18ª edição Abrafati Show 2023 bate recordes

01/12/2023 - 15:12

O Abrafati Show 2023, principal evento da indústria de tintas da América Latina, realizado de 21 a 23 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista, ficou marcada por negociações, discussões sobre oportunidades e tendências, compartilhamento de conhecimentos, apresentação de novas tecnologias e soluções. O evento teve ainda como destaques o retorno sem restrições dos expositores, palestrantes e visitantes do exterior e a preocupação em compensar o seu impacto ambiental.

“O evento deste ano foi um sucesso. Isso ficou claro pelos corredores sempre cheios, pelos estandes com reuniões em andamento o tempo todo, pelo movimento e a qualidade das palestras no Congresso Internacional de Tintas, além, especialmente, da animação e entusiasmo de todos os participantes”, revelou Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.

Os números confirmam isso: o evento teve, no total, 248 expositores, sendo 135 nacionais e 113 internacionais, acomodados em mais de 20 mil m² de pavilhão. Recebeu, ainda, 1.250 congressistas e 11.987 visitantes, quase 10% a mais que em 2022, o que faz desta a maior edição de todos os tempos em área ocupada e visitação.

“Este ano marcou a volta dos expositores estrangeiros ao Abrafati Show, mostrando que este é um evento consolidado no calendário global e um local de encontro internacional sediado no Brasil. Os números de 2023 comprovam a força do setor e a importância de entregar um evento de alta qualidade para a Abrafati, que confia na NürnbergMesse Brasil para essa execução”, analisa João Paulo Picolo, CEO da organizadora do evento.

O tamanho da feira impressionou os visitantes. “Vim do Paraná com o intuito de conhecer novos fornecedores. Achei a feira muito movimentada e com expositores do mais alto nível, que apresentaram muitas novidades tecnológicas. Essa é a minha primeira vez no evento e superou muito as expectativas, não imaginava que fosse tão grande assim”, contou Alaison Franca Antunis, vendedor técnico da Meridional TCS, empresa de Ponta Grossa (PR).

Bruno Bellini, Líder Comercial do Negócio de Solventes da Braskem, destaca a importância de empresas consolidadas no mercado estarem no evento. “Participar do Abrafati Show foi de extrema relevância para nós. Durante a feira, pudemos apresentar as nossas soluções e iniciativas focadas em qualidade, competitividade e sustentabilidade. Centenas de profissionais do Brasil e de fora do país estiveram em nosso estande”, declarou.

A edição mais sustentável de todos os tempos contou com ações para neutralizar a pegada de carbono e para o reaproveitamento de madeira certificada, credenciais feitas de material reciclável, redução de material impresso, coleta seletiva e gestão de resíduos, entre outras, que tiveram impacto positivo para o público geral e expositores.

“Os consumidores e as indústrias estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre a necessidade de produtos que cumpram requisitos importantes de sustentabilidade e redução de impacto ao meio ambiente. Essa é uma oportunidade muito interessante para apresentar as soluções e inovações para a indústria. Além disso, mesmo com todas as incertezas globais, reforçamos nosso compromisso com o mercado através da produção local dos monômeros acrílicos”, relatou Pedro Blanco, diretor de Petroquímicos da BASF para América do Sul.

O Abrafati Show também ofereceu aos expositores a possibilidade de usar estandes 100% sustentáveis, feitos de materiais que podem ser reaproveitados em outras feiras. A novidade foi oferecida através de uma parceria da NürnbergMesse Brasil, organizadora da exposição, com a USET. A inclusão também foi pauta no pavilhão. A organização garantiu uma maior diversidade na contratação do staff para o evento em uma parceria com a Apae Brasil.

Embora seja difícil mensurar quanto o encontro movimentou em termos de negócios, já que muitas conversas iniciadas antes do evento se concretizam ali, assim como outras iniciadas no pavilhão só são consolidadas depois, a Rodada de Negócios do Abrafati Show exemplifica bem o sucesso dessa edição. O encontro colocou em contato 21 expositores e 66 compradores de diferentes áreas do setor de tintas. Em duas horas, 264 reuniões foram realizadas, movimentando quase R$ 18 milhões, o que supera os valores da edição passada.

“Muitos negócios são iniciados na feira e concretizados mais adiante. Mas, na Rodada de Negócios, o resultado é imediato: é uma parceria concretizada na hora, auditada. Todo o evento de 2023 reforça a grandiosidade do Abrafati Show, e é excelente ver o resultado e a aceitação dos expositores. Já iniciamos as negociações para 2025 com muitos deles antes mesmo da edição deste ano começar”, revelou Alexandre Brown, Diretor do Núcleo de Construção da NürnbergMesse Brasil.

Vale destacar que, na próxima edição, o evento volta ao seu formato original, realizado de dois em dois anos. Por isso, o novo encontro será de 23 a 25 de setembro de 2025, com uma novidade: a realização simultânea à Analitica Latin America, o que promete otimizar o tempo de visitantes e expositores, assim como a entrega de dois eventos ainda mais completos.

É o que a Brenntag poderá comprovar. Segundo Ronaldo Eiras, Diretor Comercial, a empresa fechou bons negócios e parcerias nos 3 dias de feira este ano. “Para nós, o Abrafati Show é extremamente importante. Já estive em vários eventos internacionais deste setor e considero esse um dos melhores. Este ano, especialmente, senti a feira com um nível de profissionalismo muito superior”, conta. Vice-presidente de Especialidades Latam da Brenntag, Erica Takeda, acrescenta: “A feira foi um sucesso. Com certeza estaremos aqui em 2025. Esperem por nós!”

Luiz Cornacchioni, da Abrafati, avalia que o Abrafati Show sai ainda mais fortalecido da 18ª edição, na qual temas prioritários para o setor estiveram em destaque, tanto nos estandes quanto nas palestras, envolvendo sempre a inovação, com ênfase especial em qualidade e conformidade de produtos, alto desempenho e sustentabilidade. “O evento reflete a pujança do setor de tintas brasileiro e a sua relevância no contexto global. Somos o quinto maior produtor do mundo e temos a terceira maior feira do setor. Os bons resultados e os comentários positivos que recebemos sobre a edição de 2023 nos enchem de orgulho e também aumentam nossa responsabilidade para a próxima edição”, completa.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui