Termômetro ABRAMAT - Indústria de materiais de construção apresenta otimismo cauteloso em novembro

06/12/2023 - 14:12

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou a nova versão do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção.

Os dados destacam as perspectivas do setor sobre desempenho, utilização da capacidade instalada e as intenções de investimento das indústrias de materiais de construção para os próximos meses. A pesquisa indica que o mês de novembro apresentou bom desempenho para 44% dos associados da ABRAMAT, enquanto 39% consideraram o período regular e 11% ruim.

Considerando o mês de dezembro, a expectativa é de regularidade para 56%. O otimismo por um bom período foi apontado por 22%, enquanto 17% consideram que será um mês ruim para os negócios.

Sobre as pretensões de investimento no médio prazo (próximos 12 meses), a pesquisa de novembro apontou que apenas 44% das indústrias associadas pretendem investir no período. O número é 28 p.p. menor do que apontado em novembro de 2022.

O nível de utilização da capacidade instalada está em 72% na média das empresas, o que mostra leve queda de acordo com o mesmo período do ano passado, quando atingiu 76%.

“A pesquisa da ABRAMAT continua mostrando um otimismo cauteloso dentro do setor, com tendência de regularidade para o último mês do ano. Essa percepção vem de um contexto que inclui uma esperada queda progressiva da taxa de juros, a gradual melhora no crédito, a retomada de obras de infraestrutura e efetiva implementação de programas como o Minha Casa Minha Vida e obras do PAC. Há ainda muitas incertezas no cenário, como a aprovação da Reforma Tributária e políticas fiscais dos Estados”, explica Rodrigo Navarro, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui