Há quase dois anos, a capital paulista regulamentou os Parklets, minipraças, construídas em madeira e instaladas em locais estratégicos

12/02/2016 - 14:02

Os Parklets realçam os ambientes onde estão inseridos, trazendo a originalidade das construções em madeira para as áreas urbanas. O equipamento urbano foi implementada em 2005 em São Francisco, Estados Unidos, e espalhou-se por outros países, inclusive o Brasil. O conjunto que compõe cada minipraça inclui bancos e mesas de apoio para leitura ou bate-papo, ocupando um espaço - normalmente próximo a bares e restaurantes - no máximo igual ao de dois carros estacionados.

Sua instalação depende de aprovação da prefeitura local. A de São Paulo estima que duas vagas de estacionamento na capital paulista atendem em média 40 carros por dia, enquanto um Parklet atende 300 pessoas. Este tipo de dado sugere um potencial para alcançar diversas cidades médias e grandes em todo o território nacional.

Segundo a arquiteta e urbanista Elaudia Dan, da equipe técnica responsável pela criação e desenvolvimento contínuo do Sistema Construtivo Amaru Perfilado, das empresas Plantar Empreendimentos e da Montana Química, o sistema oferece excelentes possibilidades para a construção de Parklets nas cidades brasileiras com a alta qualidade de projeto e a madeira de florestas plantadas tratadas em autoclave. “Considerando o caráter amigável, a qualidade e a facilidade para a pré-fabricação de módulos, o Amaru Perfilado é uma eficiente resposta ao desafio dos Parklets de transformar espaços exíguos em ambientes de convivência.”

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui