Revista Lojas de Tintas - Edição 162 - page 22

Lojas de Tintas
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rá adquirir alguns produtos e equipamentos: aspirador específico, uten-
sílios conectados a um sistema de aspiração por meio de mangueiras,
para assegurar a eliminação do pó nos lixamentos, entre outros acessó-
rios. Entretanto, o processo pode ser feito da formamanual, com o uso
de ferramentas pneumáticas, que necessitam de lixas com diferentes
grãos abrasivos, além de tacos, peças utilizadas para fazer as curvaturas
das latarias que serão trabalhadas.
“Podem ser feitos com lixadeiras roto-orbitais, tacos para lixamentoma-
nuais, esponjas manuais e, de preferência, em planos aspirantes, a fim
de evitar o levantamento de partículas para o interior da oficina. O pro-
fissional deverá estar devidamente equipado com os EPIs, comomásca-
ra, luva, óculos de proteção e protetor auricular”, adverteGerson Burin,
coordenador técnico do Cesvi Brasil.
Outro ponto de vantagem é a facilidade de limpeza do veículo, pois,
quando utilizado, o lixamento a seco émais ágil, não tendo a necessida-
de de assoprar o carro, o que faria entrar água na borracha e no tampo;
porém desse modo, não cai água nas peças e, como consequência, não
há necessidade de retirada do líquido do carro. Além disso, não há água
no chão, mantendo a oficinamais limpa, diminuindo as chances de oxi-
dação da peça e, por conseguinte, evitando a formação de pontos de
ferrugem. Dessa forma, o trabalho realizado não é comprometido, e a
qualidade da pintura é garantida.
UTILIZAÇÃO
Fernando Romero é coordenador operacional Chips Away Brasil, oficina
Eduardo Shody, gerentedepós-vendadaHonda
Hville
especializada em reparo rápido
de riscos e amassados em lata-
rias e para-choques. Ele conta
que utiliza o lixamento a seco,
mesmo acreditando que o cus-
to seja um pouco maior quan-
do comparado a outros tipos de
sistemas; mas levando em conta
todos os benefícios, conclui que
fez a escolha correta.
“Envolvemais custo, até o preço
da lixa a seco é diferente; a tec-
nologia é mais avançada, mas
como somos preocupados com
qualidade do serviço e em ter
um ambiente mais limpo e me-
lhor para quem trabalha, sem
cheiro, investimos em qualidade
como um todo.”
Mesmo com as vantagens men-
cionadas, Romero tem a percep-
çãodequemuitas oficinas ainda
não usam o processo a seco, e
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