mais recentes inovações que estão moldando o cenário das tintas para residências, edifícios comerciais, repintura de automóveis e pinturas industriais. “Desde avanços tecnológicos na formulação e tendências de sustentabilidade, mergulhamos em um mundo de possibilidades que vão além das simples camadas de cor nas paredes”, comentou Saraiva. “Começamos descobrindo as tecnologias de formulação avançada que estão por trás das tintas do futuro, falamos sobre alternativas que não apenas aprimoram a estética, mas também oferecem durabilidade incomparável, resistência a manchas e uma vida útil estendida. A sustentabilidade também foi um ponto focal, abordando tintas eco-friendly, embalagens sustentáveis e práticas de produção que respeitam o meio ambiente”, destacou o diretor da W2S Consultoria.

O evento contou com o patrocínio de importantes indústrias, como Covestro, Dynatech, GMP Industriais, Miracema-Nuodex (patrocínio Platina), Bomix (patrocínio Ouro), além do apoio da Rácz Yamaga & Associates, do Sintirj e da W2S Consultoria.

  Mais notícias