Show do Pintor Profissional - Edição 251

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2024 27 A inovação dos produtos aplicados na obra proporciona um maior espaço de tempo para a manutenção da pintura, preservando as cores caracterís- ticas do MASP. Para manter a identidade colorimétrica, a AkzoNobel teve o suporte do seu time de coloristas para alcançar o padrão da cor original. A tonalidade foi batizada como Interfne 878 Vermelho MASP. O MASP tem atuado de forma comprometida com a aplicação das mais avançadas metodologias do campo de preservação, restauro e recupe- ração estrutural, respeitando a magnitude histórica do seu edifício. Para reparar o concreto armado dos pórticos, são utilizados dois produtos quí- micos de nanotecnologia que atuam diretamente nos aços da estrutura. O primeiro elimina a ferrugem comprometida e o segundo cria uma prote- ção para evitar futuras corrosões – os produtos agem de forma não inva- siva, sem a necessidade de expor as barras completamente. Para acompa- nhar e se antecipar a potenciais adversidades, foram instalados sensores de monitoramento em estruturas. Após solucionar os problemas do aço, é feita a recomposição do concreto nos pontos que ele foi retirado. Com a finalidade de evitar uma aparência desigual com as intervenções, foram desenvolvidas argamassas com dife- rentes pigmentações, para se adequar às cores existentes no concreto do MASP, que, com o passar do tempo, desenvolveu colorações específicas. Por último, para aplicar novamente a cor vermelha característica do MASP, a AkzoNobel desenvolveu um sistema de pintura que conta com tecnologia de ponta e oferece extrema resistência com a finalidade de estender a vida útil da renovação. Todos os testes foram acompanhados e aprovados pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, órgão que avaliou tecnicamente e aprovou as soluções apresentadas para a necessidade da construção. Desde 2015, com a retomada dos cavaletes de cristal e concreto proje- tados por Lina Bo Bardi, como suporte para as obras, a instituição está desenvolvendo um extenso projeto de preservação do patrimônio histórico com o objetivo de recuperar os concei- tos originais da construção e realizar adequações necessárias para acolher as demandas contemporâneas. Inau- gurado em 1968, o edifício é um dos mais importantes legados da arquiteta e sua visão de mundo norteia a gestão do MASP, que entende o edifício como parte da identidade e memória da so- ciedade. Conservá-lo garante modos de compreensão da história e, conse- quentemente, dos valores que a projetam para o futuro. O plano de preservação do MASP tem como propósito entregar para a cidade e o país o histórico Edifício Lina Bo Bardi restaurado junto ao proje- to de expansão, que consiste em um novo edifício nomeado Pietro Maria Bardi – com 14 andares ocupados por cinco galerias expositivas e duas galerias multiuso, ampliando a área expositiva do museu em 66%. Com a união dos dois prédios, o MASP irá oferecer uma estrutura ampliada para exposições, programas educativos e serviços de restauro de obras, possi- bilitando ao público maior acesso à cultura. O projeto de restauro dos pórticos iniciou-se com uma pesquisa histórica e um levantamento documental sobre a estrutura do edifício acerca de todas as intervenções implementadas em seus pilares e vigas, desde a sua construção até o período atual. Visando a conservação e preservação da materialidade da estrutura de concreto, foram elaborados testes de cam- po para a definição dos procedimentos de remoção da pintura existente e de recuperação do concreto, de forma a preservar a sua textura e colo- ração. Diversos testes também foram feitos para retomar a cor vermelha dos pórticos. Como parte do conjunto de ações do plano de preservação do edifício, também serão realizados serviços de manutenção e conservação na laje que cobre o vão livre. Essa etapa inclui a limpeza da laje, mapeamento de patologias e testes de recuperação e restauro do concreto armado. As in- tervenções atendem às crescentes e múltiplas demandas de ocupação do edifício e serão executadas de forma gradual para minimizar o impacto da operação do museu e não comprome- ter o acesso do público ao espaço. Du- rante o período de obras, será instala- do um tapume no vão por medidas de segurança. Futuramente, a instituição irá realizar o restauro dos bancos, a ins- talação de guarda corpo de segurança, o refazimento de impermeabilização dos espelhos d’água, das jardineiras e do piso, além da adequação às normas de acessibilidade. A primeira intervenção se deu com a retirada das divisórias de gesso do 2º andar, retomando os cavaletes de cristal e concreto, projetados por Lina Bo Bardi, como suporte para as obras. Entre 2016 e 2022, o edifício foi ade- quado às normas de segurança contra incêndio, com mudanças relevantes sem comprometer as características que conferem significância cultural ao edifício. Também foram executados projetos para transformações espa- ciais nos 1° e 2° subsolos, substituição dos elevadores, reforma do grande auditório adaptado às normas de acessibilidade e a instalação de um novo sistema de iluminação dos pórticos. “A administração atual do MASP, em colaboração com as empresas parceiras e patrocinadores, está dedicando todos os esforços para preservar e honrar o legado do Edifício Lina Bo Bar- di, de imensa importância para a cidade e para todo o país”, pontua Heitor Martins, diretor-presidente, MASP. Divulgação/AkzoNobel. A tonalidade foi batizada como Interfine 878 Vermelho MASP “A administração atual do MASP, em colaboração com as empresas parceiras e patrocinadores, está dedicando todos os esforços para preservar e honrar o legado do Edifício Lina Bo Bardi, de imensa importância para a cidade e para todo o país”

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