Show do Pintor Profissional - Edição 249

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2024 38 CAPACITAÇÃO A AkzoNobel, por meio da sua marca de tintas decorativas Coral, está à frente do programa Co- ral Mulheres na Cor para oferecer capacitação e preparar mulheres em situação de vulnerabi- lidade para atuarem no mercado de trabalho, dando a oportunidade de trilharem novos cami- nhos em suas vidas. A iniciativa se soma a outras ações da marca que capacita pintores e pintoras o ano inteiro, em todo o Brasil. Em 2023, foram mais de 50 mil profissionais que participaram de cursos presenciais pela Academia Coral e mais de 65 mil treinamentos online. Ao todo, foram con- tabilizadas 123 mil visualizações de aulas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A plataforma Academia Coral oferece mais de 200 cursos on-line sobre produtos, aplicação, segurança e habilidades para desenvolvimento pessoal e de negócios. Uma vez formadas, as mulheres do Coral Mu- lheres na Cor têm oportunidade de realizar entrevistas junto aos parceiros de empregabili- dade da Coral para uma possível colocação no mercado, em empresas de construção civil, re- formas ou pintura. Da primeira turma, que con- tou com 14 formandas, 12 seguem atuando no mercado como pintoras profissionais. COMO FUNCIONA Durante quinze semanas, as mulheres selecio- nadas para o Coral Mulheres na Cor têm acesso a conhecimentos 360º sobre pintura, totalizan- do mais de 220 horas. Além do Curso de For- mação de Pintor de Obra, no SENAI Tatuapé, o projeto agrega palestras, rodas de conversas, mentorias e especializações promovidas pelas PROGRAMA POSSIBILITA QUE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SE TORNEM PINTORAS PROFISSIONAIS Mulheres da primeira turma no mercado de trabalho Crédito: Arnaldo Kikuti empresas parceiras. Outras 16 horas são dedi- cadas ao desenvolvimento das chamadas ‘soft skills’, importantes para a inserção no mercado de trabalho, e seminários para construírem a sua visão de futuro. São cerca de 20 horas de treinamento na Academia Coral, aprendendo sobre cores e tendências, equipamentos e pro- dutos, aplicação de efeitos e tecnologias. Ao longo desse período, as aprendizes contam com o suporte de pintores e pintoras profissionais, embaixadores de cada turma. No decorrer do curso, as participantes rece- beram bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e EPIs custeados pelas companhias apoiadoras. Além disso, todas as formandas ga- nharam um kit de ferramentas manuais e elé- tricas, especialmente significativo para as que decidirem seguir a jornada profissional como autônomas, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, pla- taforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral. Ori- ginalmente, além das duas turmas de tintas de- corativas, o projeto já realizou uma edição, em 2021, com foco em repintura automotiva. “A iniciativa se soma a outras ações da marca que capacita pintores e pintoras o ano inteiro, em todo o Brasil. Em 2023, foram mais de 50 mil profissionais que participaram de cursos presenciais pela Academia Coral e mais de 65 mil treinamentos online.” CURSO DE CAPACITAÇÃO CORAL MULHERES NA COR PREPARA PARTICIPANTES, OFERECENDO CONHECIMENTO TÉCNICO, PRÁTICO E TEÓRICO, E APRESENTA ALTO ÍNDICE DE EMPREGABILIDADE

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=