Revista Paint & Pintura - Edição 262

ARTIGO TÉCNICO 56 | PAINT&PINTURA Adistribuição de cores que enxergamos está diretamente asso- ciada às ondas eletromagnéticas da luz. Cada comprimento de onda específico representa uma cor desse espectro, chamado de luz visível: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Nosso olho humano capta essa radiação, de forma a provocar um estímulo na retina. Esse estímulo é transmitido ao cérebro e, a resposta do cérebro ao estímulo, é o que chamamos de cor. Uma vez que o cérebro de cada ser humano é responsável pela identificaçãoda cor, logo vemos que seu significadoé subjetivo. Não é à toa, então, que as cores têm sido escolhidas pela sua influência nas pessoas e nos ambientes, de forma a provocar diversas sensações, sentimentos e percepções. As cores mais frias, como azul e verde, são as favoritas para a pintura de salas e quartos, por exemplo, por trazerem a sensação de tranqui- lidade, relaxamento e aconchego. Já as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, transmitem uma sensação esti- mulante e de dinamismo, enquanto que cores neutras, como branco, cinza e bege, sãomais recomendadas para ambientes onde se busca evidenciar a percepção de amplitude e leveza, além de favorecer a iluminação do ambiente. O uso das cores tem seu início na Antiguidade, sempre acom- panhando a arte, a história e a cultura da civilização humana. Há milhares de anos os corantes naturais e os minerais cumpriram o papel de colorantes e, só no século XIX, é que a química como co- nhecemos surgiu: por meio das rotas sintéticas de produção. Desde então, as empresas e laboratórios têm aprofundado seus estudos e investido em novas tecnologias, sempre em busca de ummesmo objetivo: entregar soluções de excelência no quesito coloração. E é nesse contexto que apresentamos os concentrados de pigmentos. Os concentrados de pigmentos são sistemas aquosos mo- nopigmentados e com alto teor de pigmento, podendo ser O USO DO TAMANHO DE PARTÍCULA, POTENCIAL ZETA E REOLOGIA NO ESTUDO DE DISPERSÃO E ESTABILIDADE DE PIGMENTOS ORGÂNICOS POR BRUNA SAMPAIO, LAB MANAGER E PESQUISADORA COATINGS; LARA PUPPIN, PESQUISADORA COATINGS; E AUGUSTO PEIGO, PESQUISADOR COATINGS - GRUPO SOLVAY AMÉRICA LATINA comercializado na forma líquida ou pastosa. A forma líquida é preferível ao pigmento em pó, pois reduz os problemas de dispersão, contribuindo para a homogeneização na aplicação; possibilita maior versatilidade nas formulações; émais fácil de manipular, diminuindo a exposição do trabalhador às partículas finas; requer menor espaço de armazenamento; e apresenta maior estabilidade térmica. Ainda, não é possível falar de novos desenvolvimentos no segmento de revestimentos sem abordar o pilar da sustenta- bilidade. Na Solvay, esse pilar é fomentado por nossa linha de produtos umectantes e disper- santes Zero VOC e APE Free que, associados ao meio aquoso, promovem soluções amigáveis ao meio ambiente. Esses agentes são muito importantes no preparo das formulações, Figura 1 - Mecanismos de estabilização de partículas: A estabilização eletrostática ocorre pela repulsão das cargas elétricas semelhantes presentes no entorno da partícula, enquanto que a estabilização estérica é baseada na demanda conformacional por espaço, impedindo as partículas de se aproximarem.

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