CABINES
DE PINTURA
Lojas de Tintas
55
desabafo
Empresário do setor de cabine
automotiva não se amedronta
e conta os principais problemas
que o afetam
Com base nos emplacamentos feitos até julho deste ano, o Bra-
sil encerrou o primeiro semestre do ano como o 4º colocado
no ranking mundial de venda de carros, segundo dados da Jato
Dynamics do Brasil. Apesar da boa fase do setor automotivo,
Fabio Sartini, responsável técnico pela Saimatec, anuncia que o
mercado de cabines de pintura automotiva não recebe a mesma
atenção. “A venda de cabines de pintura ainda continua sendo
inversamente proporcional à venda de carros, ou seja, quanto
mais carros se vendem, menos cabines são comercializadas. Por
exemplo, enquanto no passado as concessionárias não podiam
ter uma única oficina de pintura para atender a veículos de vá-
rias marcas, hoje isso é normalmente permitido, limitando a
venda de cabines.”
Apelo ecológico
Outra reclamação de Sartini é a falta de fiscalização em questões
ambientais por parte de órgãos públicos. “Percebo que os órgãos
responsáveis não têm um interesse real por parte das instituições
de categoria ou das montadoras com esse assunto, pois estão
mais preocupadas com o lucro das peças pagas pelas segurado-
ras, com a venda dos carros e a manutenção mecânica garantida,
entre outros. Hoje, ainda, se opta por soluções ecológicas, como
cabines para tinta à base de água e depurador de carvão ativado
para tintas à base de solvente, mas em 95% das escolhas o quesito
mais importante é o preço. A troca das cabines ou manutenção é
realizada em casos raros, somente quando há reclamações de vi-
zinhos, devido ao barulho, cheiro ou notificação do órgão ambien-
tal.” O empresário também denúncia práticas desleais de algumas
oficinas; não menciona nomes ou endereços por questões éticas.
“Apesar das poucas obrigações do setor, a maioria das oficinas
e concessionárias continua dando um ‘jeitinho’ e camuflando as
cabines obsoletas, mudando o direcionamento dos dutos de saída
de ar e colocam pseudofiltros a seco ou água na saída de ar das
cabines para burlarem o sistema, o que afeta o meio ambiente.”
Segundo Sartini, a manutenção dos equipamentos geralmente é
feita de forma preventiva, deixando para consertar a cabine, ine-
vitavelmente, somente quando esta para de vez devido a um pro-
blema mais sério.
DO SETOR