Montana apresenta Osmoguard FR100

28/04/2016 - 11:04

Retardante de chamas é a novidade da empresa

O emprego da madeira nas construções modernas é cada vez maior por suas diversas vantagens técnicas e ambientais. Por exemplo: recurso oriundo de fonte renovável e de ciclo curto; sequestradora de dióxido de carbono, versatilidade como elemento construtivo, ambientação orgânica e acolhedora da construção, originalidade, conforto e sofisticação, entre outros conceitos relevantes.

Para que tenha o melhor uso na construção moderna, atendendo às novas demandas da engenharia, a Montana Química desenvolveu uma nova solução em proteção de madeira: Osmoguard FR100, um retardante de chamas, que deixa a construção mais segura. O produto também atende às Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros para construções. O produto é um composto base água e sem cheiro. Não deixa resíduos na superfície do substrato, preservando a cor e a textura originais da madeira. Também permite acabamentos protetores de superfície, como o Stain Osmocolor, ou laqueados e vernizes poliuretanos.

Segundo Humberto Tufolo Netto, diretor de relacionamento da Montana, a eficácia do retardante de chamas Osmoguard FR100 beneficia a madeira empregada nos mais diferentes tipos de construção comercial ou industrial, além do mobiliário corporativo (linha office). “Osmoguard FR100 atende as demandas da engenharia e da arquitetura, possibilitando projetos estruturais, de elementos de acabamento ou decorativos em madeira, com respostas para novos quesitos de segurança aos usuários da construção e para as exigências legais relacionadas à proteção ao fogo. A madeira é um elemento estrutural de ótimo desempenho em caso de incêndio, pois apresenta resistência prolongada, o que a diferencia em relação a outros materiais construtivos. Seu dimensionamento pode garantir o tempo necessário à evacuação das pessoas que ocupam um ambiente, aumentando sua segurança. O mesmo não ocorre com outros materiais, como ferro e concreto, que entram em colapso numa faixa de tempo menor.”

Segundo o fabricante do produto, o Osmoguard FR100 atua diretamente na madeira, retardando a propagação de chamas e fumaça, conforme ensaios realizados no LaMEM - laboratório de Madeiras e Estruturas de Madeiras da Escola de Engenharia de São Carlos/USP e no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo/ IPT.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui