Pintura em gesso exige cuidados diferenciados

16/03/2016 - 14:03

Dicas fáceis e práticas para deixar qualquer ambiente com gesso mais bonito

O gesso é um material ideal para se pintar. Sua superfície semiporosa é bastante estável e não se danifica facilmente. Embora o gesso seja uma ótima superfície para pinturas, só se deve pintá-lo quando estiver completamente seco. Caso contrário a umidade pode danificar qualquer tinta ou primer usado sobre ele. Deixe o gesso secar por alguns dias antes de pintá-lo.

Confira dicas práticas e fáceis elaboradas por Bárbara Moraes, engenheira da Hono Gesso, empresa há mais de 20 anos no mercado e especializada em tudo que se refere a gesso.

O que são paredes de drywall/gesso?

Os sistemas construtivos de paredes, forros e revestimentos em chapas de gesso para drywall sa?o utilizados sempre na parte interna das construço?es e sa?o constitui?dos basicamente de chapas de gesso fixadas sobre estruturas de aço galvanizado com parafusos pro?prios.

Passo a passo para a pintura

  1. Pintar sistemas drywall requer atenção, principalmente, na fase de preparo da superfície. Inicialmente, deve ser feita uma avaliaça?o da superfi?cie, verificando se há a presença de falhas no tratamento das juntas e saliências ou rebaixamento nos pontos das cabeças dos parafusos, o que pode ser corrigido com aplicação de massa corrida.
  2. Após esse passo, para começar o processo de pintura nos sistemas construtivos de paredes, forros e revestimentos em chapas de gesso, importante fazer aplicação do fundo selador, que irá uniformizar a absorção da superfície, garantindo durabilidade na pintura e economia de tinta.
  3. Assim, após a secagem, as a?reas tratadas nas juntas entre as chapas e nas cabeças dos parafusos, devem ser lixadas para eliminaça?o de eventuais rebarbas de massa e pequenas irregularidades, zerando-as em relac?a?o a? superfi?cie.
  4. Após esses processos, o local está pronto para receber duas ou três demãos da tinta de acabamento de sua escolha. *Importante: escolha uma marca de tinta que esteja de acordo com as especificações das Normas ABNT NBR assim como opte sempre por uma empresa instaladora dos sistemas drywall de acordo com as mesmas.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui