Eduardo de Godói Rospendowski, da Corbella Tintas, participa de evento sobre sucessão familiar no sul do país

30/05/2023 - 13:05

O encontro promovido pela Atlas, que faz parte da holding Empresas InBetta, reuniu, de 24 a 26 de maio, em Porto Alegre (RS) e na serra gaúcha, executivos das principais empresas de material de construção do Brasil

Eduardo de Godói Rospendowski, diretor da CorBella Tintas, empresa com 25 anos de história e uma das principais lojas de tintas de Campinas/SP - são 40 filiais na região -  participou do 2º Projeto Sucessores, que reuniu mais de 90 empresários de diferentes gerações de fundadores e sucessores, em Porto Alegre/RS. O evento foi organizado pela Atlas, indústria gaúcha referência em soluções de pintura, construção e casa, com 27 mil clientes em todo o Brasil e exterior.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das organizações têm gestão familiar, entretanto, apenas 8% ou 9% delas permanecem em atividade após a terceira geração assumir. Considerando que o mercado de Matcon no Brasil movimentou mais de R$ 200 bilhões em 2022, este é um dado que preocupa a Atlas, que integra a holding InBetta.

"Em 57 anos de história, a Atlas vem desenvolvendo uma relação forte de parceria tanto com os fundadores quanto com as novas gerações de clientes. E, por sermos também uma empresa familiar, entendemos a importância de preparar os futuros líderes para garantir a continuidade dos negócios. Sabemos que quem não planeja bem as próximas gestões, acaba fechando as portas. Por isso, estamos promovendo a 2ª edição do Projeto Sucessores, evento criado para auxiliar as companhias a refletirem sobre o assunto”, comenta Eduardo Bettanin, CEO das Empresas InBetta. 

Assim, o Projeto Sucessores, da Atlas, reuniu empresários do país para discutir mais sobre sucessão familiar. Durante a quarta-feira (24/5), no Hotel Deville, em Porto Alegre, foram realizados debates e compartilhamento de experiências entre as gerações. Foi um momento de imersão em temas relevantes como Gestão da Sucessão, Governança Patrimonial, Fusões e Aquisições e Desafios do Varejo.

Segundo Eduardo De Godói Rospendowski, vários insights estão sendo levados para casa. “O Projeto Sucessores é uma iniciativa brilhante da Atlas. A partir deste evento consegui enxergar a nossa empresa de uma outra forma. Achei muito interessante a experiência relatada por um dos debatedores sobre o empreendedorismo dentro da própria empresa. Já comecei a pensar em oportunidades para a CorBella Tintas. Também gostei de ouvir sobre  “family office” e como fazer crescer o patrimônio familiar através do próprio negócio.

Os participantes também tiveram uma ótima oportunidade para fortalecer o networking com empresas nacionais do segmento, grandes indústrias, importadores e distribuidores de materiais de construção da América Latina. Além dos debates em Porto Alegre, o Projeto Sucessores incluiu ainda uma visita à fábrica da Atlas em Esteio (RS), um curso de vinhos com o renomado sommelier Maurício Roloff, no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves (RS) e um almoço de encerramento em um restaurante típico italiano em Garibaldi (RS).

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui