Abrafati lança edição 2017 do Livro de Rótulos

10/04/2017 - 10:04

O mais completo guia sobre tintas imobiliárias com qualidade reconhecida, Tintas de Qualidade - Livro de Rótulos da Abrafati, teve sua edição 2017 lançada no dia 04 de abril, durante o Salão Tintas de Qualidade, by Abrafati, realizado na Feicon Batimat 2017.

Com a presença de executivos das indústrias de tintas e lideranças da cadeia produtiva, o evento de lançamento destacou a importância dessa importante ferramenta, que conta agora com versões impressa, no formato app (aplicativo) e em um site exclusivo.

No centro da cerimônia, estiveram Marcos Allemann, vice-presidente do Conselho Diretivo da Abrafati; Eduardo Blucher, publisher da Editora Blucher, responsável pelo livro; a arquiteta Maria Salette Weber, coordenadora do Programa Brasileira da Qualidade e Produtividade do Habitat do Ministério das Cidades (PBQP-H); e Antonio Carlos de Oliveira, novo presidente-executivo da Abrafati.

Marcos Allemann abriu a cerimônia, ressaltando a ligação do livro com o desenvolvimento setorial e o estímulo à inovação. Na sequência, Eduardo Blucher saudou o trabalho da Abrafati para dotar o setor de uma bibliografia de qualidade.

O evento foi valorizado pela presença da arquiteta Maria Salette Weber, que vem desempenhando papel fundamental como incentivadora da qualidade dos materiais de construção e articuladora de ações nesse sentido. Salette chamou a atenção para os bons resultados obtidos pelo Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) e caracterizou o Livro de Rótulos como uma iniciativa inovadora e de forte impacto no mercado.

“É importante dizer que o livro confirma a evolução técnica obtida pela maioria absoluta da indústria, com tintas cada vez mais avançadas do ponto de vista do desempenho, da sustentabilidade e do atendimento das demandas dos usuários. Mostra que estamos alinhados com a crescente maturidade do mercado e dos usuários, que exigem produtos cada vez melhores, com características inovadoras e diferenciadas”, afirmou Antonio Carlos de Oliveira, que fez questão de registrar ainda que o lançamento desta nova edição marca um momento muito significativo na trajetória do PSQ. “É o início das comemorações dos 15 anos desta importante iniciativa, que mudou o panorama do mercado de tintas imobiliárias”.

Fechando o evento com chave de ouro, foi feita a entrega solene de exemplares do livro aos representantes das empresas participantes do PSQ.

A edição 2017

O Livro de Rótulos, que teve a sua primeira edição em 2008, está consolidada como referência para profissionais do varejo e para quem vai comprar ou recomendar produtos para a pintura decorativa: de arquitetos a pintores, de responsáveis por obras a proprietários de imóveis.

A grande inovação desta edição é a sua produção no formato de aplicativo, que se soma à versão no site www.tintasimobiliarias.com.br e à edição impressa. Além da facilidade de uso, com a navegação adaptável ao tipo de usuário e aos seus interesses, o aplicativo (assim como o site) permitirá a atualização do conteúdo em tempo real sempre que necessário.

O livro mostra mais de 800 produtos, de 35 fabricantes, para acabamento de paredes, madeiras, metais e outras superfícies, assim como complementos (como as massas acrílicas, seladores, fundos preparadores, entre outros). Para cada um deles, traz uma imagem da embalagem e descreve as suas principais características (tipos de embalagem, rendimento, forma de aplicação, cores, acabamento, modo de diluição e tempo de secagem).

“A nova edição reflete o contínuo desenvolvimento do setor de tintas e o investimento feito em inovações tecnológicas e aperfeiçoamentos, que resultam no lançamento frequente de produtos mais avançados e com novas funcionalidades”, explica Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da Abrafati.

Além do catálogo de produtos, o livro oferece uma série de conteúdos úteis para todos os públicos envolvidos com as tintas: os procedimentos para a preparação da superfície a ser pintada e para a aplicação de produtos complementares e das tintas; dicas para solucionar os problemas mais comuns na pintura; explicações sobre as ferramentas e acessórios a serem usados; informações sobre o uso de cores; recomendações sobre segurança ao pintar; instruções sobre a destinação correta dos resíduos da pintura e muito mais, incluindo uma seção de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes.

“O objetivo para o qual foi concebido originalmente o livro se mantém: estimular a escolha de tintas de qualidade reconhecida, que atendem às especificações das normas técnicas, como um benefício para o usuário. Deve ser destacado que a obra contribui para agregar valor às marcas participantes do Programa Setorial da Qualidade - Tintas Imobiliárias”, afirma Gisele Bonfim.

O aplicativo é gratuito e está disponível para download na Apple Store e Google Play. Pode ser encontrado pelo nome “Tintas de Qualidade - Abrafati”.

O Website de Rótulos da Abrafati, com o mesmo conteúdo, já está no ar (www.tintasimobiliarias.com.br).

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui