Show do Pintor Profissional - Edição 251

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2024 9 INDÚSTRIA EM DESTAQUE Uma empresa familiar que comemora 65 anos. Essa é a Sinteplast, funda- da por Raúl Rodríguez, em 1958, que está em sua terceira geração e que, hoje, lidera o mercado de tintas na Argentina e possui forte atuação na América Latina. “Trata-se de uma empresa familiar, que começou com meu pai, Raúl Ro- dríguez, e agora estamos comemorando 65 anos. Meu pai era pintor de automóveis e teve a oportunidade de trabalhar como promotor de ven- das técnico e comercial de uma fábrica de tintas para automóveis. Foi a primeira experiência com a venda de tintas. Anos depois, ele começou a fabricar tintas com um amigo, isso há 65 anos. Depois, pouco a pouco, a segunda geração foi se incorporando. Somos quatro irmãos homens e cada um foi fazendo uma parte: produção, laboratório, desenvolvimento, administrativo e comercial. Foi um processo de trabalho familiar e agora estamos em vários países”, afirma Gabriel Rodríguez, diretor comercial, acrescentando que é responsável pelas áreas comerciais e marketing no segmento decorativo. A matriz da Sinteplast está na Argentina, onde se encontram cinco plan- tas de produção de tinta, localizadas em Buenos Aires, San Luís e Córdo- ba; além da fábrica de resinas e outra de carbonatos, conta Rodríguez. “Também fabricamos nossas próprias embalagens. Faz mais de 30 anos que estamos na Bolívia, Uruguai, Paraguai, e aqui no Brasil, com três fá- bricas: no Rio de Janeiro, São Paulo e, há seis meses adquirimos a empre- sa Automotivos 2001, em Curitiba (PR), para tinta automotiva, tentando marcar presença no mercado brasileiro. Esta é a aposta dos úl- timos anos: nos desenvolver no Brasil.” PORTFÓLIO Na Argentina a tinta que mais se utiliza é a impermeável para todo tipo de exteriores, destaca Rodríguez. “Somos especialistas em tintas emborrachadas ou impermeáveis. A marca que mais se vende em toda a região é Recubriplast, uma marca que tem mais de 40 anos. É nosso carro-chefe, um impermea- bilizante que aqui chamaríamos emborracha- da. Estamos relançando este produto no Bra- sil, como Recubriplast Turbo, buscando uma nova tecnologia. A secagem é de uma hora e, além disso, é um produto atérmico, que reduz em uns dez graus a temperatura interior, com garantia de cinco anos.” SINTEPLAST INVESTE NO MERCADO BRASILEIRO COM LIDERANÇA RECONHECIDA NO MERCADO ARGENTINO, A SINTEPLAST INVESTE NO MERCADO BRASILEIRO E ESPERA UM GRANDE CRESCIMENTO NOS PRÓXIMOS 10 ANOS LUCÉLIA MONFARDINI Na linha industrial, a Sinteplast oferece diversos produtos, como Esmalte Epóxi Brilhante (esmalte sintético exterior e interior Premium), Esmalte Poliuretano Brilhante (esmalte exterior e interior Premium), Verniz Poliu- retano Brilhante (verniz exterior e interior Premium), Esmalte Agro Indús- tria (para preparação e reparação internas ou externas de metais), Primer Agro Indústria (para preparação e reparação internas ou externas de me- tais), Fundo Epóxi (fundo anticorrosivo vermelho e primer epóxi cinza), e Esmalte Epóxi HB para pisos (esmalte sintético e exterior e interior Pre- mium). Já a área da construção, a Sinteplast disponibiliza uma nova linha de produ- tos, como a Sintepren Lajes (manta líquida impermeabilizante), Sintepren Parede (pintura impremeável para paredes e fachadas), Sinteprotec Sili- cone (impremeabilizante), Sintefix Chapisco (adesivo alto desempenho), Sinte 1 (aditivo impremeabilizante), e Sintelit (aditivo plastifiante). Para o setor automotivo, a Sinteplast tem amplo portfólio da marca 2001, com adesivos e massas das linhas Premium e Standard; primers; vernizes; tintas, produtos para embelezamento; complementos; diluentes, catalisa- dores; além de acessórios. ATUAÇÃO NO BRASIL A Sinteplast realiza um trabalho intenso com pintores e clientes no Brasil. “Estamos fazendo reuniões e capacitação com pintores profissionais, além de visitas e um trabalho de capacitação com especialistas em aplicação de produtos. No Rio de Janeiro temos um acordo com uma escola de capaci- tação de pintores profissionais, que está certificada. Nosso desejo é cobrir todas as regiões, com o tempo. Agora, estamos concentrados no trabalho em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e os três estados do Sul. A ideia é abrir centros de distribuição em Porto Alegre, Belo Horizonte, é todo um processo”, revela Rodríguez. Quanto às expectativas de crescimento no Brasil, Rodríguez informa que sua empresa tem muito para crescer. “Queremos um crescimento de 25% anual, de modo que em 4 ou 5 anos possamos duplicar as vendas. Essas são nossas expectativas para os próximos 10 ou 15 anos, porque o merca- do no Brasil é muito grande e temos muito espaço para crescer, ampliar a produção e equipes comerciais. Ampliar a presença em diversas regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Esperamos construir um centro de distribuição em Belo Horizonte e Porto Alegre. Ampliar nossas equipes de promoção, técnica e comerciais”, revela Rodríguez. .

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