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Lojas de Tintas
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foi elaborada a partir da norma-
lização estrangeira e com base
na experiência do instituto, que
desde 2007 desenvolve estudos
para adequação de métodos de
ensaios que permitam avaliar tex-
turas acrílicas.
O objetivo do estudo é avaliar
esse tipo de acabamento imobi-
liário, considerando as condições
climáticas que predominam no
Brasil. “A metodologia permite di-
ferenciar os produtos em função
de seu desempenho”, disse Becere.
Segundo o pesquisador, a perspectiva de uso das texturas acrílicas
no Brasil é ascendente e promissora. O material tem se difundido
tanto nas novas edificações como nas atividades de manutenção
e recuperação dos revestimentos de fachadas, nas quais as textu-
ras acrílicas têm dado uma contribuição importante ao sistema de
revestimento. O material apresenta ótima durabilidade, capaci-
dade de correção de pequenas irregularidades do substrato, boa
elasticidade e resistência à penetração de água.
Acessórios
Para Basilio Bernal Jr., diretor de marketing da Roloflex, o mercado
de textura está em constante crescimento aliado ao crescimento da
construção civil no País. “Diversas ferramentas foram criadas pela
nossa empresa para oferecer às empresas de construção novida-
des, diferentes acabamentos e opções de acabamento. Há 10 anos,
a porcentagem de venda de acessórios para textura em nossa em-
presa era de apenas 8%. Hoje esse setor representa 23%”, revela.
Na Castor, o mercado é chamado de efeitos decorativos, que se
divide em pinturas decorativas, que podem ser obtidas com tin-
tas diversas, gel e glaze, e texturas decorativas, para as quais são
usadas as massas para textura lisa, granulada fina, rústica ou gra-
fiato. “É um mercado que continua em grande expansão. Isto é
facilmente percebido por meio da venda destas ferramentas e da
sua crescente procura por parte de clientes revendedores. Além
disso, a empresa recebe dezenas de solicitações diárias, através
do site, por parte de profissionais e hobbistas para indicação de
cursos ou busca de folhetos e passo a passo explicativos das téc-
nicas desenvolvidas pela empresa”, diz Cristina Czarlinski, diretora
de marketing da Castor Ferramentas para Pintura.
O fato é que o mercado tem muitas oportunidades. Não é inco-
mum chegarem consumidores na loja solicitando opiniões para
fazer a textura da sua residência, pois ainda não decidiu o mode-
lo, a cor ou o efeito. “Nesse momento entra o papel do lojista e
dos fabricantes de acessórios e de tinta, realizando as ações de
demonstrações nas lojas, disponibilizando passo a passos, vídeos
demonstrando aplicações e, principalmente, preparando os pin-
tores profissionais. O pintor bem preparado, com conhecimento
na aplicação de texturas, e que fornece opções variadas, é reco-
nhecido e valoriza a sua mão de obra. Nos últimos dez anos, o
consumo de acessórios aumentou muito, mais ainda tem oportu-
nidade para crescer. O público ‘faça você mesmo’ vem aumentan-
do o consumo de texturas”, fala Daniel Coutinho, marketing – pin-
tura imobiliária da Condor.
Já a Pincéis Atlas avalia que
é um mercado em expansão,
uma vez que as tendências
caminham cada vez mais em
direção à personalização dos
espaços, sejam eles residen-
ciais ou comerciais. “As em-
presas de tintas também nos
beneficiam bastante, dando
opções de massas, géis e tin-
tas que reproduzem efeitos e
texturas que agradam cada
vez mais o consumidor”, diz
Fabio Formigari, gerente de marketing da Pincéis Atlas.
Utilização corretas das ferramentas
Não adianta ter a ferramenta ideal e não saber conduzi-la na hora
da ação. Para isso, as fabricantes destes acessórios para aplica-
ção de texturas criam incessantemente canais de informações.
“Acreditamos na disseminação da informação para que aconteça
corretamente. Para tanto, é possível aprender a utilizar as nossas
ferramentas por meio do
; no nosso ca-
nal youtube.com/pinceisatlasoficial, e ainda nos pontos de venda
que possuem o consultor digital, um totem com uma tela touch
screen que contém os vídeos de aplicação”, indica Formigari,
acrescentando que em breve a empresa virá com uma nova linha
de opções para texturas de fácil aplicação.
A Castor ressalta que todas as ferramentas por ela produzidas
têm embalagem com orientações de uso e aplicação dos produ-
tos. “Portanto, acreditamos que o usuário faz uso correto da fer-
ramenta, o que não o impeça de experimentar novos resultados a
partir de sua criatividade. Estamos ampliando a linha de rolos de
espuma texturizada para efeitos chapiscados com o lançamento
do rolo para chapisco médio. A partir de agora, o consumidor po-
derá optar em fazer um chapiscado miúdo, médio ou rústico com
esta linha de ferramentas”, revela Cristina.
Para aumentar ainda mais a vida útil, Coutinho dá algumas dicas:
“Rolos para pintura terão vida útil longa se de sua base, após o uso,
for retirado todo o excesso de tinta. Há uma ferramenta especial-
mente criada para auxiliar nessa tarefa, o misturador Condor de
tinta referência 993, utilizado como espátula. Outra ação é lavar o
rolo com solvente adequado para a diluição da tinta. A prioridade é
manter a maciez da lã ou da espuma. Para isso, uma lavagem com
água e detergente neutro e enxágue são suficientes.”
Aproveitando a oportunidade, Coutinho conta que a empresa
criou o Craques da Pintura. “É um conceito inovador em treina-
mento, que traz ao profissional de pintura a oportunidade de se
aprimorar por meio de aulas dinâmicas e didáticas.”
A Roloflex, atenta para que suas embalagens imprimam o guia
passo a passo para a correta aplicação e manuseio. “Para acres-
centar vida útil é necessário seguir atentamente as recomenda-
ções da empresa para limpeza e armazenamento dos produtos
contidas nas embalagens. Recentemente lançamos um novo ta-
manho para a desempenadeira Marmoratto, além de nova de-
sempenadeira Grafiato”, fala Bernal Jr.