Revista Paint & Pintura - Edição 295

EMBALAGENS METÁTLICAS qualidade, para tiragens a custo com- petitivo de até 3000 folha de flandres. Além do tratamento superficial do aço como plasma, uma tecnologia inovado- ra na aplicação de vernizes na indústria de embalagensmetálicas, reduzindo em 40% a pegada de carbono, otimizando também os custos com energia, manu- tenção e locação de espaço.” A Brasilata também conseguiu se dife- renciar do mercado por meio do desen- volvimento de umamaneira totalmente inovadora de imprimir, conta Forte. “Trata-se do uso de impressão digital sobre um filme plástico laminado sobre a folha de aço. Esse método permite, por exemplo, que consigamos atender lotes pequenos de maneira eficiente ou simplesmente fazer impressões randômicas e dados variáveis. A im- pressão digital democratizou o acesso aos pequenos volumes e, consequen- temente, aos pequenos produtores. Nesse contexto, a Loja da Lata, nosso braço de e-commerce, foi pioneira em atender essa demanda reprimida. Isso traz credibilidade a eles e a embalagem acaba funcionandocomouma ferramen- ta demarketing, igualando as condições no ponto de venda e premiunizando as marcas. Para esse tipo de negócio a embalagem não é um custo, e sim uma ferramenta de comunicação e posicio- namento de mercado.” Quanto aos investimentos, a compa- nhia iniciou operação em Barra do Piraí (RJ), por meio da CIMEP, com investi- mentos da ordem de R$ 110 milhões, revela Forte. “Esse centro de serviços instalado em um galpão totalmente novo de aproximadamente 100.000 metros quadrados, sendo 22.000metros quadrados de área construída e com possibilidade de expansão gerará 300 empregos diretos contribuindo para o dinamismo econômico da região. Já os nossos próximos passos provavelmente envolverão umfocomaior na inovação e na colaboração entre os fabricantes de embalagens, empresas de reciclagem e reguladores governamentais. Isso pode incluir o desenvolvimento de tec- nologias mais eficientes de separação e reciclagem de embalagens metálicas, programas de conscientização e educa- ção para consumidores e incentivos fi- nanceiros para empresas que adotarem práticas sustentáveis de embalagem. Além disso, pode haver uma maior ênfase na padronização e certificação de embalagens recicláveis, facilitando o processo de reciclagem e aumentando sua viabilidade econômica.” Forte ainda revela que em relação ao potencial impacto nos custos dos fa- bricantes de tintas, a implementação desses programas pode resultar em custos adicionais devido aos investimen- tos em infraestrutura de reciclagem e educação. “No entanto, a longo prazo, esses custos podem ser compensados pelos benefícios de uma cadeia de su- primentos mais sustentável e eficiente, como a redução da dependência de matéria-prima virgem, a economia nos custos de descarte de resíduos e pos- síveis incentivos fiscais ou comerciais para empresas que adotarem práticas de embalagem mais sustentáveis.” A Brasilata é uma das maiores fabrican- tes brasileiras de embalagens que, por meiode umentendimentoprofundodas necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovado- ras e sustentáveis para diversas aplica- ções como tintas, químicos e indústria alimentícia, destaca Forte. “Possuímos fábricas em todas as regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Onos- so próprio posicionamento é a grande meta para os próximos cinco anos: ser inovador, ser sustentável e apoiar nos- sos clientes em qualquer necessidade por meio de embalagens.” No ano passado, a Brasilata conquistou três prêmios internacionais no renoma- do The Canmaker Cans of the Year 2023 da revista The Canmaker, tendo case reconhecido em sustentabilidade com o Plasma. CMP Investindo continuamente em inova- ções, a CMP traz para o mercado de tintas a Lata Digital, elevando a experi- ência dos consumidores comas grandes marcas de tintas, anuncia Marson. “A Lata Digital é um sistema web que por meio da leitura de um QR Code único por embalagens, permite o consumidor obter informações sobre o produto envasado, participar de Programa de Pontos, ter atendimento remotoatravés de vídeo conferências, entre outras fun- cionalidades que fidelizam e trazem um

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=