Show do Pintor Profissional - Edição 247

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 2024 37 Programa promove capacitação com foco em governança para desenvolvimento sustentável de empresas familiares, parceiras da fabrican- te; Em quase 15 anos de realização, a Suvinil já investiu mais de R$ 2 milhões de reais em co- participação com os lojistas beneficiados pelo programa A Suvinil celebra 15 anos do programa Elo do Futuro que capacita sucessores de negócios familiares de lojas parceiras da fabricante por meio de treinamentos que incentivam o desen- volvimento planejado e mais profissionalizado dos lojistas, com foco em boas práticas de go- vernança. Conectado às necessidades dos parceiros e do mercado, o programa incentiva o crescimen- to sustentável do varejo. Foram 170 formados desde o lançamento do Elo do Futuro, que está em sua 13ª edição, somando um investimento aproximado de mais de R$ 2 milhões de reais desde sua primeira edição, dos quais 40% BASF e 60% coparticipação dos clientes. As diretrizes de governança da Suvinil estão inte- gralmente embasadas nas da BASF e, no Elo do Futuro, os participantes vivenciam um mix entre uma imersão na cultura corporativa da compa- nhia e cases relacionados ao varejo de tintas. Isso significa que o programa é totalmente cus- tomizado às necessidades dos clientes, que es- tão no centro das ações e das tomadas de deci- sões da Suvinil, para que evoluam em diferentes frentes da gestão de suas próprias empresas e, assim, contribuam para a evolução do varejo. “No Brasil, cerca de 85% das empresas de vare- jo são familiares e, aqui na Suvinil, 90% de nos- sas vendas são por meio desses negócios. Por isso, enxergamos o programa como uma grande contribuição para o setor de tintas e para o seu varejo”, explica Renato Rocha, diretor comercial das tintas decorativas BASF para América do Sul. Todos os anos, cerca de duas edições do Elo do Futuro são promovidas para clientes SELECT (que revendem Suvinil, exclusivamente) e Mul- timarcas. Ao todo, são realizados três encontros com duração de três dia cada, totalizando 72 horas de conteúdo imersivo para a formação e as mulheres representam 43% dos sucessores CONSOLIDANDO O ELO DO FUTURO PROGRAMA DA SUVINIL INCENTIVA DESENVOLVIMENTO DO VAREJO NO SETOR DE TINTAS já formados. Balizada em principais pilares – direcionamento es- tratégico, processos e rotinas e sistema de gestão de pessoas –, o programa oferece aulas de diferentes te- mas, como gestão fi- nanceira e de pessoas, marketing e vendas, compliance, direitos e tributos, planejamen- to, missão, visão e va- lores, entre outros. EXPERIÊNCIAS DOS PARTICIPANTES Para os empresários que passaram por essa for- mação, o Elo do Futuro representa um divisor de águas no dia a dia de trabalho e concepção do processo de sucessão. Eles reforçam que a possibilidade de trocar experiências com outros sucessores, executivos da Suvinil e profissionais do mercado, expandiu suas visões sobre diver- sos aspectos na gestão das empresas e na rela- ção com as primeiras gerações fundadoras de seus negócios. Fernanda Leal, da Matiz Tintas, empresa funda- da pela avó há 50 anos como uma funilaria, que depois se transformou em loja de tintas, con- ta que começou a se envolver nos negócios há cerca de 5 anos. Formada em Arquitetura e En- genharia, participou do Elo do Futuro em 2019 e conta que durante as aulas, cujos conteúdos ainda consulta frequentemente, pôde identifi- car diversas oportunidades de melhorias para realizar na Matiz. “Eu tenho muita sorte de ter feito o Elo do Fu- turo logo quando entrei efetivamente na Matiz, com apenas um ano de gestão, pois me abriu a visão para muitas frentes do negócio e fez questionar processos nos quais pude imple- mentar mudanças que fizeram a diferença. Sou muito grata por essa oportunidade que marcou, realmente, a minha trajetória profissional”, re- lembra, destacando, como mudança mais em- blemática, a criação de uma central de vendas online unificada que, no ano seguinte, foi uma grande aliada durante a pandemia – hoje em dia, essa frente fatura mais do que algumas lo- jas físicas da rede. Para Igor Jobim, da BMC Casa de Tintas, a parte que mais gostou de toda a experiência de par- ticipar do Elo do Futuro foi a possibilidade de conhecer e trocar vivências com outros suces- sores de todas as regiões do Brasil. “O Elo foi maravilhoso. É um projeto super necessário, com conteúdos muito relevantes e professores ótimos, mas o melhor, para mim, de longe, foi o networking que pude fazer com outros par- ticipantes e profissionais do mercado. Faria de novo com certeza”, conta. A BMC foi fundada na década de 1990 pelo avô de Jobim e hoje já conta com seis lojas na ci- dade de Manaus (AM) e cerca de 110 funcio- nários. Durante sua participação na edição de 2022 do Elo do Futuro, além de ser apresentado à importância de entender os hábitos de consu- mo de cada região, se sentiu provocado a olhar para o setor de vendas online, bem como para as estratégias de distribuição das campanhas dentro das lojas físicas. “Entendi que existem pontos das lojas onde os consumidores passam mais tempo e que, por isso, deveria ter um olhar mais estratégicos para aqueles nichos, que cha- mam de hot spots”, explica. Para ambos os empresários, uma das lições mais importantes do programa também foi a forma como devem se relacionar com os fundadores e proprietários das gerações anteriores. Um dos objetivos do Elo do Futuro também é reforçar a importância de se manter o apoio entre os fa- miliares para que a transição seja feita de forma harmônica, respeitando o legado e apresentan- do novas visões para o negócio.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=