Coral renova obra de Tomie Ohtake

31/01/2017 - 10:01

A iniciativa faz parte do movimento “Tudo de Cor”, em conjunto com o programa “Cidade Linda”

O monumento em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil voltou a exibir cores vivas, modificando a paisagem urbana da Av. 23 de Maio(SP).  A renovação de uma das mais célebres obras da artista plástica Tomie Ohtake foi promovida pela Coral em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. A entrega ocorreu no mês de janeiro, durante cerimônia que contou com a presença de Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, do prefeito João Doria e do vice Bruno Covas, além de outras autoridades.A pintura faz parte do movimento “Tudo de Cor”, em conjunto com o programa “Cidade Linda”.

Para a renovação do monumento da imigração japonesa, a Coral utilizou, na parte externa das faixas de concreto, a tinta Proteção Sol & Chuva Pintura Impermeabilizante e, na parte interna, utilizou o Decora - sempre com acabamento fosco, obedecendo às normas de tombamento. Quanto às cores, elas são idênticas àquelas escolhidas pela própria autora na última restauração da escultura, em 2010. As cores são: Dança Típica, Laranja do Deserto, Céu Esplendoroso e Arco Antigo. “A AkzoNobel empenha-se globalmente para melhorar, energizar e regenerar cidades e comunidades e, assim, torná-las mais humanas”, afirma Daniel Campos, presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas. O executivo acrescentou que a pintura da obra da 23 da Maio estreita ainda mais a relação com o Instituto Tomie Ohtake, cuja parceria com a AkzoNobel soma 5 anos.

Sobre o monumento

Inaugurada em 1988, a obra em homenagem à imigração japonesa tem 40 metros de comprimento, 4 metros de altura e 2 metros de largura. As faixas de concreto representam as quatro gerações de “nikkeis” - como são chamados os descendentes de japonês - no Brasil: o “issei”, aquele que nasceu no Japão; o “nissei”, filho de japonês; o “sansei”, neto de japonês; e o “yonsei”, bisneto de japonês. As ondas ficam bem próximas umas das outras, justamente para dar a sensação de conjunto e continuidade. 

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui