“Tudo de Cor” recupera estações de trem em Campinas

04/08/2016 - 10:08
“Tudo de Cor” recupera estações de trem em Campinas

Os cantores Chitãozinho e Xororó foram os padrinhos do projeto

Ir de Campinas a Jaguariúna a bordo de uma legítima Maria Fumaça ficou mais interessante. Após cerca de três meses de trabalho, a Estação Anhumas, que é ponto inicial do trem, e a Tanquinho, ambas tombadas na esfera municipal, tiveram suas pinturas totalmente recuperadas, nos mesmos tons da época da inauguração, no ano de 1926. A ação faz parte do projeto  “Tudo de Cor”, da Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, e contou com o trabalho minucioso do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). A cerimônia de entrega da pintura ocorreu, ontem dia 03 de agosto e teve a presença da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, padrinhos do projeto.

Ao remover camadas e camadas de tinta, aplicadas no decorrer de nove décadas, estudantes de Arquitetura supervisionados pelo Condepacc puderam desvendar as cores originais dos imóveis históricos. E, com base nesse trabalho de prospecção pictórica, iniciado em janeiro deste ano, foi possível identificar, no leque de cores da Coral, as nuances para a revitalização das duas plataformas - tanto fachadas quanto dependências internas -. As paredes, por exemplo, receberam o tom “Noz Pecã” e, para o barrado imitação de tijolo, a escolha foi “Tempero Forte”. A sala da bilheteria, a de telefone e a do administrativo, entre outras, também foram pintadas. Tem mais: ganharam nova aparência batentes e molduras de portas e janelas, treliças de cobertura, calhas e condutores etc. Ao todo, foram utilizados mais de 1.700 litros de tinta. As faixas de prospecção ficarão à mostra para que as pessoas vejam como se deu a evolução da pintura ao longo dos anos.

Moradores da cidade de Campinas, os cantores sertanejos Chitãozinho e Xororó logo abraçaram a iniciativa. “Para nós, é um prazer participar deste projeto tão bonito que resultou na pintura das Estações Anhumas e Tanquinho”, comenta Chitãozinho. “Anhumas faz parte da história de toda família campineira e nos traz boas lembranças. Uma delas foi quando celebramos o aniversário de 16 anos do Junior, no ano 2000, em um dos vagões de trem. Foi muito gostoso. É um patrimônio que deve mesmo ser bem cuidado e preservado. Agradecemos a toda equipe da Coral o convite”, completa Xororó.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui