Pesquisa comprova satisfação dos moradores da comunidade Santa Marta com projeto “Tudo de Cor”

21/11/2016 - 14:11

Mais de 70% declaram que o projeto da Coral elevou a autoestima, 74,2% dos moradores afirmam que as mudanças ajudaram a tornar o Santa Marta um lugar melhor para viver, e 78,8% acreditam que a pintura das fachadas contribuiu para aproximar a comunidade do bairro

Centenas de casas pintadas, áreas de convivência revitalizadas, iniciativas artísticas promovidas, cursos profissionalizantes de pintura realizados, espaços para a prática de novas modalidades esportivas criados. A comunidade Santa Marta (RJ), não é mais a mesma. Ao longo dos últimos seis anos, o projeto “Tudo de Cor pra Você”, da Coral, mostrou que as cores têm, sim, o poder de melhorar a vida das pessoas, transformando não só suas casas, mas todo o entorno. Uma pesquisa conduzida pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) entre os meses de agosto e setembro revelou que o legado deixado pela marca de tintas decorativas do grupo AkzoNobel vai muito além do visual.

Das pessoas que tiveram a casa pintada pelo projeto “Tudo de Cor” e responderam ao questionário, 83% dizem que passaram a sentir mais orgulho da morada após a renovação da fachada, e 73,4% declaram que o projeto da Coral elevou a autoestima. No que diz respeito à dimensão Comunidade, 74,2% dos moradores entrevistados afirmam que as intervenções ajudaram a tornar o Santa Marta um lugar melhor para viver, e 78,8% acreditam que a pintura das fachadas contribuiu para aproximar a comunidade do bairro Botafogo e da cidade como um todo. No estudo do Cieds, outro dado chama atenção: 92% dos respondentes atestam que as transformações ajudaram a atrair um número maior de turistas para a favela, gerando impacto econômico significativo.

“Com respeito aos anseios e às necessidades dos moradores, com transparência no relacionamento e no processo e, sobretudo, com consistência nas ações, pudemos derrubar barreiras e construir uma nova realidade, com mais autoestima e bem-estar”, sustenta Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas e líder do “Tudo de Cor”. E completa: “O Santa Marta é prova de que a cor de fato transforma, e isso é combustível poderoso para nossa equipe seguir adiante.”

A primeira ação da Coral no Santa Marta se deu em 2010, na Praça do Cantão, com a pintura de 34 casas, mais a quadra da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta. Em 2012, a marca iniciou um trabalho constante na comunidade. De lá para cá, foram pintados cerca de 400 imóveis e revitalizadas diversas áreas de convivência, como o Espaço Michael Jackson, onde o rei do pop gravou, em 1996, o videoclipe “They do not care about us”.

Além disso, no decorrer desse período, o “Tudo de Cor” promoveu e fomentou intervenções de arte de rua por parte de artistas tanto locais, a exemplo do grafiteiro Swell, quanto de outras regiões do Brasil e do mundo, como o carioca Mario Bands e o alemão Mike Mathes - o último autor da criação “A thousand eyes”, que com olhos gigantes multicoloridos visa atrair atenção das pessoas para locais estratégicos de cidades ao redor do mundo. Não à toa, Santa Marta, de acordo com o site internacional Coolist.com, foi eleita um dos dez cenários urbanos mais coloridos do mundo.

Importante pilar do projeto “Tudo de Cor”, a profissionalização de pintores é mais um legado da Coral para moradores do Santa Marta. Ao longo dos últimos anos, foram realizados cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), capacitando dezenas de pessoas para atuação no mercado de trabalho.

Quadras Inesperadas

Recentemente, impulsionada pelos jogos no Rio de Janeiro, a Coral estreou ali seu projeto “Quadras Inesperadas”, em conjunto com a agência NBS. Em meio a ruas, becos e escadarias, foram revelados dez espaços para a prática de modalidades esportivas muito além de futebol: atletismo, basquete, vôlei, tênis, tênis de mesa, golfe, hóquei, rúgbi, salto em distância e golbol. A quadra de tênis, aliás, foi inaugurada por Gustavo Kuerten, o maior tenista brasileiro. Na ocasião, Guga pintou no chão um coração amarelo, em referência a seu ato após a conquista do tricampeonato de Roland-Garros.

“Ao longo de todo o período em que a Coral esteve presente no Santa Marta, a semente da preservação e conservação de áreas privadas e públicas foi plantada e cultivada. Os bons frutos já são realidade. Com base nisso, a expectativa é de que os próprios membros da comunidade deem sequência a essa onda de transformação e renovação, embelezando e valorizando cada vez mais seus patrimônios e o local onde vivem”, declara Abreu. De acordo com a pesquisa feita pelo Cieds para avaliar o impacto do projeto “Tudo de Cor” no Santa Marta, entre as pessoas que tiverem suas casas renovadas, 82% acreditam que a pintura valorizou seu imóvel, e 84,6% dizem se sentir mais estimuladas a fazer novas melhorias em casa. Por fim, 64% delas consideram que os moradores aumentaram a participação em ações de melhoria para a comunidade como um todo. “Brincando com as palavras, podemos falar que o Santa Marta ficou ‘Tudo de Cor’: as cores embelezaram a comunidade, tornando-a um lugar mais agradável para viver e, ainda, atraindo mais visitantes. As casas ficaram ‘Tudo de Cor’: as cores valorizaram os imóveis, elevando o orgulho de seus proprietários. Por fim, as pessoas ficaram ‘Tudo de Cor’: as cores trouxeram mais alegria, contribuindo para a autoestima e o bem-estar dos que moram ali”, conclui Abreu.

O “Tudo de Cor” é a missão da Coral posta em prática: levar cor para a vida das pessoas, transformando seus lares e suas cidades. Entre 2009 e 2016, foram executados 1.650 projetos Brasil afora, renovando 8.455 imóveis e impactando mais de 56 milhões de vidas.

A pesquisa conduzida pelo Cieds contou com 431 respondentes, dos quais 259 tiveram a fachada da casa pintada.

“Tudo de Cor” no Santa Marta em números

Casas pintadas: 400
Litros de tinta usados: 25 mil
Quantidade de mutirões: 53
Porcentagem de casas pintadas: 60%
Número de voluntários: 1.803

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui