Prefeitura do Recife e Galo da Madrugada inauguram Rota do Galo Criativo em pontos turísticos

11/03/2024 - 14:03

Mal acabaram os festejos de momo e a cidade já começou a contagem regressiva para o Carnaval 2025. O Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, e o Galo da Madrugada realizaram a instalação do projeto “Rota do Galo Criativo”, na Praça Sergio Loreto, com a inauguração da primeira das 12 esculturas gigantes do Galo que foram grafitadas por 11 artistas locais antes do Carnaval deste ano. Com apoio da Tintas Coral, a iniciativa busca criar uma conexão entre arte, cultura, o Carnaval e a cidade.

As esculturas fazem alusão ao Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que celebra a cultura do Carnaval do Recife e tornou-se um símbolo da folia e efervescência da cidade. Essas esculturas, verdadeiras obras de arte a céu aberto, serão distribuídas em locais estratégicos da cidade, muitos são pontos turísticos e corredores da folia e que possuem um papel significativo no Carnaval.

A exposição das obras de arte segue o exemplo do movimento cowparade, que é composto de esculturas de vacas e que foi criado em 1998, pelo artista suiço Pascal Knapp, para provocar o riso. Em 2000, os direitos foram vendidos para o americano Jerry Elbaum, que fundou a Cow Parede Holding Inc. e levou a iniciativa a mais de 30 países. Estima-se que mais 500 milhões de pessoas já tenham visto uma das obras de esculturas de vaca, colocadas em espaços públicos.

No Recife, os galos serão instalados numa rota de 3,5 km em locais do centro da cidade: Praça Sérgio Loreto; Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro; Paço do Frevo - Praça do Arsenal; Marco Zero; Av. Rio Branco; Praça Joaquim Nabuco; Rua da Moeda; Praça do Diário; R. Nossa Senhora do Carmo; e Ponte Duarte Coelho.

Para a chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça, o Galo virou um ícone e memória da cidade. “A iniciativa faz a conexão permanente entre o Galo e locais históricos, turísticos ou importantes para a cidade, além disso valoriza a cultura, os artistas urbanos e o Carnaval, como presença permanente durante o ano todo”, disse a gestora. 

“Ter essas esculturas que representam o Galo nos quatro cantos da cidade nos deixa extremamente felizes. É saber que em muitos lugares importantes do Recife teremos um pedaço do nosso bloco, que é uma das maiores representatividades da nossa cultura, exposto para os turistas e para a sociedade como um todo, durante o ano inteiro, e ainda deixando a cidade ainda mais linda e colorida”, destaca o diretor de marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes.

“É gratificante reforçar nosso compromisso de levar cor para a vida das pessoas, desta vez conectando o maior bloco de Carnaval do mundo com esculturas grafitadas por artistas locais” comenta Tamara Lacivita de Goes, gerente de marketing Brasil da AkzoNobel, fabricante da Tintas Coral, que o apoiou com tintas na confecção do Galo Criativo. “Para essa iniciativa, disponibilizamos tinta esmalte base água para colorir e proteger as obras”, conta a executiva.

Outro ponto de destaque no desenvolvimento do projeto é a seleção dos artistas, que respeitou o critério de paridade de gênero e inclusão de pessoas trans. Os 11 artistas que participaram da grafitagem foram: Rafa Mattos, Leo Gospel, Shell, Lemos, Nomes, Magdala, Dani Acioly, Bubu, Inay, Zamb, e Raunir.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui