Show do Pintor Profissional - Edição 252

SHOW DO PINTOR • JULHO 2024 6 QUALIDADE Está se iniciando uma nova etapa na trajetória das texturas de uso exterior no Brasil: agora é possível diferenciar os produtos com qualidade reconhecida daqueles que não cumprem os re- TEXTURAS COM QUALIDADE RECONHECIDA: UMA IMPORTANTE MUDANÇA NO MERCADO AVALIAÇÃO FEITA PELO PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE TINTAS IMOBILIÁRIAS MOSTROU QUE 93 PRODUTOS, DE 37 DIFERENTES EMPRESAS, ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A NORMA ABNT NBR 17134:2023 quisitos mínimos especificados na norma técni- ca. Com isso, o mercado desses produtos passa a ficar mais ordenado, assegurando a isonomia competitiva e protegendo o consumidor. Essa história ganhou novos contornos com a pu- blicação, em setembro de 2023, da norma téc- nica ABNT NBR 17134. Trata-se de uma norma de especificação, que estabelece os requisitos de desempenho para as texturas para aplicação em ambiente exterior, usadas como acabamen- to (sem necessidade de acabamento adicional). A publicação da norma tornou obrigatório o atendimento às suas especificações, como de- termina o Código de Defesa do Consumidor. Foi também o ponto de partida para que come- çassem as avaliações desse produto – que re- presenta cerca de 6% do volume total de tintas imobiliárias – pelo Programa Setorial da Quali- dade de Tintas Imobiliárias (PSQ), coordenado pela Abrafati. Já em fevereiro de 2024 foram divulgadas as primeiras texturas qualificadas pelo PSQ, pro- duzidas pelos fabricantes que optaram por an- tecipar o processo. Agora, no Relatório Setorial trimestral (n°83) que acaba de sair, as texturas entraram com toda a sua força: são 93 produtos qualificados (ou seja, que atenderam a todos os requisitos estabelecidos na norma técnica), de 37 diferentes empresas. Dessa forma, quem quer aplicar texturas em fachadas tem uma am- pla escolha de produtos com qualidade reco- nhecida, nos quais pode confiar. MOVIMENTO “CONSTRUÇÃO SAUDÁVEL” CRIA SELO PARA AMPLIAR A CONSCIENTIZAÇÃO AS EMBALAGENS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS REITERAM O COMPROMISSO COM A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A SAÚDE DOS IMÓVEIS E DAS PESSOAS As empresas que fazem parte do Movimento de Construção Saudável deram um passo importante em direção à conscien- tização do consumidor e à promoção da saúde e bem-estar. Ao adotarem embalagens com o selo do Movimento, reforçam a identidade no ponto de venda e fortalecem a mensagem sobre a importância da impermeabilização para a saúde das pessoas. OselodoMovimentodeConstruçãoSaudávelémaisdoqueumsímbo- l o nas embalagens. Ele representa o compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e o bem-estar dos consumidores. “Ao optar por produtos com esse selo, o cliente pode contar com uma empresa comprometida em ampliar a conscientização sobre um ambiente salubre, livre de mofo e infiltração”, explica Sammuel Sesti Minutti, diretor Executivo do Movimento Construção Saudável. A iniciativa cria uma forte identificação entre as empresas partici- pantes do Movimento e seus consumidores. “Ao escolherem produtos com o selo do Movimento de Construção Saudável, os clientes têm a oportu- nidade de conhecer melhor nossos valores e objetivos, criando assim uma conexão mais profunda e significativa com as marcas”, ressalta Sammuel. VITRINE

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